Em três palavras: invulgar, bela e subvalorizada. Pelo menos por estas bandas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBGppy72wUyunGgK20ek6AYjtIaays4TmBiFmsxOYWD0xrfOC4NR3ql6N9WwEZD4lMugqEr6OsqgUVJE_aSuMZ0f8S0-w-hkC-HJdE7_1OEDrNhaCnGVQ_N83raFNz1B9MrRm7eaMq8dAm/s640/IMG_20181019_101719.jpg)
Muito estreita, é especialmente útil para espaços apertados em casa, passar nos torniquetes do metro/comboio, etc.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXmFOlEi98RyVnamJY007VD8_wYiZwR9f2gOL3tPvG3lAYB_3tUGAdVuGXPcckdxBqKDveh1VIQyPkgWnYjmde6G61ObPTs0U1kjVTttZsyzRn4GhRoGHqfuk7N2f0WYiuwD1kdbYwQ4Hb/s640/DSC_0702.JPG)
Discos mecânicos de 140mm têm um desempenho excelente mesmo em descida muito íngreme. Os pneus são uns 16x1.50 de lista branca e baixa pressão (50psi) Aqui um ponto negativo para as rodas que apesar de bonitas, pela sua estrutura interna não admitem muitos dos pneus mais conhecidos e melhores para esta medida como os Schwalbe Marathon ou Big Apple. Quem quiser fazer upgrades tem de se aventurar no modelo a seguir com rodas convencionais de raios. Todas elas têm um eixo especial único que suporta todo o peso traseiro. Como acontece com o sistema Lefty da Cannondale.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuTAuZbxYYnCPQHpCeGZX-5wxffNl89mNPy6TNEuelqMtCrg4TbrZnr-3nNqwsKTwUJOiFYtkLCCGmPnj8T_kMADCh4i8866FNlJ86waz3Uz6nUIRBVkg8MhwaD6ZnzJNpX6G60monJHoS/s320/884603581117.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdTyKTLDuuqFVy8lzFNuOXmXdMrErjyk2Pyl05EbtkBxKYclVPXndSwfN-aPjB-E3xGqj3_DO1Axk4gzs9wPi0bP8bi84k3oCmqDwZJeD_2zzRC009Wgr9ON4t4G1K_LesLMwgEfI4-TJK/s640/DSC_0675.JPG)
O formato de carrinho de bebé fechado foi o que fez da Strida um sucesso mundial. Ter a bicicleta dobrada e chegar de pé pouco acima da nossa cintura facilita imenso poder andar com ela pela cidade, calçada, supermercados, serviços, etc, sem filmes. 99% das dobráveis mesmo as mais pequenas, pelo seu peso e algum volume, dificultam esta tarefa. (mesmo as que possam ter 10kgs ou menos) A única mais parecida e não é uma bicicleta, é uma scooter, a Swifty. E mesmo assim não é tão prática como a Strida porque rola apenas sobre uma roda. A Strida é mais estável e não tem medo da calçada portuguesa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSzOLjjZMgqtqlJlNXFTxqHW7KeLwfwTYPfLLjcxlcMyD5gaShvSDZ1dlnckL8R5c0JTFmic6GR6AT1ahTiID10w8wD5xsVc_A4l9VV1RJdmRn87i40_QGUEK7ULONUwMSlhqYreBZZHvu/s640/DSC_0726.JPG)
É uma bicicleta para curtos trajectos de cada vez e para quem quer usar passeio, apesar de não ser legal, é excelente porque ocupa mesmo muito pouco espaço. Mas tem muito pouca velocidade por causa do rácio dela. A versão de 3 velocidades e roda 18 é a mais indicada para quem quer uma coisa mais veloz, sem perder nas subidas. Por motivos óbvios o arranque é imbatível, o que é especialmente útil nos sinais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXK7ypLtiIWM47zKfGbrZCjCYdtfZL7G6r4tT7aT9EPw79qWLvCaQOlulaPu2z-9xNygjao4t87taiQdndRAIDfAovJDKiJtvpkgD_NTY1uBa7UUijn7vRFF3iDdBNtXI1IdQfrB5EO9C3/s640/IMG_20181019_101914.jpg)
A subida na Morais Soares em Lisboa, faz-se sem esforço. Parece uma eléctrica com motor silencioso por causa da correia de Kevlar super resistente (oficialmente dá para 80mil kms)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5n2RAC-JpKp6_Q91yZeINtvHYxTqQ9l4J8J8_fH69JU55BnRjTNByn6S7fw8ZcMrrrkxv9ISIZS-rz8bX15_m4Xbbxj1P8HBSLZXwgt6xnux9yzDnmYXabYhUQq_A-G2ea64rLVVnFPLU/s640/IMG_20181019_102143.jpg)
É uma boa sensação de segurança, em estrada, poder pousar os pés sem stress.
Apenas senti um ligeiro levantar da roda da frente, a arrancar, por ter a roda traseira mesmo por baixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_MVM1zsrsFP651P8LV-C3cV0VhBrRYA8902LTNnAAsNfgqD9gNwSu7qKF3ig6Z-gYpfs_eB5fm-QqhkUbD0YR2pnY63Uthw7LKmhJ0p1gYuHmpO4VPFWrlgFkS_ZsxSqX3edAUVLYYsCW/s320/IMG_20181019_083832.jpg)
Conclusão
A Strida não tem concorrência no tipo de dobragem, design (conhecida pelo A) ou na performance/conforto. É uma bicicleta única completamente diferente do que estamos habituados. Gostei muito de a conduzir, mas tem pouca velocidade para o meu gosto. Aquela postura 100% direita é excelente para quem tem problemas de coluna ou prefere conforto ao desempenho.
É perfeita para as subidas de Lisboa e combinar com os transportes.
Para quem quer uma máquina mais versátil, potente terá de procurar noutro lado porque esta Strida é só para quem se apaixona à primeira vista. E confesso que sendo eu um apaixonado, estou tentado na versão de roda 18 com 3 velocidades (Strida Evo 18")
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNVha2T2tjMdD8mYklkiqAWCNTQGYY7HpfliEHXA9ySqJeoUZI2NdsrWiqQsmZqBPX1I210OP1Ek5RkhC_ff_xhSrzgfnUeCfLF-YNoskDpyOViUOLfCYV2ckhtD7b0G-I4slVOcrF0kxq/s640/IMG_20181019_101438.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBGppy72wUyunGgK20ek6AYjtIaays4TmBiFmsxOYWD0xrfOC4NR3ql6N9WwEZD4lMugqEr6OsqgUVJE_aSuMZ0f8S0-w-hkC-HJdE7_1OEDrNhaCnGVQ_N83raFNz1B9MrRm7eaMq8dAm/s640/IMG_20181019_101719.jpg)
É certo que a Strida de agora está bem melhor, a tecnologia evoluiu, as peças de melhor qualidade, o peso diminuiu, a forma como é feita, o cuidado com os pequenos detalhes, tudo. Mark Sandler é o designer por trás desta belíssima obra de arte ciclável, mas a propriedade agora é da Ming Cycle de Taiwan. E posso afirmar com convicção, depois de a ter experimentado várias vezes, apreciado os detalhes e ter lido sobre estas novas Stridas, que foi a melhor opção a tomar na altura. Hoje em dia fabricar bicicletas em casa como antigamente é um luxo que tem de ser valorizado e pago como tal (Moulton, Brompton...) Mas para colocar a marca no mercado internacional, com várias opções e a um custo abaixo do proibitivo, não há outra opção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNVwGsTg_LA8zZ_Ttg3jYwUjU0nB_0e0Ig-_APqwOMQRklTXCGFOP5W_BvUUt3XGtf-jI1yMjlyxU3dO9IOnzMhaDe3X3cNTusSz_6r-HIuFk8mYUAUmkROUrZNMEBBX22p_qV9NcsLQKT/s640/aab8bd2a8e7d320da11c72a61c56f36e--mk-tricycle.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPIXXBm34PrG3mC50inLFobHzsv6DFD84y-q-6FbBY5voXFS53omZ6NgHH7XbyekvpxD1wCA6pfxehwBzfOPdIRVAyL5tCFucSfGxqPSQbOdFL7Qh0x_tIu78scxojZjNY_CJW6boeJhHx/s640/DSC_0679.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3ek1Ot9uaBdTrlVmg0Z58YGTjZhqdpc3lYnYNUQP5unjbsntp4kGqLfZ1j6hT6ybxUSrJVlD2_Is3zq_1LdySlQrB2GsPGBvlIVmEoDwAKfRbVb6LkGVedDYOLO_sKZi5UnV1WXwkl0tg/s640/DSC_0685.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy5kAVhX5-aXTeBZLSEw9L4jzG3jQ93aC-tN9EmjrpcH0CUVFOVOvDBPOtssTExNLWmQlSsY2Hrf2Ql5MhWfVlj0Sw0HzcWh0MVLkj7j2TaWkovnVa9XyTx6oMgVTsmSlMT8zQwUv4x3FL/s640/DSC_0686.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Oz6nWBpV7SVnURbBDdKF_bNBeuujAUyEusgG_owPl5nt9Dt5g9-K1WVYIQf17UDrhhRZxZ2pLOWPwgIW6HIqDAv-8nSfVEBNJdvCTBBBENDPhiRta6rR8oNGIBSN7ptKNf9yhFG6C1no/s640/DSC_0718.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfdLryL0M7BNmUmcw1lZ3k6y2nQGlXPeJMP0dtKCEMDfIhWTLjswtBRAZy6WI1DU8g5IBul8w-tnkJTU81S29Z6zi7sjR9pa-TXttdiyZbNz-gnw9kYpZho_olS1A8nUz-Fsoen4w2bGq3/s640/DSC_0716.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNyU2ljuXFLXTVT88JJkBwvvMJ9olosKbrLyiMc0lkST7CbfH1pou6ka2KAFAg_3RecRcaapn950C4caxHMcjRgnsxgdJkvn_Byhc1l_6cJAdx8yeLIl_8at0j4D6Zh23drTMsNpO9CqnN/s640/DSC_0719.JPG)
O suporte traseiro de plástico, ajuda a baixar o custo, mas é pouco útil para cargas um pouco mais pesadas do que uma malinha de senhora. É também o suporte que aguenta a bicicleta quando está fechada. Há 3 opções de suporte oficiais, mais resistentes em alumínio. Podes ver aqui
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW3aa5sKcZLlIzodmd-xc01fN8WBlOPJu8ggdtmOfoyxoojXgQsZyOx2z_WmKu3HiIRecciPRz-BfJcJdtz8QaIx66yBzNBQi2Y220qiyc-a8ySlJDwHyK30D30DnlLUVkRxi6uQLuWGOt/s640/DSC_0704.JPG)
Guardalamas traseiro com o acabamento de origem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhduItsWMGW6dsnswxIStYaRzMUeKHr_o25FAaeOmwPtpPg-WU0edUT2i9TjN_I5n3SXABDM-2vHkODkW2snDr18FvJj-tXzN16F5ZQg3rLRKJ15jw0ILqU_USzxuO54SkeVvTcijdL76Nl/s640/DSC_0701.JPG)
Onde está o reflector, pode estar um led oficial da Strida. É um encaixe também especial. Quem quiser outra coisa, tem de se fazer um hack qualquer ou usar kits de luzes com braçadeira suficientemente larga para estes tubos do quadro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDMIh3KJlNnnK6evz92MVUOM9IgXYJ_e1MLfG3ow7A-rdbwe4kYO6xVyhT7zD3H4DS3wtrvZt9fbBfVKy4TaBt3xE5Yl75uSmgWM8ec56cP-ewNZVsOks6XimQ69q8PKOY-MJRuQ-foN8V/s640/DSC_0706.JPG)
Apesar de se ter tornado uma marca com produção em massa, para as massas, mantém a patente de "marca de culto", com o peso da antiguidade e com uma legião de fãs por todo o mundo (menos em Portugal).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNVwGsTg_LA8zZ_Ttg3jYwUjU0nB_0e0Ig-_APqwOMQRklTXCGFOP5W_BvUUt3XGtf-jI1yMjlyxU3dO9IOnzMhaDe3X3cNTusSz_6r-HIuFk8mYUAUmkROUrZNMEBBX22p_qV9NcsLQKT/s640/aab8bd2a8e7d320da11c72a61c56f36e--mk-tricycle.jpg)
Strida de 1987 produzida em Inglaterra
STRIDA LT
A LT é a versão de entrada de gama, 1 velocidade, rodas sem raios em plástico super resistente, discos, guardalamas, suporte de cargae um preço aproximado de 700€. Pedi uma turquesa muito bonita, com os componentes todos em preto. A primeira impressão que deu aqui no pessoal é de uma bicicleta robusta e com excelente material/acabamentos para o preço.
Transmissão de correia, não suja as calças nem as mãos, nada. E silenciosa. Faz lembrar os automóveis eléctricos que me pregam com cada susto ao aparecerem do nada.
Pedais dobráveis em plástico, como alternativa a Strida tem uns muito bons em alumínio.
Punhos ergonómicos da Biologic, com um pequeno cordel para agarrar as manetes quando fica dobrada e poder assim ficar em pé. Simples e eficaz. As manetes são em alumínio.
Um novo iman, mais forte e flexível para evitar que se desprenda quando dobrada.
O suporte traseiro de plástico, ajuda a baixar o custo, mas é pouco útil para cargas um pouco mais pesadas do que uma malinha de senhora. É também o suporte que aguenta a bicicleta quando está fechada. Há 3 opções de suporte oficiais, mais resistentes em alumínio. Podes ver aqui
Guardalamas traseiro com o acabamento de origem.
Onde está o reflector, pode estar um led oficial da Strida. É um encaixe também especial. Quem quiser outra coisa, tem de se fazer um hack qualquer ou usar kits de luzes com braçadeira suficientemente larga para estes tubos do quadro.
Muito estreita, é especialmente útil para espaços apertados em casa, passar nos torniquetes do metro/comboio, etc.
Discos mecânicos de 140mm têm um desempenho excelente mesmo em descida muito íngreme. Os pneus são uns 16x1.50 de lista branca e baixa pressão (50psi) Aqui um ponto negativo para as rodas que apesar de bonitas, pela sua estrutura interna não admitem muitos dos pneus mais conhecidos e melhores para esta medida como os Schwalbe Marathon ou Big Apple. Quem quiser fazer upgrades tem de se aventurar no modelo a seguir com rodas convencionais de raios. Todas elas têm um eixo especial único que suporta todo o peso traseiro. Como acontece com o sistema Lefty da Cannondale.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuTAuZbxYYnCPQHpCeGZX-5wxffNl89mNPy6TNEuelqMtCrg4TbrZnr-3nNqwsKTwUJOiFYtkLCCGmPnj8T_kMADCh4i8866FNlJ86waz3Uz6nUIRBVkg8MhwaD6ZnzJNpX6G60monJHoS/s320/884603581117.jpg)
Agora que vejo ainda não escrevi sobre a Cannondale Hooligan, a minivelo da marca, fica apontado!
DOBRAGEM
O formato de carrinho de bebé fechado foi o que fez da Strida um sucesso mundial. Ter a bicicleta dobrada e chegar de pé pouco acima da nossa cintura facilita imenso poder andar com ela pela cidade, calçada, supermercados, serviços, etc, sem filmes. 99% das dobráveis mesmo as mais pequenas, pelo seu peso e algum volume, dificultam esta tarefa. (mesmo as que possam ter 10kgs ou menos) A única mais parecida e não é uma bicicleta, é uma scooter, a Swifty. E mesmo assim não é tão prática como a Strida porque rola apenas sobre uma roda. A Strida é mais estável e não tem medo da calçada portuguesa.
A dobragem é também simples, o tubo de baixo do quadro separa-se do tubo vertical do guiador e fica preso por pressão ali numa borracha preta que podes ver na foto. O suporte traseiro serve de apoio e tem dois pinos para o contacto com o chão. O video em baixo que encontrei mostra a dobragem da LT.
NA ESTRADA
É uma bicicleta para curtos trajectos de cada vez e para quem quer usar passeio, apesar de não ser legal, é excelente porque ocupa mesmo muito pouco espaço. Mas tem muito pouca velocidade por causa do rácio dela. A versão de 3 velocidades e roda 18 é a mais indicada para quem quer uma coisa mais veloz, sem perder nas subidas. Por motivos óbvios o arranque é imbatível, o que é especialmente útil nos sinais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXK7ypLtiIWM47zKfGbrZCjCYdtfZL7G6r4tT7aT9EPw79qWLvCaQOlulaPu2z-9xNygjao4t87taiQdndRAIDfAovJDKiJtvpkgD_NTY1uBa7UUijn7vRFF3iDdBNtXI1IdQfrB5EO9C3/s640/IMG_20181019_101914.jpg)
A subida na Morais Soares em Lisboa, faz-se sem esforço. Parece uma eléctrica com motor silencioso por causa da correia de Kevlar super resistente (oficialmente dá para 80mil kms)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5n2RAC-JpKp6_Q91yZeINtvHYxTqQ9l4J8J8_fH69JU55BnRjTNByn6S7fw8ZcMrrrkxv9ISIZS-rz8bX15_m4Xbbxj1P8HBSLZXwgt6xnux9yzDnmYXabYhUQq_A-G2ea64rLVVnFPLU/s640/IMG_20181019_102143.jpg)
É uma boa sensação de segurança, em estrada, poder pousar os pés sem stress.
Apenas senti um ligeiro levantar da roda da frente, a arrancar, por ter a roda traseira mesmo por baixo.
Rotina (comboio - elevador - casa)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLOG3yUdzF6WacGMVQfsD7QRhlIjtDkL1jytD_hn4xaTXqb7xxaX4a0WXvdy_PAimhxsySKSjf3t_qoxQQBSxpypDvhKTKEM1BS9cB_yGoiyts0lN19TvoqDZieR8pkZGYC8yQBUl0HV-G/s320/IMG_20181018_184700.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4iDqsNZX1uIEDHygG5gwzYiz7OSOdDv9FV7_rWTGrkRaY6Su-xnhKR8LeQfvgrUnGfAGp4KGhORmaG8p1aIg0RFjmT5KiO0E_Un5iUhukNfeKyolA-oZpJ0WgIOUNF6jw4in0ZX6sVEa5/s320/IMG_20181018_192335.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5f_Sl3iGYX9jLBZpMSoLKMOSuWioYJMf_hGwS1XZ6zWFmn4RZ7HaWNKOTlMjEQgE6TPMQiocBJrvwZgLUf86m_4J0Z8txQTN1NwxccUKRmeW2erKOIFzYP_lb8c-gq3eXIYB-o3DFq3yF/s320/IMG_20181019_083625.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_MVM1zsrsFP651P8LV-C3cV0VhBrRYA8902LTNnAAsNfgqD9gNwSu7qKF3ig6Z-gYpfs_eB5fm-QqhkUbD0YR2pnY63Uthw7LKmhJ0p1gYuHmpO4VPFWrlgFkS_ZsxSqX3edAUVLYYsCW/s320/IMG_20181019_083832.jpg)
Conclusão
A Strida não tem concorrência no tipo de dobragem, design (conhecida pelo A) ou na performance/conforto. É uma bicicleta única completamente diferente do que estamos habituados. Gostei muito de a conduzir, mas tem pouca velocidade para o meu gosto. Aquela postura 100% direita é excelente para quem tem problemas de coluna ou prefere conforto ao desempenho.
É perfeita para as subidas de Lisboa e combinar com os transportes.
Para quem quer uma máquina mais versátil, potente terá de procurar noutro lado porque esta Strida é só para quem se apaixona à primeira vista. E confesso que sendo eu um apaixonado, estou tentado na versão de roda 18 com 3 velocidades (Strida Evo 18")
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNVha2T2tjMdD8mYklkiqAWCNTQGYY7HpfliEHXA9ySqJeoUZI2NdsrWiqQsmZqBPX1I210OP1Ek5RkhC_ff_xhSrzgfnUeCfLF-YNoskDpyOViUOLfCYV2ckhtD7b0G-I4slVOcrF0kxq/s640/IMG_20181019_101438.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário