Tern Cargo Node



Isto agora parece que todos querem bicicletas de carga. É pedidos de orçamento, de teste, de adaptações em bicicletas antigas... São sinais muito claros de mudança e para mim é um novo fôlego e mais gás... quer dizer pedalada, para continuar.

A Cargo Node é uma Node de roda 24" com o kit da Xtracycle, com alguns excelentes upgrades pelo meio como os travões de disco hidráulicos da Tektro e uma melhor transmissão.
Ela chegou dobrada na caixa caixa relativamente pequena, o que deu logo uma primeira ideia das potencialidades. Ao contrário da GSD e apesar da Node ser maior, como dobra, ocupa menos espaço.

E é precisamente isso o que destaca esta bicicleta de carga de todas as outras no mercado, é a unica que dobra em que o quadro já com provas dadas noutros modelos, tem pelo menos uma garantia de 10 anos. Isso é muito importante e dá-nos confiança para a usarmos sem ter medo que alguma coisa corra mal, desde que se cumpra os limites de carga que no caso da Node são 160kgs + o condutor.



Pneus Schwalbe Big Apple 24x2.00, travões disco hidráulicos da Tektro, aros com dupla parede e uns robustos e bonitos guardalamas.



O dínamo da Biologic, o Joule 3 que alimenta o farol da frente e farolim traseiro. As rodas são também de aperto rápido, mas não se ganha espaço ao tirar. Fica apenas mais simples para trocar uma câmara de ar na rua. O ideal é trocar isto por uns apertos de segurança (rodas+ selim) para estarmos descansados.



É uma bicicleta de carga mesmo muito compacta! E de roda 24. Tamanho dobrada: 52×132×83 cm
A dobradiça dela é a mesma das gamas altas Verge (OCL+ Joint)



É uma bicicleta elegante e simples. Não é fácil de conseguir isso numa bicicleta de carga.



A corrente rola sobre este adaptador para não tocar na estrutura. Acaba também por ser um guia que ajuda na performance do desviador traseiro.






Muito importante e que pode ser factor decisivo. Como é apenas um kit, um dia que já não precisem podem vender, colocar a roda no sítio, desviador, encurtar a corrente e têm uma Node "normal" muito bem equipada.



O descanso, que faz parte do kit da Xtracycle é muito robusto e pareceu-me mais estável do que o que vem de origem na GSD e tendo em conta que é suposto levar menos peso do que esta.





O avanço regulável Andros e espigão patenteado Physis 3D versão T que também vêm na Node sem kit e GSD.

O farol Valo 2 (41 lux) regulável, punhos ergonómicos da Biologic, manetes Tektro hidráulico.

Sem esquecer que como todas as dobráveis Tern, também tem o encaixe frontal para o Luggage Truss que permite colocar qualquer acessório Klickfix como o Kanga rack, cestos e malas, sem interferir na direcção.



Os alforges são enormes com capacidade para 35lts ou 22kgs de cada lado e ainda têm uma aba grande para permitir segurar volumes compridos (como madeiras ou ferros por exemplo)


Espreitando por baixo do saco, vemos o respectivo disco a robusta estrutura Xtracycle e o desviador Shimano Altus, ultimo modelo que assegura as 8 velocidades traseiras.

Sobre isto quero dizer o seguinte. É certo que a cassete tem maior amplitude, neste caso é uma cassete de 11 a 34 dentes, mas eventualmente podes querer um upgrade para mudanças de cubo que permite por exemplo colocar as mudanças estando parado, principalmente com muita carga atrás (como duas crianças). Teria de ser por exemplo um Alfine 8 com entrada para disco. A desvantagem é o aumento de peso.

O kit vem também com uma plataforma para sentar e duas pegas para segurar. Estas pegas também dão jeito para pegar na bicicleta por qualquer motivo. O ponto de equilíbrio é precisamente na pega mais próxima do selim.

A sortuda que vai levar esta menina, também pediu um Magic Carpet que é esta almofada em cima comprida com o tamanho dessa plataforma que se prende com velcros ao longo desta e a armação de segurança para o transporte de crianças.

As cadeiras de criança recomendadas pela marca são as Yepp Maxi Easyfit, podendo levar duas. Podes sempre colocar outras cadeiras, mas depende do tamanho e tipo de adaptador. Se for só uma, qualquer marca/modelo para encaixe no suporte serve.


fonte: cbc.ca


Ainda sobre os componentes, o espigão de selim é da Biologic com uma bomba de ar incorporada que é o suficiente para te safar no meio do nada. E a bomba é muito boa.



A Cargo Node é muito leve dentro do segmento, apenas 24kgs com os sacos. Não esquecer que é de roda 24 e os quadros dobráveis são sempre mais pesados do que é costume pensar-se só porque são de alumínio. A estrutura é complexa. É pelo menos leve o suficiente e compacta o suficiente quando dobrada para poderes transportar no metro ou quem sabe no autocarro, dependendo do olhar avaliador do motorista.



Para não falar do automóvel e comboio. Também não precisas de a levantar dentro do elevador, pelo menos nos mais modernos. E mesmo que tenhas de a inclinar, estando dobrada é muito fácil pegar nela. Em casa é um mimo poder tê-la em qualquer canto.







Não podia falhar a comparação de comprimento com a GSD. Como podem ver é muito parecido. A plataforma da GSD é maior, mas na prática a usabilidade é a mesma. São duas máquinas parecidas mas muito diferentes. A GSD é eléctrica e tudo foi pensado em torno disso. Se lhe tirássemos o motor, a GSD ficava praticamente disfuncional devido ao peso e aros/pneus largos que tem. Sim eu já passei por isso precisamente ontem quando acabou a bateria a 2 kms da loja e carregado com duas bicicletas! A Node foi pensada para ser independente de motor (apesar de poderes colocar um) e a transmissão dela (8x2) é suficiente para a maioria das situações



Para quem é a Cargo Node?
Para pessoas entre 1m58 a 1m95 que procuram uma bicicleta de carga leve e relativamente económica para poder levar pelo menos uma ou duas crianças, ou um adulto e alguma carga. Para quem mora em apartamento, com elevador. Para combinar a deslocação com o comboio/metro/barco ou as deslocações não sejam de excessivos kms e não tenham subidas muito inclinadas (ex . a Av Liberdade ou Almirante Reis em Lisboa)


A Tern está muito focada na usabilidade da bicicleta como meio de transporte e é isso que eu amo na marca. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença e esta Cargo Node é um produto que apetece ter. Tal e qual como a GSD.

Vê aqui os posts sobre a Node sem Xtracycle e a mini cargo e-bike GSD
 

Acede à loja online e descobre mais informação sobre este e outros modelos Tern

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