Mobiky

Desta vez um restauro, ou algo parecido de uma Mobiky francesa algo rara, que de origem tinha um motor pouco dado a grandes aventuras.

A Mobiky foi uma marca de bicicletas dobráveis francesa de design próprio, patenteadas e feitas à mão, que infelizmente desapareceu do mapa. Ou melhor, segundo a Wiki, foi adquirida por outra empresa a EasyBike que agora apenas fabrica a marca Solex em solo francês.


Apesar de um pouco pesada (mesmo sem o kit eléctrico), a forma como se dobra "na vertical" permite que não tenhamos de a carregar ao colo, o que perdoa esses quilitos a mais. De tudo o que existe no mercado atualmente (incluindo a velha Brompton) a Mobiky é a que tem a melhor relação facilidade de dobragem / praticidade "on the go" quando dobrada. O compacto fica de fora claro.



Esta versão é a de roda 16" (a Mobiky é mais conhecida pela roda 12") mas continua a ser bastante discreta entrar com ela em estabelecimentos comercias, restaurantes, etc. Apesar de gostar bastante da versão 16" e ser melhor para desempenho na estrada, neste caso em concreto e distâncias mesmo muito curtas (2/3kms) prefiro a 12"




A distância entre rodas é semelhante a uma bicicleta convencional, o que transmite uma boa sensação de conforto e estabilidade. Este é um dos principais problemas de algumas bicicletas dobráveis. A Dahon Curve 16" por ex. tem agora uma distância entre rodas maior, face às versões anteriores, mas ainda não é suficiente para muitos. A recente Dahon Curl que dobra em 3 como a Brompton já tem uma distância idêntica à Mobiky.


Sobre este restauroO que se fez foi a remoção na integra do kit eléctrico antigo e colocação de um novo da Ciclotek, 36v 250w e bateria Samsung 11Ah. A solução para a bateria e controlador foi ficar numa malinha na frente, na testa do quadro, que não influencia em nada a direcção. Ela agora voa claro :)



Substituíram-se os pneus pelos Schwalbe Big Apple 16x2.00, assim como os punhos ergonómicos mais confortáveis, em castanho que faz um bom contraste com o preto.

Este modelo tem um cubo de mudanças de 3v Shimano, com travão tambor e à frente um travão vbrake. Foi também trocada a cablagem e manetes de travão.









Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários