![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYfNnkr5s3CQ8Rb4dEMyX3cUCEBAlK-NSaBI3sLi7oNViAGRWLRhcNxZAp04THukzttiRMc_tWKECA_q-sKRhKcsO6-yOGioSNhIkZTf5sZNyrIwqM5TsyXcTigV88X2nsaw4vtlzwKzkw/s640/DSC_0251_edit.jpg)
A Mobiky foi uma marca de bicicletas dobráveis francesa de design próprio, patenteadas e feitas à mão, que infelizmente desapareceu do mapa. Ou melhor, segundo a Wiki, foi adquirida por outra empresa a EasyBike que agora apenas fabrica a marca Solex em solo francês.
Apesar de um pouco pesada (mesmo sem o kit eléctrico), a forma como se dobra "na vertical" permite que não tenhamos de a carregar ao colo, o que perdoa esses quilitos a mais. De tudo o que existe no mercado atualmente (incluindo a velha Brompton) a Mobiky é a que tem a melhor relação facilidade de dobragem / praticidade "on the go" quando dobrada. O compacto fica de fora claro.
Esta versão é a de roda 16" (a Mobiky é mais conhecida pela roda 12") mas continua a ser bastante discreta entrar com ela em estabelecimentos comercias, restaurantes, etc. Apesar de gostar bastante da versão 16" e ser melhor para desempenho na estrada, neste caso em concreto e distâncias mesmo muito curtas (2/3kms) prefiro a 12"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6ok8UyUoFCirtLZ0Y7DAI6jUtI9qcmwowRw-2LS73rIV_jSgqg8UlKB65fua9bjf7yfMVt_QuQFjzTqG-DfS6Jw8RslvrJoX04EBoYFIlWFda__lPGER5p-1w05US2V1Hlkyby9KACdcC/s640/MobikyGenius.jpg)
A distância entre rodas é semelhante a uma bicicleta convencional, o que transmite uma boa sensação de conforto e estabilidade. Este é um dos principais problemas de algumas bicicletas dobráveis. A Dahon Curve 16" por ex. tem agora uma distância entre rodas maior, face às versões anteriores, mas ainda não é suficiente para muitos. A recente Dahon Curl que dobra em 3 como a Brompton já tem uma distância idêntica à Mobiky.
Sobre este restauroO que se fez foi a remoção na integra do kit eléctrico antigo e colocação de um novo da Ciclotek, 36v 250w e bateria Samsung 11Ah. A solução para a bateria e controlador foi ficar numa malinha na frente, na testa do quadro, que não influencia em nada a direcção. Ela agora voa claro :)
Substituíram-se os pneus pelos Schwalbe Big Apple 16x2.00, assim como os punhos ergonómicos mais confortáveis, em castanho que faz um bom contraste com o preto.
Este modelo tem um cubo de mudanças de 3v Shimano, com travão tambor e à frente um travão vbrake. Foi também trocada a cablagem e manetes de travão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5LSVDnpLVJLNIuNUOUSUiuASPyCi6RIGC7Miy3Jh4dMmhhHNUYIPMMgt0BXDVN80fMxqRfMf8jOzqDF880owR5NLr6hZPb1nafrl199vTnPGmEQogYNCLtWQO8Q3bpEGwyY73QU1DftB7/s640/DSC_0252.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiszf5aQH0_2I8rzyRxNh-43OmvCQShF8bj5KOdGBwbkVIyjjZc23JW3qzsqvPcgZpjivirtRR7tnC2_rWs_ucBaCajXisayjtrwNHMpVmiRtaOgqI_OMg0PPypQkQK768JZ8La3ZxTA9nj/s640/DSC_0248.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1vzDauDwD2ZTl1r70BjXI139LFQWUUe9onhkNLQpDmMOXletqVJ6ot_Y3KGq88sJ9gvVZmyXXP12fn3NFyMX74mKK5uTBt_ueKWbEUwUFuhTQNfUq3hgWWSMkhqBkkWSa35Xon0etrkE5/s640/DSC_0253.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrwqPpyjeiE3qeMt33-rCWQmbUlbyxGUVQcLq-vLokDfA5dad1-r0XkwipJbnOZPgCrnXAIoRRxPL16GeQcI9lV-qVSs6nVGK2NYarqcNXoUDMS5zjQRzFYN7stDLtqjemHChp_P4UBjqg/s640/DSC_0246_edit.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Este modelo tem um cubo de mudanças de 3v Shimano, com travão tambor e à frente um travão vbrake. Foi também trocada a cablagem e manetes de travão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrwqPpyjeiE3qeMt33-rCWQmbUlbyxGUVQcLq-vLokDfA5dad1-r0XkwipJbnOZPgCrnXAIoRRxPL16GeQcI9lV-qVSs6nVGK2NYarqcNXoUDMS5zjQRzFYN7stDLtqjemHChp_P4UBjqg/s640/DSC_0246_edit.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário