Entrevista ao Joakim o designer da Tern GSD


Uma entrevista de 2017 feita pela Cargobikemagazine ao finlandês responsável pelo desenho da GSD, a bicicleta de carga do momento  que revoluciona pelo tamanho, capacidade de carga e potência.

Texto original em cargobikemag.com
Por Geir Anders, em 9 de setembro de 2017
Tradução feita por mim (tradução finlandês - inglês com recurso ao G.Tradutor)

Não há dúvida: Para mim, a GSD é maior novidade em bicicletas de carga para 2017. Liguei para o designer por trás - Joakim Uimonen - para falar sobre design do quadro e da sua própria vida com 34 bicicletas e nenhum carro.

Joakim Uimonen - mais conhecido como Jojo - é o designer por trás da Tern GSD, a bicicleta longtail super compacta que foi apresentada na feira Eurobike na semana passada (2017). A empresa Tern Bicycles localiza-se na cidade de Taipei a norte de Taiwan, mas Joakim raramente está na sede.



DESIGNER: Joakim Uimonen é um homem famoso na indústria finlandesa de bicicletas. Nos últimos anos, ele trabalhou como chefe designer na Tern, com sede em Turku, na Finlândia, uma cidade costeira localizada no meio do mar Báltico. A partir daí, Joakim gerencia a equipe de design com pessoas de vários continentes - que juntas desenvolvem bicicletas dobráveis ​​que são conhecidas como leves e rápidas.

COMPACTA longtail: A Tern GSD é incrivelmente curta para uma "longtail" (bicicleta de cauda comprida) - apenas 180 cm de comprimento, igual a uma bicicleta convencional - mas com a mesma capacidade de carga das dos seus concorrentes.



Chamar de sólida à sua formação profissional é um eufemismo. Joakim estudou para se tornar um engenheiro mecânico, mas queria mais oportunidades. Por isso tirou dois mestrados um em design de máquinas numa universidade técnica e outro em arte de design industrial na Faculdade de Design em Helsínquia. O ultimo grau deste mestrado focou-se no desenvolvimento de novos conceitos de ciclismo, com ênfase particular em bicicletas que podem ser dobradas ou mudadas de forma.

Ele foi líder de desenvolvimento de produtos no fabricante de bicicletas Tunturi, e também teve um período com o fabricante de telefones Nokia antes de ser convidado a juntar-se à Tern, depois de se familiarizar com o empresário Josh Hon em inúmeras feiras de bicicletas ao longo dos anos.



Agora a Tern lança uma nova categoria de bicicletas: "utilitárias compactas". Este é o primeiro modelo da GSD, com motor Bosch e estrutura sólida 

JoJo: Eu nunca tive um carro, mas sim 34 bicicletas. Entre elas está a Tern Cargo Joe, a primeiro longtail que lançamos juntamente com o Xtracycle em 2012. Também tenho uma Bullitt que eu gosto. Essas duas bicicletas são muito boas e úteis. Para mim a substituição do automóvel. Mas a questão é, principalmente em relação à Bullitt: como fazes numa longa viagem?

- E a resposta é?

Queríamos encontrar essa resposta e levantamos estas questões: quão pequena pode ser uma bicicleta e, ao mesmo tempo, ser realmente útil para aqueles que querem usá-la na vida quotidiana? Como uma bicicleta pode oferecer tudo o que precisas e ainda possa ser colocada no porta-malas de um carro? A Tern GSD foi a resposta.



Decidiste usar o Xtracycle nas duas Tern longtail anteriores e ainda criaste a tua própria linha de acessórios. Por outras palavras, o Xtracycle ocupa muito espaço?

O propósito do Xtracycle são os acessórios úteis, mas estávamos reduzidos a um tamanho considerável e tivemos que lidar com uma série de compromissos. Para tornar a bicicleta mais compacta, tivemos de desenhar um modelo de raiz.

Os dois modelos anteriores (Cargo Node e Cargo Joe) também tinham um quadro que podia ser dobrado no meio - mas este quadro agora é fixo. Isso significa que um quadro dobrável não consegue suportar a mesma quantidade de carga que a GSD (180kgs) ?

É claro que tentámos olhar nessa direcção - com um quadro dobrável na GSD - mas desta vez decidimos optar por um quadro sólido com um limite de peso mais alto. Veremos o que acontece depois. Lembra-te este é o primeiro modelo de uma nova categoria para nós - "utilitárias compactas". E agora priorizamos a alta capacidade de carga e a máxima estabilidade. Repara que também os componentes, travões, aros etc vêm do ciclismo off-road, onde os requisitos para resistência ao desgaste são muito altos.

- Mas os pneus Schwalbe Super Moto X estão sozinhos, não consigo encontrá-los no catálogo de tamanhos de 20 polegadas?

Estávamos a procura dos pneus certos há um bom tempo, mas não encontramos nada que parecesse perfeito - com boa largura e tipo balão. Assim, submetemos um pedido à Schwalbe, com a qual já trabalhamos há muito tempo, e eles fizeram moldes próprio para o Super Moto X, para que a GSD pudesse ter os pneus certos. Esta é na verdade a segunda vez que Schwalbe faz uma série para nós,  também fizeram isso aquando a primeira bicicleta dobrável estradeira de 20 polegadas. (Verge ??)

Eu também enviei um e-mail para Schwalbe a pedir por esse tipo de pneus e não perdi ainda a esperança. Eu quero ver o Schwalbe Ice Nails em pelo menos 20 × 2.35 e 24 × 2.5, pneus de inverno construídos para mais peso do que os pneus finos de hoje com um limite de peso de 70 quilos! Podes dar a dica à Schwalbe da próxima vez?

Veremos o que acontece! O desafio para os fabricantes de pneus é que o número de moldes explodiu nos últimos anos, há tantos modelos e tamanhos de pneus agora, e é caro desenvolver um conjunto de tais formas para moldar cada largura e diâmetro de tantas variantes diferentes. Portanto, eles naturalmente têm de ter a certeza de que a demanda é alta o suficiente para investirem.

 Vamos falar sobre os acessórios na GSD enquanto esperamos: já tens pousa pés (sidekick) disponíveis logo neste modelo de apresentação. Como pensaste no desenvolvimento disto?

Fomos em direcções diferentes na altura de pensarmos em pousa pés e acabamos por começar com estes, mas sempre em mente ter o quadro preparado para diversos acessórios. Se houver um mercado para outras soluções, podemos conectar nessa entrada que o Sidekick usa. O mesmo se aplica aos acessórios Klickfix, pois não só assentos como outros acessórios compatíveis podem ser anexados ao suporte traseiro. Também é uma solução flexível que pode ser usada para muito mais. Por outro lado, o transportador de carga Shortbed deve ser fixado com parafusos sólidos, uma vez que pode exigir cargas pesadas adicionais."

A única coisa que sinto falta é de um apoio para as mãos, como o Hooptie no Xtracycle. Uma dessas coisas também irá aparecer na GSD? (nota: entretanto já existe o Sidekick bars)

Estamos muito conscientes de que esta necessidade existe e estamos a olhar para o assunto. Só temos que dizer que o que vês agora é apenas o começo.

Também optaste por um motor Bosch Performance em vez do mais potente motor Performance CX. Por que não usar o motor mais potente possível num camião destes que pode levar 180 quilos?

Porque, em nossa opinião, o desempenho actual é mais do que forte o suficiente, e o motivo é o tamanho da roda. Com um motor central como esse, a pequena roda traseira de 20 polegadas exige menos torque para empurrar a bicicleta levemente para cima do que as bicicletas". O desempenho do CX certamente ofereceria ainda mais poderes em situações muito extremos, mas também teria alguns inconvenientes: com mais potência teria menos autonomia de bateria e aumentaria o preço da GSD. Este último é sempre um factor que precisamos ter em conta.

Quando começaste no trabalho de desenvolvimento do GSD?

Começamos há alguns anos e, desde o ano passado, muito tem acontecido neste projecto. Para nós, esta é a primeira bicicleta numa nova categoria que escolhemos chamar de "utilitárias compactas", é uma categoria que nós sentimos ser bastante desconhecida na indústria de bicicletas, por isso podes esperar por mais notícias nossas!

Também desenvolveste alforges próprios para esta bicicleta, foi porque os da Xtracycle não se encaixaram?

Estamos bem cientes das vantagens e desvantagens das malas Xtracycle dos nossos modelos longtail anteriores, Cargo Joe e Cargo Node - mas para a GSD nós fabricamos nossas próprias malas perfeitas para a bicicleta e as necessidades primárias dos usuários. As bolsas GSD são muito fácil de abrir e fechar, e também são muito resistentes, com tiras de reforço reforçadas ao redor de todo o saco, além de poderem ser dobradas no quadro e ficarem quase planas quando não estiverem em uso!

Esta é a tua terceira longtail, num mercado de "camiões", onde há uma clara tendência para o transporte de pesos excessivos na frente das bicicletas.

Sim, há muitas bicicletas que colocam a bagagem à frente, se olhares apenas para a parte do mercado de bicicletas que é definida como bicicletas especializadas. Mas se olhares para o mercado de bicicletas como um todo, a grande maioria das bicicletas regulares e podemos facilmente olhar para GSD como uma bicicleta normal, apenas com muito mais possibilidades embutidas - sem que seja maior que o convencional, por isso. Para nós era importante manter a bicicleta compacta, mas ainda ter espaço para duas baterias e duas crianças mais bagagem. Então, o conceito de longtail foi a escolha mais adequada para GSD. Mas como disse: esta categoria (utilitária compacta) ainda é muito desconhecida e temos vários modelos em mente. Uma coisa é certa: vem aí mais da Tern!

Fim da entrevista. Podes ler mais sobre o Jojo neste link do site oficial Tern




Podes encomendar uma GSD e acessórios aqui na nova loja do blog

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários