![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcOxx3cu9NIYXspUhAfmsFDyNiP4W3nBRwpmHtJtlEBvRez9eXnxCEEE7xWbCfmBFsCPyzxnTnL0vNlB2i1Vlf79qWEV7LMslf4eceLPe6nj-XgJpDmE0mE5Jkvyg9o15CwcLxIDhgwWZe/s640/IMG_20180824_101723.jpg)
O transporte de crianças em bicicletas dobráveis é possível, mas há sempre algumas condicionantes, nomeadamente respeitar o peso total suportado pela bicicleta, o sítio onde a cadeira é colocada, entre outros.
Cada marca têm sempre vários modelos e cada modelo as suas especificidades. Aqui vais encontrar listado soluções já testadas em várias marcas/modelos.
Polisport Bilby Jr - 9 meses a aprox. 3 anos (até 15kgs)
Uma cadeira leve, que fica entre o espigão de guiador e o guiador. O adaptador colocado no espigão do selim, em baixo o mais próximo do aperto. Há bicicletas em que esta solução é perfeita, outras que não. Depende do tipo de dobragem e outras características. Por ex. na maioria das Dahon ou outras marcas/modelos que dobrem da mesma maneira, é aconselhável um descanso duplo para ela ter onde pousar. A maioria das dobráveis suportam pesos até aprox. 100kg, por isso faz bem as contas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_Mu71V2v23IbFQQN85TDnJDK-JGjWroCzKVAic01-_9KczDLUX33KlxlixBMHMwjf47gjUyT1Y832iyDyi3dCb6vASEeeKIToH9VS6wA1hK-9KnKBLw0c5PjqBOeac62p3Ns3yOZJDtLV/s320/jr08NGBeWnrv7EYMIaICKc6YsgKL2eNV3777fAhV.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghVpXb5IA97So5tkMz7fPhGeeOz9cOmUBeMerzZxSdfSOpoi_LkdkP78inrjvPNqPmVZY7nmJYLfS9Raxezo4amKQQ-WhwlribLkK5shw7-i2szL8Gl3YIkYm9zZWrfZNPQJpszYm9QKMy/s640/IMG_20180919_101155.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYMKSfh6b-EIH_YPsaEqRHW-71Nv3dMm3FhAqyXu-PBtsaMUeZNU56m16qUhe1ohlHFBL4uJ7vipdNXiQcCGqjN-D57r6-7rWWblgsgOE9Z_SuuI5DxgSLbWmDK6Ne_SiR7-NG0rK3EQ9n/s640/52719328_421255545114156_7279273284254989232_n.jpg)
Bobike One mini ou Exclusive mini frontal (Brompton)
Cada marca têm sempre vários modelos e cada modelo as suas especificidades. Aqui vais encontrar listado soluções já testadas em várias marcas/modelos.
Polisport Bilby Jr - 9 meses a aprox. 3 anos (até 15kgs)
Uma cadeira leve, que fica entre o espigão de guiador e o guiador. O adaptador colocado no espigão do selim, em baixo o mais próximo do aperto. Há bicicletas em que esta solução é perfeita, outras que não. Depende do tipo de dobragem e outras características. Por ex. na maioria das Dahon ou outras marcas/modelos que dobrem da mesma maneira, é aconselhável um descanso duplo para ela ter onde pousar. A maioria das dobráveis suportam pesos até aprox. 100kg, por isso faz bem as contas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_Mu71V2v23IbFQQN85TDnJDK-JGjWroCzKVAic01-_9KczDLUX33KlxlixBMHMwjf47gjUyT1Y832iyDyi3dCb6vASEeeKIToH9VS6wA1hK-9KnKBLw0c5PjqBOeac62p3Ns3yOZJDtLV/s320/jr08NGBeWnrv7EYMIaICKc6YsgKL2eNV3777fAhV.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghVpXb5IA97So5tkMz7fPhGeeOz9cOmUBeMerzZxSdfSOpoi_LkdkP78inrjvPNqPmVZY7nmJYLfS9Raxezo4amKQQ-WhwlribLkK5shw7-i2szL8Gl3YIkYm9zZWrfZNPQJpszYm9QKMy/s640/IMG_20180919_101155.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYMKSfh6b-EIH_YPsaEqRHW-71Nv3dMm3FhAqyXu-PBtsaMUeZNU56m16qUhe1ohlHFBL4uJ7vipdNXiQcCGqjN-D57r6-7rWWblgsgOE9Z_SuuI5DxgSLbWmDK6Ne_SiR7-NG0rK3EQ9n/s640/52719328_421255545114156_7279273284254989232_n.jpg)
Bobike One mini ou Exclusive mini frontal (Brompton)
Desenhadas para se fixarem no tubo da frente, como as dobráveis tem um espigão dobrável à frente geralmente em alumínio e telescópico, recomenda-se apenas para bicicletas para espigão de aço como as Brompton. E é necessário um adaptador especial não fornecido pela marca para corrigir o ângulo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXB2dxkJmqzptTvJrYVYrTB5tcYe215J1ihuW_ykJrfotfdsAQuMmFAYKKrG5ASGUfffRverjOIkNYP6M8wvE8E4D45wJWVwh0M2S9IzNne972nCM_OGJNCqz-7Ggyuy3JmIN0Koq_OX0y/s1600/356c1a8796d624ea8270e0fa4f10f534.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHyAjvz-PNJANpwUlNmfgQ9_Fz98sqwOBOrDD2kkoIjOr3SNdcIthlhKV9ov-KYzsUHilg9G4nFwO5_QMXH1vPtQ_p9eqMgX72MXr9n7q0X0Q6280__eLY0wjJoJlvijUyZbAgGHY-hvsl/s200/Untitled-1_600x.jpg)
Adaptador especial para Brompton
Polisport Groovy - 3-6 anos (9 até 22kgs)
Uma cadeira leve (3kg) que fica suspensa na traseira da bicicleta, existindo uma versão própria para quadros pequenos.
O adaptador colocado no espigão do selim, o mais em baixo possível. A bicicleta quando dobrada, não permite descer o selim para ficar pousada. Recomendamos o uso de um descanso duplo que recolha para o lado esquerdo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih-5xloHMRB0plnDyWbCfTzGnbuJzOT-C0F_eqI4b_rP_rDDzYL-5JfQhfmNb7QGjLMdM_gXnF8_wejZY9S5lK_PKWvBHRpCxZ4Xy0NUJZkdGflTNp3vNz9BDHF1IKDYb5RtrFYdUZgZJE/s400/JPG_d244071cb7af85a7806382b47b8d2d39.jpg)
Falo sobre esta cadeira neste post
Bobike One e Exclusive traseiras
Cadeiras um pouco mais pesadas mas muito robustas e design elegante. Qualquer cadeira pode ser colocada num suporte traseiro alto universal que suporte até 25kgs, a maioria. As cadeiras no suporte traseiro não comprometem a dobragem. Recomendo a nova versão do Zefál R70
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVYJLBQNhMF1HlMc4o6hysNveBNmpF-D0L3UtNXGwzDOV5Ololie91Fasd9h1qq_B61zCmei-4ti794Kba2kWh1zW67VjgQf7AJiaZHB8llTaglYSKvx1nRv2JtUyCVuXCoinNfdWJjoJp/s400/Bx7Uivkr2OMo0iTv4Pgt4FjINWd2qZMTc1oNHVT8.jpeg)
Yepp Maxi
Uma cadeira mais robusta de 1 a 6 anos que pode ser colocada em suportes compatíveis como o Cargo rack. Apesar de ser uma solução mais pesada, a vantagem é que não compromete a descida do espigão de selim. O suporte Cargo rack tem abas compridas que permite adicionar panniers em conjunto com a cadeira. É compatível com todas as Dahon, Tern, Bickerton e outras onde seja possível colocar este suporte
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQr0rLa7vIAKnn5vpLEY4P9oYt7uvoAbTkdkp3fcPma9Hee5Io0z4fg9xsvHmiAbRGijlpTA2RWB8oY9GjAAfZJg1SCf1VcnYGiHZ7gOzm-gOX-O11xoDQvJycvPqj2M6g__bQeACZfSM0/s640/vektrons10-g2-tern-stuttgart-4349.jpg)
Atrelados
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXB2dxkJmqzptTvJrYVYrTB5tcYe215J1ihuW_ykJrfotfdsAQuMmFAYKKrG5ASGUfffRverjOIkNYP6M8wvE8E4D45wJWVwh0M2S9IzNne972nCM_OGJNCqz-7Ggyuy3JmIN0Koq_OX0y/s1600/356c1a8796d624ea8270e0fa4f10f534.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHyAjvz-PNJANpwUlNmfgQ9_Fz98sqwOBOrDD2kkoIjOr3SNdcIthlhKV9ov-KYzsUHilg9G4nFwO5_QMXH1vPtQ_p9eqMgX72MXr9n7q0X0Q6280__eLY0wjJoJlvijUyZbAgGHY-hvsl/s200/Untitled-1_600x.jpg)
Adaptador especial para Brompton
Polisport Groovy - 3-6 anos (9 até 22kgs)
Uma cadeira leve (3kg) que fica suspensa na traseira da bicicleta, existindo uma versão própria para quadros pequenos.
O adaptador colocado no espigão do selim, o mais em baixo possível. A bicicleta quando dobrada, não permite descer o selim para ficar pousada. Recomendamos o uso de um descanso duplo que recolha para o lado esquerdo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih-5xloHMRB0plnDyWbCfTzGnbuJzOT-C0F_eqI4b_rP_rDDzYL-5JfQhfmNb7QGjLMdM_gXnF8_wejZY9S5lK_PKWvBHRpCxZ4Xy0NUJZkdGflTNp3vNz9BDHF1IKDYb5RtrFYdUZgZJE/s400/JPG_d244071cb7af85a7806382b47b8d2d39.jpg)
Falo sobre esta cadeira neste post
Bobike One e Exclusive traseiras
Cadeiras um pouco mais pesadas mas muito robustas e design elegante. Qualquer cadeira pode ser colocada num suporte traseiro alto universal que suporte até 25kgs, a maioria. As cadeiras no suporte traseiro não comprometem a dobragem. Recomendo a nova versão do Zefál R70
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVYJLBQNhMF1HlMc4o6hysNveBNmpF-D0L3UtNXGwzDOV5Ololie91Fasd9h1qq_B61zCmei-4ti794Kba2kWh1zW67VjgQf7AJiaZHB8llTaglYSKvx1nRv2JtUyCVuXCoinNfdWJjoJp/s400/Bx7Uivkr2OMo0iTv4Pgt4FjINWd2qZMTc1oNHVT8.jpeg)
Yepp Maxi
Uma cadeira mais robusta de 1 a 6 anos que pode ser colocada em suportes compatíveis como o Cargo rack. Apesar de ser uma solução mais pesada, a vantagem é que não compromete a descida do espigão de selim. O suporte Cargo rack tem abas compridas que permite adicionar panniers em conjunto com a cadeira. É compatível com todas as Dahon, Tern, Bickerton e outras onde seja possível colocar este suporte
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQr0rLa7vIAKnn5vpLEY4P9oYt7uvoAbTkdkp3fcPma9Hee5Io0z4fg9xsvHmiAbRGijlpTA2RWB8oY9GjAAfZJg1SCf1VcnYGiHZ7gOzm-gOX-O11xoDQvJycvPqj2M6g__bQeACZfSM0/s640/vektrons10-g2-tern-stuttgart-4349.jpg)
Atrelados
Menos práticos para andar em ruas movimentadas, sendo por isso mais indicados para ciclovias, passeios longe da confusão ou cicloturismo. São também a melhor opção no que toca a estabilidade e capacidade de carga (crianças maiores e compras)
A Croozer tem um modelo com suspensão e outro sem e existe a versão de 1 ou 2 crianças. Como são dobráveis são o complemento ideal para viagens grandes (ex. combinação com comboios ou autocarros).
Para desengatar o Croozer basta carregar num botão.
Compatíveis com a maioria das bicicletas. - ver mais info aqui
A Croozer tem um modelo com suspensão e outro sem e existe a versão de 1 ou 2 crianças. Como são dobráveis são o complemento ideal para viagens grandes (ex. combinação com comboios ou autocarros).
Para desengatar o Croozer basta carregar num botão.
Compatíveis com a maioria das bicicletas. - ver mais info aqui
também há atrelados portugueses da Polisport e da Bobike
bklisboa.pt/equipamento/transporte-de-criancas-bicicleta
bklisboa.pt/equipamento/transporte-de-criancas-bicicleta
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLkFxVhlIo9NYlTb1QK5m8ijDzly-vkNy8jr0twVU4QsE0HUP5WWaltXsmzE3MQwohbcT0FHN7oU4uZtEjJfWyJzxSGPIKKLRypwSiM82MDb9HP3J7G0U8SdTsDQQryQdrVLbBSp3RCOAl/s640/3359962219_5a3a9aa421_b.jpg)
Croozer + Brompton. Créditos da foto Frodon
Notas finais
Atenção que a maioria das marcas não oficializa estas soluções (maneira simpática de dizer que não recomendam ou que não se responsabilizam), por isso cabe ao utilizador perceber se a bicicleta que tem oferece segurança mínima, nomeadamente se a estrutura do quadro é robusta o suficiente principalmente na zona de maior tensão, a dobradiça. Por ex. a maioria das bicicletas de baixo custo têm graves problemas a lidar com a pressão nessa zona e no pior dos cenários podem partir ao meio em andamento. Outro problema é a qualidade e resistência das peças como o espigão de selim, guiador e a estrutura das rodas que podem empenar facilmente com peso a mais.
Por isso para uma utilização diária com ou sem cargas só recomendo marcas especialistas, as únicas que habitualmente passam por este blog.
Se tiveres dúvidas por favor escreve-me antes de avançares para alguma solução.
Podes ver e encomendar tudo isto aqui: bklisboa.pt
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante
Notas finais
Atenção que a maioria das marcas não oficializa estas soluções (maneira simpática de dizer que não recomendam ou que não se responsabilizam), por isso cabe ao utilizador perceber se a bicicleta que tem oferece segurança mínima, nomeadamente se a estrutura do quadro é robusta o suficiente principalmente na zona de maior tensão, a dobradiça. Por ex. a maioria das bicicletas de baixo custo têm graves problemas a lidar com a pressão nessa zona e no pior dos cenários podem partir ao meio em andamento. Outro problema é a qualidade e resistência das peças como o espigão de selim, guiador e a estrutura das rodas que podem empenar facilmente com peso a mais.
Por isso para uma utilização diária com ou sem cargas só recomendo marcas especialistas, as únicas que habitualmente passam por este blog.
Se tiveres dúvidas por favor escreve-me antes de avançares para alguma solução.
Podes ver e encomendar tudo isto aqui: bklisboa.pt
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante
Comentários
Enviar um comentário