Dahon Curve i3

Já andava há meses para fotografar esta branquela de palmo e meio. Como a Curve que escolhi para rolar de vez em quando, foi a versão cinza mate, esta acabou injustamente por ficar a perder. Por isso tive de tirar umas fotos extra-fixes para compensar.


A Curve é a versão mini da série MU, mas com componentes de gama de entrada. Pelo menos actualmente, porque já houve em tempos Curve's com componentes de media/alta gama, como por ex, a Curve SL. É também das bicicletas mais cobiçadas para personalizações sérias. É tubagem Sonus, mais resistente que o alumínio 6061, apenas não tem passagem interna dos cabos.

CURVE SL, com Shimano Capreo 9v, pneus Big Apple e alguns extras

Curve i3, 3 mudanças de cubo e pneus Kenda 16x1.50



Inexplicavelmente a Dahon decidiu dotar esta i3 com um espigão de guiador rigido, sem hipóteses de aumentar a altura. E claro com o guiador de origem, a i3 é impossível para pessoas com mais de 1m60. Por isso resolveu-se oferecer de origem este guiador mais confortável e que não compromete a dobragem. Já vai montado claro.

Quadro idêntico ao da série MU e encaixe frontal para os adaptadores de carga Valet Truss e Tern Luggage Truss

Uma linha simples e o logo da marca em vermelho bordô 


Espigão com bomba de ar incorporada

Os componentes em preto ficam muito bem no quadro branco. 

3 velocidades de cubo Shimano Nexus, assentam como uma luva nesta Curve

60 x 57 x 34 - 12.4kgs

A Curve é uma série com 10 anos que tem sido pouco valorizada pela Dahon. Mas o cenário está a mudar, pelo menos no oriente onde existem vários modelos Curve

Curve D7 ( Japão )

Curve doidona "custom made"

Notas finais
A Curve i3 é a opção mais económica da Dahon. Recomendo a montagem dos Schwalbe Big Apple 16x2.00 antifuro e efeito suspensão, porque fazem toda a diferença na roda 16. O suficiente para te apaixonares a sério por ela (eu sei do que falo acredita! :))  O bagageiro de origem é de aço e pesa quase 1kg. Podes substituí-lo pelo adaptador frontal Valet Truss ou Luggage Truss que permite levar sacos, cestos ou suportes na parte da frente, mais leves e sem desestabilizar a direcção. Esta é a bicicleta ideal para quem quer fazer poucos km's de cada vez (5/6), com arranque muito rápido (ex. sinais) e ágil no meio do trânsito por ser muito pequena. O tamanho selim-guiador é aceitável para pessoas 1m50 a 1m85. Pode também ser uma segunda bicicleta para quando precisas de apanhar um taxi ou levá-la no autocarro ou automóvel. No comboio/metro/barco qualquer bicicleta entra.

Dahon Curve Mod
Se quiseres ir mais além, podes personalizá-la com vários componentes desde espigões de selim mais leves Kore, pedaleiro maior para aumentar a performance, a rodas com maior diâmetro (349mm) idênticos à Brompton e à nova Dahon Curl e que permitem levar os Schwalbe Kojak ou Marathon 1.35

A Curve em cinza mate

Comentários