Dahon Curve SL x bullhorn x Nexus 3

Finalmente consegui algum tempo para pegar neste projecto. Comprei esta Curve SL porque me pareceu uma boa base para um "downgrade" destes.



Características de origem:
Quadro aluminio Sonus
Roda 16" (305), aros Kinetix
Espigão + selim Kore
Pedaleiro Sugino
Guiador Kinetix, punhos ergo e manetes Biologic
Pneus Schwalbe Marathon Racer 16x1.5 válvula fina.
Travões vbrake curtos Kinetix
8 velocidades cubo Shimano Nexus
Suporte traseiro e guardalamas SKS
Peso: 11kgs


Podes ver mais fotos do post original aqui

A ideia aqui era diminuir o peso, aumentar a performance em estrada e dar um ar mais limpo mas agressivo.
Para já, desmontar a roda traseira e trocar o pesado Nexus de 8v por um Nexus de 3 (quase menos 1kg), o suficiente para este tamanho de roda em trajectos urbanos.



Consegui aproveitar os raios e o cubo tem a mesma furação (36f). Abri um buraco maior na entrada da válvula para levar válvulas americanas (as "normais" de mota/carro)



Para melhorar o rácio no sentido de ficar mais rápida, usei um carreto de 13 dentes cromado da Sturmey Archer. Não é completamente compatível, o anel que bloqueia o carreto precisa de ser um pouco desbastado e o plastico preto do lado de dentro também. 



O manípulo que usei no guiador bullhorn é o Sturmey Archer SL-S30 de braçadeira em vez da versão de topo nos guiadores de estrada que costumo usar nas Veli Classic U. Este fica mais protegido quando se dobra a bicicleta.


O travão traseiro da Kinetix foi substituido por um cantilever cromado "made in Japan" da Shimano. As manetes de estrada não são muito compatíveis com o vbrake. Mas há adaptadores que futuramente sou capaz de experimentar. Repara no pormenor da braçadeira de espigão, onde tive de adaptar um afinador.


O pedaleiro manteve-se o mesmo, um Sugino de 52 dentes. Apenas tirei as protecções que estragavam o visual dele. Ficou pendente a situação de trocar o prato por um maior. Vamos ver como se porta na estrada para ver se ficou a meu gosto.


Troquei os pedais por uns da japonesa MKS, os FD-6 em alumínio muito bem trabalhado.


Podes colocar qualquer guiador num espigão dobrável desde que testes a dobragem primeiro antes de alterares alguma coisa. Neste caso o bullhorn com 42cm de largura assenta que nem uma luva. As manetes são umas R30 da Sunrace que costumo usar também na Veli. A fita de guiador é furada, muito confortável pelo menos para os dias de calor. A rota da cablagem manteve-se embora tivesse de trocar tudo, incluindo espiral por causa da diferença de distâncias. Uma nota importante, este tipo de guiador carece de um aperto um pouco maior para não descair com a força. O ideal são os espigões dobráveis em T com avanço e dobragem do guiador para fora em vez de ser para dentro. Mas isso iria ocupar mais espaço e o objectivo da roda 16 é precisamente o contrário.



Para além de menos peso (aprox 9kgs) esta Curve ficou mais compacta em largura por causa dos pedais.



O selim e espigão de origem da Kore, são um must para quem quer diminuir peso numa dobrável. O carril é em plastico muito forte e o espigão em alumínio mais curto e mais leve.



O bullhorn é um guiador muito bom para circuito urbano, apesar de menos posições que o drop (corrida) o controlo no meio do trânsito é bem melhor e consegues agarrar melhor o travão. Para viagens longas em viagens maiores o drop ou mesmo o borboleta são os mais indicados. 




Esteticamente também lhe dá um ar mais agressivo. Outro aspecto é que ganhas um avanço considerável que faz toda a diferença numa bicicleta pequena como esta. Não é por acaso que as Moulton inglesas tiveram (têm) o sucesso que tiveram e é hoje uma marca de culto. Embora com quadros de aço e rodas um pouco maiores 16" (349mm), 17" e mais recentemente 20".


Schwalbe Marathon Racer 16x1.50 o pneu ideal para esta construção. Embora o meu preferido seja o Kojak mas que só está disponível na medida 349mm. Estive para fazer o upgrade nas rodas para essa medida, mas não me queria desfazer destes aros. O travão da frente com alguns ajustes, nomeadamente o aumento da tensão da mola e o facto de ter pouca distância da manete conseguiu-se boa compatibilidade com a manete.


Resumo
Quadro aluminio Sonus
Roda 16" (305), aros Kinetix
Espigão + selim Kore
Pedaleiro Sugino (sem protecções)
Guiador bullhorn, manetes Sunrace R30, manípulo Sturmey Archer SL-30, fita de guiador furada
Pneus Schwalbe Marathon Racer 16x1.5 + câmaras Schwalbe válvula americana
Travão vbrake Kinetix frente
Travão cantilever cromado Shimano traseiro
3 velocidades cubo Shimano Nexus
Suporte traseiro e guardalamas SKS
Pedais MKS FD-6
Peso: 9kgs

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Dahon Curve
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