Bompton

A londrina Brompton foge da tendência das marcas para a fragmentação da oferta. Tem apenas um quadro que desenvolve desde 1975, desenhado por Andrew Ritchie e recusa-se a fabricar os seus modelos fora de Inglaterra (uma das razões para os preços se manterem mais altos que a média, por outro lado é inquestionável a questão do controlo de qualidade)


O quadro Bromtpon em 1981

O quadro e outras partes são em aço, que embora mais pesado tem uma maior durabilidade. A roda usada é a 349mm (16" x 1 3/8). Como comparação a Dahon Curve usa uma roda 305mm (16"). Existe menos oferta de pneus, mas os principais estão lá (Schwalbe Kojak e Marathon)

Mas é no sistema que dobragem que a Brompton se destaca. Em vez do tradicional fecho em "V" ela dobra-se em 3 partes, sendo que a parte traseira tem uma pequena mola que minimiza as vibrações passadas ao ciclista.





Em termos de pesos varia entre os 9/10kgs com peças em titânio e preços que podem passar os 2 mil euros, aos 12/13kgs dependendo do sistema de mudanças, suportes e outros componentes, como o tamanho de espigão e guiador. Há também transformações feitas por utilizadores Brompton com componentes em carbono, mas isso é outra história.

A Brompton também tem o seu encaixe frontal para levar malas e outros acessórios. Idêntico ao usado na Dahon e na Tern, contudo os adaptadores não são compatíveis entre marcas. Pelo menos de raíz, porque com uma pequena modificação na peça ou um adaptador como este, é possível por exemplo usar o Brompton Carrier Block numa Tern/Dahon e aproveitar as inumeras malas coloridas da marca e de terceiros. Actualmente é também usado para transportar a mala com a bateria do seu novo kit eléctrico.



A minha experiência com uma Brompton é positiva. Por motivos óbvios não é tão confortável como uma minivelo (a Veli por exemplo de roda 20"), nem tão versátil em termos de compatibilidade de peças como uma Dahon ou Tern. Mas é a mais compacta para situações como apanhar um avião sem ter de a deixar no porão ou entrar sem filmes no cinema. A única alternativa fiável no mercado, em termos de tamanho, é a Dahon Curve ou as mais recentes Curl, Jifo ou EEZZ, apesar destas ultimas serem ainda demasiado recentes para uma comparação justa. A primeira tem mais de 10 anos de provas dadas no mercado e inúmeras reviews online. Dobráveis com roda menor que a 16 já comprometem seriamente o conforto mesmo em curtas distânicas, apesar da Dahon ter os modelos Dove e K3 (roda 14") para o mercado asiático, com algumas modificações nas peças para melhorar a experiência.


Brompton vs Dahon Curve, foto ThorUSA

Podes aceder aos catálogos e manuais da Brompton neste link

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