Adaptador para reboque de bicicleta

Uma das coisas com que me deparo regularmente é a necessidade de rebocar bicicletas. A primeira coisa que vem à cabeça é de que é precisamos de uma cargobike tipo long-tail onde se possa encaixar a roda da frente. Mas a verdade é que há soluções DIY (do it yourself) mais simples como esta que aqui descrevo.

Nota
Esta solução só foi testada em bicicletas minivelo e dobráveis de roda 16 e 20. Quanto maior for a roda, maior é a probabilidade da roda da bicicleta a rebocar tocar nela.

Em 2017 fui a Algés entregar uma Dahon, neste caso o eixo do cubo teve de ser cortado porque as Dahon, Tern, Brompton entre outras usam eixos de 74mm em vez de 100mm. (o chamado OLD)

Materiais necessários 
- avanço de guiador headset 25.4 
- cubo da frente com aperto rápido
- chave allen 
-casquilho (ou borracha para corrigir o espaço dependendo do diâmetro do espigão de selim)
- 2º espigão  (apenas para bicicletas com espigão com mais de 27.2, como as dobráveis)

O avanço quanto mais comprido for melhor, para ficar o mais afastado da bicicleta, por causa da roda traseira. Facilmente encontras avanços de 100 ou 110mm. O cubo não precisa de ter muita qualidade. O objectivo é tirar a roda da frente e encaixar a forqueta no cubo. Aconselho o aperto rápido para maior rapidez. Este adaptador funciona em todas as bicicletas desde que o espigão de selim onde encaixe seja de de 25 a 27.2. Para espigões de maior diâmetro pode sempre usar-se um segundo espigão no selim, desde que exista espaço para isso

Em relação à roda da frente da bicicleta a rebocar, usa pelo menos 2 velcros ou correias para a prender ao quadro. Tem também panos ou outros materiais fofos à mão para colocar na zona de contacto e não riscar.


Reboque numa bicicleta Dahon (com segundo espigão)



Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários