Uma dobrável com roda de 24" e apenas 13kgs, esta Node é a resposta da Tern a quem tem pavor a rodas pequenas e quer fazer distâncias consideráveis eventualmente em cicloturismo.
É a segunda vez que destaco esta menina no blog, desculpem-me os haters da Tern, se houverem, porque o blog tem sido inundado de bicicletas e novidades da marca. Calma que não me esqueci das outras marcas, aliás destaco os dois ultimos posts sobre a guapissima Castro e as japonesices da Dahon que nunca vais ver na Europa
A verdade também é que muitas das bicicletas são pedidas por clientes e há ultimamente uma clara tendência para a Tern. Eles de facto trabalham muito bem a marca e o "clean design" + utilidade é um dos truques.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-UPiKuUd6xDu6s9heBxdnRC7lpRqcIk6PRjjBfzH1cN6H147zPcGfLICj0tgYnWzXnYoY4mbeadGW3jTjDz2WGHgAMdk3ltQmOqiymaYPvaqiqPicwywrje9uotRGx9LrXpOQFbR7p-iy/s640/DSC_0343.JPG)
A Node D8 é uma bicicleta de roda 24, aros dupla parede com pneus balão, antifuro Schwalbe Big Apple (24x2.00) especialmente concebidos para cidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3iW4Ev-ONsYvIsQf50JLtCZWD1uZ9z7KyoffDUJGwMy_tHJpAx6FvJFLkkPUZGaSBJz4R_W2dJv7suTuY2Tsm1yWOIMNSU1enx00FGPZy6S6zilRVVQ2zLf5FO0o8H1AUQF7eOpoRg-k1/s640/DSC_0350.JPG)
Aros dupla parede, mais resistentes a empenos e pesos, raios em aço inox SAPIM, pintados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglqBDUgt3xxQD8bFWCIn-gYDyMWJ1tMAo81XZAKRZ12UgGnCYwF6d7P7y24bQA1m6dHdAMY5DlwORfXsEVYd_QLsbbkLzMkTny_HLfqygQxebjA9kTTyURFzyJBwgZ0uPBBK0XPDMeaosz/s640/DSC_0339.JPG)
Transmissão Shimano Claris de 8v que equipa as gamas de entrada das bicicletas de estrada, mas com um carreto tipo btt, mais amplo. A Node também tinha uma versão com cubo de mudanças Shimano 7v. Pode sempre fazer-se um projecto destes como aconteceu há uns meses com esta Joe
Mas para longas distâncias em cicloturismo, o Claris ou outro de gama idêntica é o ideal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6wgfWkjCUZNWsWsxGWhQbmiKhjqEEUXR5lDv4sV4gB6uJ-to4asU8zmn-1tq5wmSqjOD_J9A6Ds6ZmLHfHjBQdLL4a6H6tdPSRdRBzBQ7ifwutgPjaTnWK6Z1r5j_I06WZ54_WWeYFlV1/s640/DSC_0340.JPG)
E por falar em cicloturismo, vem de origem com um bom suporte com ganchos elásticos e sem as habituais 2 hastes de cima ligadas ao quadro, apenas fixado no guardalamas e suportado em baixo junto ao eixo da roda. Embora não tenha as abas recuadas como o Tern Cargo Rack, como fica alto, à partida não tocas com os pés nas malas. Aconselho a troca do reflector de origem por um com luz e pilhas recarregáveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg09EIwkjXGRFXVjdAGNTLA5VlPTjbiyJ-4MShkr6emBQPrLNHF3N5_pWnzNH_X4Nm6NEh2nlWeysKXbfZbM_WTnVt_HE40vdtsNHy-QghGX26EWCm4m6xFvrJzzp4JiSLjsHjMiPyfbydU/s640/DSC_0337.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitTlShanw01mo6riRbnx8msHxWCecQnAtQ1jEu03Xhx8Olch1X9gF0QjW4ygkw1sGa1dbtNONahKlcnMjakiL2F_txK4-p02xXp15vsjWFtO28Dy7THJqaS89HZdzGaAGwkB9Wq3zL_i_W/s640/DSC_0338.JPG)
Falar da Tern é falar do espigão Physis 3D, peça unica sem soldas, que diminui as vibrações e da dobragem em "N" de 10 segundos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBamn-OkFfPQzItQjKg1NC-lCEVlJ4sFmoMDd8QuEvphI7hltWC9pqQGF4qrFMSzKTeMp3H_xMU9RW8BsvtU-Sj62t3xzZuP_xaF2Yk57e7okiMV6NThbdzdYHbiTmRDJ0GvkahxJAHiy8/s640/DSC_0345.JPG)
O avanço dobrável Andros que permite regulação de quase 360º em torno do espigão em T, permitindo o uso de pessoas com 1m40 até 1m95. O manipulo de mudanças é rotativo, mas por pouco dinheiro se troca por um de gatilho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUtuJ4z3VpzkzXTXBWTRpCO79AbdOn7rSHRAA1seQCReytVpd7NtscYNqGezO_K4E_EQWemuxkbykvWUXL_tSqkVGU-t5E0fi4ZGXvozJih0_8SrfjyiKP3T9qCpy-QbqpBkh1laaNgYr7/s640/DSC_0358.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH3NgKkHck-zdWoUF2pbS3MqEnyg6HLqtjrpIaC0D8ZEUWe4I7MVxD75Myx6lyv_z3xUvkjwJNLYIpff8f9nIT59Tdl7YGAModQ987FnDLL6nbaMcKGskcHkO_OZh2QfGEtlEnLnCOPZw5/s640/DSC_0356.JPG)
A chapinha bonita da Tern que esconde as duas entradas de parafuso onde podes instalar o Luggage Truss, que permite levar todos os acessórios Klickfix, Tern e outras marcas com encaixe Klickfix, sem comprometer a direcção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy2P8Mo0WOo_bGr5RNLfHm8QZNgumG6D2rC23umEtVqxBSBCxgE_VW3JeqhKlHJDFudshTevqi5Sd7olFmZe4XtSZCUs1-toevx2mkJLmwJsD7VGyNuZjr_tBe_56tEu_XFiL5gr2InZ14/s640/DSC_0348.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMvdD305fhPRxSs6CsVfa7MsIT_6n7k78pzOH9cLP9z6l2ZLdRIUIt4Pbrkj2gAtYu5bGzCIZ_6IDLMjbRQwpTIj8S-w9B-gRcFn3CwfJfxjGjt6BHu3DrqSt6c7ke6FCLg1XyKX17sepj/s640/DSC_0353.JPG)
A dobragem final não fica assim tão grande (39 x 86 x 84 cm) mas pode ser suficiente para não caber no portabagagens do carro sem termos de baixar o banco e nos taxis/uber podem ser problemático se não forem carrinha.
Para quem é a Node D8?
Para quem precisa apenas da dobragem para guardar em casa ou em viagens combinadas com autocarro ou comboio e prioriza o conforto à rapidez. E por ter Andros, permite a utilização por mais do que uma pessoa sem ser preciso ferramentas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6QdOv0IOEAo-BsjmI-tk15MQLxlLBm8pQrJ-PrrC0OkI1St0Z_3Su2Gs291_089zpvARszGXotX2P-WlsrilmOLeQb_m4OTV8Mk_Zxnj1e8fHT0WTNcnDglZKaCIOEvLJz0Z1Wuq3kEEd/s320/DSC_0410.JPG)
A verdade também é que muitas das bicicletas são pedidas por clientes e há ultimamente uma clara tendência para a Tern. Eles de facto trabalham muito bem a marca e o "clean design" + utilidade é um dos truques.
A Node D8 é uma bicicleta de roda 24, aros dupla parede com pneus balão, antifuro Schwalbe Big Apple (24x2.00) especialmente concebidos para cidade.
Aros dupla parede, mais resistentes a empenos e pesos, raios em aço inox SAPIM, pintados.
Transmissão Shimano Claris de 8v que equipa as gamas de entrada das bicicletas de estrada, mas com um carreto tipo btt, mais amplo. A Node também tinha uma versão com cubo de mudanças Shimano 7v. Pode sempre fazer-se um projecto destes como aconteceu há uns meses com esta Joe
Mas para longas distâncias em cicloturismo, o Claris ou outro de gama idêntica é o ideal.
E por falar em cicloturismo, vem de origem com um bom suporte com ganchos elásticos e sem as habituais 2 hastes de cima ligadas ao quadro, apenas fixado no guardalamas e suportado em baixo junto ao eixo da roda. Embora não tenha as abas recuadas como o Tern Cargo Rack, como fica alto, à partida não tocas com os pés nas malas. Aconselho a troca do reflector de origem por um com luz e pilhas recarregáveis.
Falar da Tern é falar do espigão Physis 3D, peça unica sem soldas, que diminui as vibrações e da dobragem em "N" de 10 segundos
O avanço dobrável Andros que permite regulação de quase 360º em torno do espigão em T, permitindo o uso de pessoas com 1m40 até 1m95. O manipulo de mudanças é rotativo, mas por pouco dinheiro se troca por um de gatilho.
A chapinha bonita da Tern que esconde as duas entradas de parafuso onde podes instalar o Luggage Truss, que permite levar todos os acessórios Klickfix, Tern e outras marcas com encaixe Klickfix, sem comprometer a direcção.
A dobragem final não fica assim tão grande (39 x 86 x 84 cm) mas pode ser suficiente para não caber no portabagagens do carro sem termos de baixar o banco e nos taxis/uber podem ser problemático se não forem carrinha.
Para quem é a Node D8?
Para quem precisa apenas da dobragem para guardar em casa ou em viagens combinadas com autocarro ou comboio e prioriza o conforto à rapidez. E por ter Andros, permite a utilização por mais do que uma pessoa sem ser preciso ferramentas.
Acede a loja online para veres estes e outros modelos Tern: bklisboa.pt/tern
Segue o minivelocentral.com aqui e recebe por email os novos posts
Excelente review desta bicicleta. Comprei a minha ai no inicio do ano e estou muito contente com esta aquisição. Tem acompanhado para todo o lado. Excelente aquisição. Parabéns e continuação de bom trabalho.
ResponderEliminar