STRIDA

A Strida foi desenhada por Mark Sanders no Reino Unido, como projecto de curso em 1985 e produzida em 1987, sendo apresentada no canal BBC. Em 1988 ganhou vários prémios de reconhecimento no UK e rapidamente ganhou notoriedade. A ideia conceito era de uma bicicleta que dobrasse de forma idêntica a um carrinho de bebé e que estando fechada fosse prática de transportar.



Mark Sanders com o 1º protótipo - 1985


Porque a Strida faz todo o sentido?

Para além de ser uma bicicleta de design único e com história, foi pensada para aquelas deslocações rápidas (2/3kms) que fazemos ao supermercado ou para ir trabalhar, mas sem compromissos porque mesmo dobrada continua a ser útil ao contrário da bicicleta dobrável convencional que dobrada é "apenas" uma bicicleta dobrada. Para isto contribui a altura dela e um formato muito próximo dos carrinhos de bebé ou carrinhos de compras. Claro que há pequenos hacks e formas de usar uma dobrável convencional de uma maneira mais eficaz, mas não é uma coisa que lhe está no sangue e por vezes atrapalha mais do que contribui. 


No comboio


A Strida no patrulhamento, whow!


Claro que não é a bicicleta mais compacta, muito pelo contrário, nem a mais rápida, embora ainda esteja à espera de um exemplar dos novos modelos, porque a experiência que tenho é com um bem antigo e pelo que tenho lido, o rácio esta muito melhor, os quadros tiveram melhorias, a há opção de 3 mudanças Sturmey e já há uma enorme oferta de pneus para ela (incluindo os famosos Kojak para a versão 18" ou Marathon para roda 16") que transportam a experiência em estrada para um outro nível.

Strida de carbono, ultra veloz com os pneus Kojak


Podes já encomendar a tua Strida com portes gratuitos, assim como acessórios e componentes aqui: bkportugal.com/strida-bike





Comentários