![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjI_lRBOJkXI7fgtukzkAnTBBWIugsM-69U19JqTvs-x6ZiO4xLkLmUlGr1hMrfV7XoyeAhFRRy592fePPLxWVmRTuWqS9W1bhSpnFdLyG5392FLFFacXW_-X9qsWBrxBSRIdqiTAm9VdsE/s640/cambridge2.jpg)
A londrina Brompton foge da tendência das marcas para a fragmentação da oferta. Tem apenas um quadro que desenvolve desde 1975, desenhado por Andrew Ritchie e recusa-se a fabricar os seus modelos fora de Inglaterra (uma das razões para os preços se manterem mais altos que a média, por outro lado é inquestionável a questão do controlo de qualidade)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiklyUXgiP3WU8hSkmBapaUFFcVZcULsfd56mG1GYTO3NZecm0h9FWOmXmOOH_Pb4OK8WwFX8ujtFd27t5krdNmGbsakNSLFEa6SiJyKWse0NurKnGYODv_WLSmOq0-C7fOPHTvCvNBj06Z/s1600/1982+Production+Run+of+400+DSCN3981.jpg)
O quadro Bromtpon em 1981
O quadro e outras partes são em aço, que embora mais pesado tem uma maior durabilidade. A roda usada é a 349mm (16" x 1 3/8). Como comparação a Dahon Curve usa uma roda 305mm (16"). Existe menos oferta de pneus, mas os principais estão lá (Schwalbe Kojak e Marathon)
Mas é no sistema que dobragem que a Brompton se destaca. Em vez do tradicional fecho em "V" ela dobra-se em 3 partes, sendo que a parte traseira tem uma pequena mola que minimiza as vibrações passadas ao ciclista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4MZXRgTN142t5iElw_KhCDPF2ih_HyM3byBgXxLT0a_pm95G6kQA44ks7yYwFYyGju1EmqdZ9caEzMI5fKpwmrnLeWc3DmemfVP_yShqiFV9e-k8fvUHeHLsnqZ1R_SySFmm9DWqaFd7r/s1600/Brompton_folding_bike.gif)
Em termos de pesos varia entre os 9/10kgs com peças em titânio e preços que podem passar os 2 mil euros, aos 12/13kgs dependendo do sistema de mudanças, suportes e outros componentes, como o tamanho de espigão e guiador. Há também transformações feitas por utilizadores Brompton com componentes em carbono, mas isso é outra história.
A Brompton também tem o seu encaixe frontal para levar malas e outros acessórios. Idêntico ao usado na Dahon e na Tern, contudo os adaptadores não são compatíveis entre marcas. Pelo menos de raíz, porque com uma pequena modificação na peça ou um adaptador como este, é possível por exemplo usar o Brompton Carrier Block numa Tern/Dahon e aproveitar as inumeras malas coloridas da marca e de terceiros. Actualmente é também usado para transportar a mala com a bateria do seu novo kit eléctrico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigKxqGODo6HkQkUO_mWrG0zKjhySVWcBrK6C_SMGJxYjZC5egLU3fdEVFXYPT0LyP6CYBuJPp4Hm3Fwq-IZU3_dMWV3HdGFOspg8tFS-aanmUQif8wi-rVIUjDD3l2OsC8CbHn1e4su1mv/s320/yPYVUbQ.gif)
A minha experiência com uma Brompton é positiva. Por motivos óbvios não é tão confortável como uma minivelo (a Veli por exemplo de roda 20"), nem tão versátil em termos de compatibilidade de peças como uma Dahon ou Tern. Mas é a mais compacta para situações como apanhar um avião sem ter de a deixar no porão ou entrar sem filmes no cinema. A única alternativa fiável no mercado, em termos de tamanho, é a Dahon Curve ou as mais recentes Curl, Jifo ou EEZZ, apesar destas ultimas serem ainda demasiado recentes para uma comparação justa. A primeira tem mais de 10 anos de provas dadas no mercado e inúmeras reviews online. Dobráveis com roda menor que a 16 já comprometem seriamente o conforto mesmo em curtas distânicas, apesar da Dahon ter os modelos Dove e K3 (roda 14") para o mercado asiático, com algumas modificações nas peças para melhorar a experiência.
Brompton vs Dahon Curve, foto ThorUSA
Podes aceder aos catálogos e manuais da Brompton neste link
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O quadro Bromtpon em 1981
O quadro e outras partes são em aço, que embora mais pesado tem uma maior durabilidade. A roda usada é a 349mm (16" x 1 3/8). Como comparação a Dahon Curve usa uma roda 305mm (16"). Existe menos oferta de pneus, mas os principais estão lá (Schwalbe Kojak e Marathon)
Mas é no sistema que dobragem que a Brompton se destaca. Em vez do tradicional fecho em "V" ela dobra-se em 3 partes, sendo que a parte traseira tem uma pequena mola que minimiza as vibrações passadas ao ciclista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4MZXRgTN142t5iElw_KhCDPF2ih_HyM3byBgXxLT0a_pm95G6kQA44ks7yYwFYyGju1EmqdZ9caEzMI5fKpwmrnLeWc3DmemfVP_yShqiFV9e-k8fvUHeHLsnqZ1R_SySFmm9DWqaFd7r/s1600/Brompton_folding_bike.gif)
Em termos de pesos varia entre os 9/10kgs com peças em titânio e preços que podem passar os 2 mil euros, aos 12/13kgs dependendo do sistema de mudanças, suportes e outros componentes, como o tamanho de espigão e guiador. Há também transformações feitas por utilizadores Brompton com componentes em carbono, mas isso é outra história.
A Brompton também tem o seu encaixe frontal para levar malas e outros acessórios. Idêntico ao usado na Dahon e na Tern, contudo os adaptadores não são compatíveis entre marcas. Pelo menos de raíz, porque com uma pequena modificação na peça ou um adaptador como este, é possível por exemplo usar o Brompton Carrier Block numa Tern/Dahon e aproveitar as inumeras malas coloridas da marca e de terceiros. Actualmente é também usado para transportar a mala com a bateria do seu novo kit eléctrico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigKxqGODo6HkQkUO_mWrG0zKjhySVWcBrK6C_SMGJxYjZC5egLU3fdEVFXYPT0LyP6CYBuJPp4Hm3Fwq-IZU3_dMWV3HdGFOspg8tFS-aanmUQif8wi-rVIUjDD3l2OsC8CbHn1e4su1mv/s320/yPYVUbQ.gif)
A minha experiência com uma Brompton é positiva. Por motivos óbvios não é tão confortável como uma minivelo (a Veli por exemplo de roda 20"), nem tão versátil em termos de compatibilidade de peças como uma Dahon ou Tern. Mas é a mais compacta para situações como apanhar um avião sem ter de a deixar no porão ou entrar sem filmes no cinema. A única alternativa fiável no mercado, em termos de tamanho, é a Dahon Curve ou as mais recentes Curl, Jifo ou EEZZ, apesar destas ultimas serem ainda demasiado recentes para uma comparação justa. A primeira tem mais de 10 anos de provas dadas no mercado e inúmeras reviews online. Dobráveis com roda menor que a 16 já comprometem seriamente o conforto mesmo em curtas distânicas, apesar da Dahon ter os modelos Dove e K3 (roda 14") para o mercado asiático, com algumas modificações nas peças para melhorar a experiência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_9KHQgq9jyQk6C9KPv6jV-_ei5e_v186nS2oFoHv0bt4OeFHjkBoB0TNVU7D0gIXEbMd0pr_QzN56PkpdPOAuacPto-bADBtEaSbBw-8c8OH9q86CTv3n5hbmLFxTa-gcTemcuIWS_nOX/s640/bromcurve1.jpg)
Brompton vs Dahon Curve, foto ThorUSA
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