As dobráveis mais compactas


Apesar das bicicletas dobráveis de rodas de 20" serem mais conhecidas tudo começou com bicicletas de roda 16 como a Bickerton em 71 e a Dahon Classic em 82.



DAHON CLASSIC A Dahon Classic, uma bicicleta muito à frente do seu tempo, tal como a Bickerton em alumínio. Desenvolvida pelo próprio David Hon que teve dificuldades em encontrar uma fábrica que a produzisse por ser um nicho, demasiado complexa em termos técnicos e não acreditarem no produto...
Actualmente não há muitas marcas a produzirem dobráveis de roda 16, sendo a medida 20 a standard. No entanto há algumas características a ter em conta que favorece muito bicicletas com este tamanho de roda.



PESO
Ao contrário do que se pensa as dobráveis por terem demasiadas peças e os quadros mais robustos (=pesados) fazem com que o resultado final numa bicicleta de média gama seja de 12 a 13kgs. Há bicicletas de estrada em aço bem mais leves. Se em vez de 20 optarmos por 16, reduz-se significativamente esse peso.

Brompton - fonte: velokurierladen.ch


ARRANQUE E MANOBRABILIDADE

As dobráveis 20" têm vantagem em circuitos urbanos devido à menor dimensão de roda, o que se traduz num arranque mais rápido, agilidade no meio do trânsito e a contornar obstáculos como buracos. As de roda 16" elevam fasquia. A diferença de desempenho entre uma e outra depende dos modelos e componentes (transmissão, pneus, etc), sendo que por exemplo uma Dahon Curve, uma Birdy (roda 18) ou Brompton oferecem um desempenho acima da média superando a maioria das bicicletas de roda 20 de outras marcas.

TAMANHO
Aqueles centímetros a menos que possibilitam colocar a bicicleta na bagageira do carro juntamente com outra bagagem sem ter de fazer contas de subtrair, ou do taxi, ou aquele cantinho do autocarro.
Dahon Curl

NA PRÁTICA
Quem já tem uma dobrável de roda 20, já deve ter reparado que em certos sítios, mesmo com ela dobrada ainda se sente algum desconforto por causa do volume. E não falo só do autocarro ou outros transportes, mas no restaurante, no cinema, no consultório médico... As de 16" passam naturalmente mais despercebidas. Por isso também são ótimas para quem se sente pouco seguro na estrada  e quer fazer uma utilização mista com o passeio quando este o permite.




Como disse o desempenho, segurança e conforto delas depende dos materiais, por isso vou destacar aqui algumas que testei e que recomendo:


DAHON CURVE


A CURVE é um modelo 16" que a Dahon tem há mais de 10 anos e provavelmente a bicicleta com melhor relação qualidade/preço que podes comprar. É actualmente uma das minhas preferências principalmente em dias de chuva e passeios com o bebé na cadeirinha à frente. Tem o quadro e dobradiça da gama alta MU, assim como o espigão de guiador e espigão com bomba incorporada. Esta versão tem 3 velocidades de cubo com reduzida manutenção e permite colocar as mudanças estando parado. Já tem guardalamas e suporte de bagagem e é compatível com os acessórios Klickfix que se colocam num adaptador à frente, não interferindo com a direcção. Como upgrades o que fiz para mim foi trocar pneus por uns Schwalbe Big Apple 16x2.00, mais largos e efeito suspensão que minimiza as vibrações. Troquei o pedaleiro por um maior (53dentes) para mais desempenho e o selim de origem por um mais confortável embora o de origem não seja mau.  Podes ver mais sobre ela na loja online

Dahon Curve
Closed group · 39 members
Join Group


BROMPTON



A bicicleta que todos falam porque custa muito e porque os ingleses são malucos. Quando ouvires isto já sabes que a pessoa nunca experimentou nenhuma. Em termos de dobragem é a mais compacta de roda 16. Na verdade é uma roda de 349mm (a Dahon Curve é 305) ou seja aproxima-se mais das 17". A desvantagem é não haver muitos pneus nesta medida e os que existem são finos. Por outro lado consegue ser um pouco mais rápida e como o quadro é no velho aço assim como forqueta e espigão de guiador, sentimos menos vibrações. Podes encomendar uma nos meus amigos da Velo Culture no Porto ou BikePOP em Lisboa.


BIRDY


A Birdy é de roda 18" (355mm) a diferença de tamanho de roda para 16 é marginal, mas é o suficiente para ser mais rápida sem ocupar o mesmo tamanho de uma de roda 20. Esta máquina alemã também a única que não tem uma dobra no meio do quadro (alumínio). Ou seja está mais preparada para apanhar pancada fora da estrada. Coloco esta bicicleta num registo mais touring, grandes viagens. Embora seja um mimo andar com ela pela cidade. É também a única com travões de disco hidráulicos. podes encomenda na loja online


DAHON PICCOLO



A Piccolo já é de 2003 e obviamente só se encontra em sítios como o eBay. Mas guardei uma boa experiência na condução desta bicicleta em aço cromoly. O aço com rodas pequenas funciona muito bem porque aumenta bastante o conforto principalmente nas estradas em mau estado. Este quadro é também baseado na Dahon Classic original com aquela barra no meio que ajuda a diminuir a tensão sobre o quadro na zona da dobra. Pessoalmente é o quadro que mais gosto e é uma pena de não haver nada parecido no mercado ocidental. Existe no oriente a Dahon Presto em alumínio que tem feito muito sucesso.


fonte hashirin.com

Strida


Disponível em roda 16 e roda 18 a Strida não tem o objectivo de ser a mais compacta, mas sim de ser prática. "Get the job done"! Dobrada fica idêntica à um carrinho de bebé e é a mais prática para se empurrar na rua, no supermercado ou na estação de metro. O segredo está no tamanho comprido que fica ao nível das mãos. Em condução porta-se como uma pasteleira, posição direita e muito conforto. Só não esperes é muita velocidade nela. Isto é uma dobrável puramente citadina. Para uma melhor performance recomendo a versão de 18” com pneus Schwalbe Kojak. Mas se o teu estilo é realmente "nas calmas" a de roda 16 com os pneus de origem é excelente.
Podes encomendar uma aqui ou experimentar primeiro na loja


Bicicletas que ainda não experimentei
Há alguns modelos que não queria deixar de fora, mas infelizmente ainda não os experimentei por isso vou destaca-los com base nas reviews que tenho lido

DAHON CURL



Com rodas 349mm e dobragem em 3 partes (igual à Brompton) confunde-se com esta ultima e até foi alvo de um processo. Na verdade são muito diferentes, a começar pela curvatura doida do quadro e pelo facto de ser totalmente em alumínio, da dobragem ser muito mais rápida e do peso suportado ser de 130kgs! É um preço semelhante ao da Brompton com a vantagem de usar peças menos proprietárias como a transmissão de cubo Shimano. Para quem quer um veículo mais moderno com a mesma funcionalidade a Curl é a resposta. Podes encomendar uma na nossa loja online


TYRELL IVE



Estou muito curioso em relação a esta japonesa. A Tyrell é conhecida no Japão pelas suas bicicletas minivelo de roda 20 e algumas também dobram.
A IVE é uma dobrável de roda 18" (355mm) com componentes de muita qualidade e quadro em aço cromoly. É uma espécie de mix com o melhor da Brompton (dobragem e quadro de aço) com o melhor da Birdy (componentes, tamanho de roda e quadro sem dobra). Estou à espera que esteja disponível para o mercado Europeu. Já há um importador mas ainda estão a trabalhar na logística. Já há disponibilidade no fornecedor


BICKERTON PILOT



A Bickerton como referi no inicio é conhecida por ter sido a primeira a fabricar uma bicicleta dobrável de alumínio (1971) Depois de uma longa paragem no mercado depois do boom das bicicletas dobráveis de roda 20 produzidas na China e Taiwan, a Bickerton fez uma parceria com a Tern e produziu uma série de bicicletas com vários tamanhos de roda e com componentes modernos. Uma delas é a PILOT de roda 16, uma espécie de Dahon Curve, sem ser curva e com aparência mais clássica (componentes prata, cores sóbrias, selim e punhos castanhos) Provavelmente terá o mesmo desempenho de uma Curve ou pelo menos será uma experiência muito próxima tendo em conta por ex. a distância entre rodas. Podes encomendar uma na loja online

E é isto. Ainda existem bicicletas como a Dahon Jifo e a EEZZ  muito giras, mas  não se sabe qual o destino delas agora que a Dahon tem a CURL.

Podes encomendar qualquer uma destas bicicletas na loja do blog

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários