Brompton tentou processar a Dahon

A Dahon recebeu em Agosto de 2017 uma acção judicial por direitos autorais da marca Brompton. Em causa estaria a nova bicicleta Dahon Curl que visualmente se assemelha à bicicleta londrina e usa o mesmo sistema de dobragem (em 3 partes). Ao fim de uma semana "optou" por retirar o pedido e pagou as custas judiciais que a Dahon teve.
David Hon (Dahon), comentou que a Brompton também usou a popular patente do espigão de guiador que dobra em 45º (até isso patenteou!) durante anos e nunca foi requisitada a pagar nada, enquanto outros tiveram de o fazer. E que a Curl é mais rápida, rígida e compacta que a Brompton. Também disse por outras palavras que o certo era as marcas de bicicletas se juntarem numa causa e fazerem a diferença, tornando o planeta mais verde.




Opinião
Antes de mais a minha opinião é completamente imparcial, apesar de ser representante Dahon. Mais ainda, adoro o conceito da Brompton, o rigor na construção e admiro o culto do pessoal à marca. Um vendedor Dahon ou de outra marca que vos fale mal desta bicicleta, é porque não a vende e provavelmente nunca andou em nenhuma. São muitos anos de aprefeiçoamento.
O que observei neste caso é que provavelmente a Brompton (ou o sr Adams) ficou apreensivo com a evolução das coisas. A Dahon Curl é realmente uma concorrente "de peso" e a Brompton não tem actualmente patentes nenhumas sobre a sua bicicleta. Daí a acção apenas por "direitos autorais". Apesar da boa estrutura que já tem (recentemente uma maior fábrica em Londres) existem limitações financeiras grandes para crescer. Os custo de produção são altíssimos (daí o preço das bicicletas).
Por outro lado a Dahon é o maior fabricante e vendedor de bicicletas dobráveis do mundo com delegações em várias partes do globo, assim como fábricas incluindo a Europa (Bulgária) e tem patentes sobre tudo e mais alguma coisa. Até o tampo dobrável da sanita do Dr. Hon deve ser patenteado.

Sobre as bicicletas
É importante referir que apesar de aparentemente idênticas, são muito diferentes:
A Brompton é de aço, com caixas de direcção de rosca, componentes próprios como o cubo especial Sturmey, manetes, manípulos, etc. O peso dela pode ser inferior ao de uma Dahon Curl se for com peças em Titânio ou se for single speed. A durabilidade de um quadro de aço será sempre maior do que um de alumínio, embora as coisas estejam mais avançadas e a diferença já seja residual, especialmente com a tubagem Sonus que a Dahon tem. E o aço também oxida.



A Dahon Curl é  99% de alumínio, tem a coluna principal mais curva (faz lembrar um cisne) e tem várias partes que em nada se assemelham a uma Brompton, para o bem ou para o mal. Nem a passagem de cabos é a mesma. A única semelhança é realmente a dobragem em 3, o que mais chateou Adams provavelmente e as rodas com a mesma medida (349mm).



Para acabar
Pessoalmente no início odiei-a (foi apresentada no Kickstarter). Achava que a Dahon estava completamente desorientada, sem um objectivo concreto, como por ex. focarem-se na tecnologia que já possuem nas bicicletas de roda 20, as mais vendidas e que colocaram a marca no patamar actual. Até comentei isso com o meu amigo Samuel, representante Brompton em Portugal (BikePOP). Fazia lembrar a "guerra" entre as marcas de smartphones e a cópia de designs.  
Mas depois de ler mais e observar bem as imagens, videos e reviews, percebi que me tinha esquecido de que a Dahon afinal só estava a ser a Dahon. Ou seja a chutar mais um modelo para o mercado e a ver quem lhe pega. Se não tiver sucesso, outro terá. "Há sempre uma Dahon para cada pessoa" - lema da casa. Foi assim que conseguiu chegar onde chegou. Com dezenas de quadros e centenas de modelos diferentes uns dos outros. No dia em que escrevi esta peça por exemplo já tinham apresentado mais outros modelos com quadros novos e vários tamanhos de rodas. Até uma trotineta eléctrica já têm! Apesar disso importa lembrar que a Curl foi trabalhada durante 10 anos até ser apresentada, cheira-me mesmo que veio para ficar.

Embora tenha milhões de seguidores e alguns modelos emblemáticos como a Classic (a primeira), a Boardwalk de aço cromoly, campeã de vendas e a futurista MU em alumínio, não há malinhas bonitas ou outros apetrechos e com tanto modelo não se consegue ter um bom leque de cores disponíveis nas bicicletas. No entanto quem compra uma Dahon, compra pela excelente garantia que têm, assistência em qualquer parte do mundo, inovação dos materiais e antiguidade e reputação da marca. As Dahon's são também mais facilmente personalizadas porque usam componentes genéricos e também mais económicos. A Brompton tem uma orientação mais definida, usando sempre o mesmo modelo, melhorando-o com o passar dos anos, oferecendo dezenas de cores e combinações, assim como peças e acessórios próprios cheios de bom gosto. É uma bicicleta que ainda roça o artesanal e só isso chega para vender, não muito, mas o suficiente. 
Ancioso para que a Curl apareça na Europa e se possa testar em terreno tuga:)

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