Transportar cargas

Um dos grandes (falsos) entraves à utilização da bicicleta é a percepção de que se vai perder capacidade de carga, nomeadamente aquele chapéu de sol ainda com areia que anda no carro o ano inteiro, não vá apetecer ir à praia com a família a meio do Inverno, ou os recibos acumulados das portagens e parquímetros que juntamente com outras papeladas vão sendo empurrados para o fundo do porta-luvas que guarda tudo menos as luvas.


A verdade é que (e cada caso é um caso claro) um alforge, cesto ou mala tiracolo normalmente é o suficiente para a rotina diária. Também é verdade que devíamos voltar aquele ritmo saudável e até mais económico de antigamente em fazer pequenas compras de cada vez. É mais fácil do que parece e quebra aquela rotina chata trabalho-casa. Mais, para o pão, alface e tomates para salada do jantar ou almoço de amanhã, não precisas do automóvel, nem de uma bicicleta de carga.

Dobráveis e minivelos
Para quem já experimentou uma bicicleta dobrável ou minivelo sabe bem do que vou falar:  Aquela altura enorme entre o guiador e a roda permitem levar alguns sacos de compras com um peso que não ultrapasse os 4kgs para não atrapalhar na direcção.
Para além disso há (pelo menos na loja online bkportugal.com e loja fisica BK Lisboa) suportes traseiros específicos para as rodas 20 ou 16. Mas como a distância é curta, os pés batem nos alforges. São bons para top cases ou apoiar uma mochila que fique presa no espigão. Outra mais interessante opção que está a ser adoptada por muitos fabricantes é o adaptador frontal para cargas que não interfere na direcção da bicicleta nem acrescenta peso. O quadro tem de ter uma peça soldada na testa.
Actualmente podem encontrar essa opção nas marcas: Dahon, Tern, Veli, Brompton, Bickerton, Tyrell



Este sistema é compatível com adaptadores da marca alemã Klickfix e permite acoplar centenas de malas, cestos, etc. na frente, com uma capacidade média de 5 a 8 kgs dependendo do acessório e do adaptador. A Brompton é a única com adaptador próprio, mas também há adaptadores Klickfix para esse encaixe, assim como há a possibilidade de adaptar o encaixe dela a outras marcas.


Para as bicicletas que não têm esse encaixe a Klickfix tem adaptadores para o espigão de selim e para o guiador ou espigão de guiador



Mais info aqui

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.






Comentários