Tern Joe x Nexus 8 x 700c (upgrade)


Há algumas semanas publiquei aqui uma pequena review da Tern Joe que foi encomendada com o objectivo de a transformar numa máquina mais potente.


Depois de alguns percalços pela especificidade do quadro lá se conseguiu instalar o cubo interno Shimano de 8 velocidades, assim como as rodas 700c.



O cubo é um Shimano Nexus 8, fabrico japonês, leve, de baixa manutenção. Apesar do sistema de mudanças internas não ser recomendado para grandes viagens por causa da complexidade e dificil acesso a peças, este tem um sistema interno pouco complexo, possível de ser reparado na maioria das oficinas e Shimano é Shimano.

É preciso um tensor de corrente para quadros com drop vertical, a maioria dos de alumínio. Este tensor de alumínio é robusto, bom para apanhar pancada. A passagem do cabo teve de ser feita por cima ao contrário do habitual.


O pedaleiro de origem (3 pratos para velocidades) trocado por um de 46 dentes, os que montamos na Veli bike, + carreto traseiro do cubo 22 dentes, para uma relação idêntica ao da bicicleta antiga do novo dono

As manetes foram trocadas por umas longas e confortáveis Sturmey Archer com bloqueador de rodas, para quando ela estiver inclinada não andar.

Ao colocar uma roda maior, os vbrakes tiveram de levar estes pequenos adaptadores da Litepro em alumínio, que não comprometem a eficácia da travagem

A portuguesa Rodi forneceu-nos de urgência estes aros 700 com dupla parede e raios para construção da roda.

Inicialmente pensou-se numa roda 27.5 para evitar chatices a sério por causa do tamanho do quadro, mas arriscou-se mais um pouco e valeu a pena. O limite máximo de pneus é o 700x35. Neste caso tinham de ser uns Schwalbe Marathon com antifuro




Guardalamas e suporte minimalistas mas funcionais. O traseiro é um Michigan da portuguesa Polisport

Frontal completamente artesanal, madeinBkLisboa :))

Descanso muito mais robusto que o de origem

No final temos uma bicicleta com bom aspecto (palavras do dono), única no país (e se calhar no mundo), robusta, e...

...dobrável.

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários