Xtracycle | transformar a tua bicicleta numa cargo bike


O Jorge é exigente e andava a sondar o mercado à procura de soluções práticas para a sua realidade actual, com os seus dois pequenos a ficarem cada vez menos pequenos e porque também abdicou do automóvel que tinha. A solução só podia ser uma bicicleta de carga feita à medida.



O mercado das cargo bikes familiares divide-se em bakfiets (caixa grande à frente) e longtails (traseira comprida). Como as bakfiets apesar de muito úteis, são geralmente muito pesadas e volumosas, as longtails tornaram-se mais conhecidas, com menos compromissos e as opções mais variadas. E é aqui que entra o kit FreeRadical Leap da Xtracycle, uma marca veterana americana que impulsionou este movimento e cujo kit permite transformar praticamente qualquer bicicleta convencional como as pasteleiras, bicicletas de btt, dobráveis, etc.
De recordar que esta é a segunda vez que referencio aqui o kit que compõe a dobrável Tern Cargo Node. A Tern Joe em 2012 foi a primeira desta marca a ser feita com um Leap de origem. Este kit em dobráveis ou minivelo's como a Veli é excelente em termos de portabilidade e arrumação.  
O kit também é interessante em bicicletas eléctricas embora a vantagem das "não eléctricas" é que se poupa bastante no peso facilitando a logística.



O kit é composto por uma peça curva em aço cromoly, com encaixe para as rodas, disco e tubos de suporte, assim como um eixo central no seu topo e que usa o espaço do descanso para se fixar e suportar o peso que antes era suportado pela roda. 
Ou seja, o suporte assenta na roda (que vai levar todo o peso da carga, por isso convém ser resistente, com aro duplo pelo menos) e este conecta-se à entrada da roda no quadro. Depois o braço central ao ser apertado por baixo no espaço do descanso, faz uma força contrária, permitindo que te sentes nela sem "afundar".




A montagem do kit até é muito acessível mesmo para o consumidor final, o problema é depois a montagem da transmissão, corrente maior, alinhamento, travão de disco (no caso de disco hidráulico tem de levar espiral muito comprida, não fornecida no kit, isolar tudo e sangrar novamente), contornar pequenos obstáculos, por isso é altamente recomendado a montagem em oficina. As restantes peças e acessórios Xtracycle podem ser colocadas sem grande dificuldade por pessoas menos experientes seguindo as instruções.

Afinador do cubo de mudanças Sturmey improvisado.





1 Leap (a estrutura em si)
1  par de Utubes para os pés
1 par de sacos Cargo Bay X3
1 tensor de corrente Chain Roller
1 cadeira Yepp Maxi, a unica compatível 
1 adaptador para a cadeira Yepp
Total 1.324€ + montagem

Como ele estimava e estima bastante a sua bicicleta e esta estava mais do que preparada a nível de material para um projecto destes, ficou decidido.
A bicicleta a operar foi uma Órbita Boxxer de 2012 quadro aluminio, rodas Rodi de parede dupla, discos hidráulicos e transmissão 3x8x3 = 72 velocidades. Sim o cubo de mudanças internas especial da Sturmey (RK3) que leva cassetes até 9v permite isso. E ainda tem a vantagem de poder trocar as 3 estando parado o que vai ser especialmente útil agora com esta carga toda em cima. O Leap tem capacidade de até 180kgs, condutor incluido (2 crianças + carga por ex.)







A prancha onde o pessoal vai à pendura e que pode levar a almofada "Magic Carpet" que para este projecto não foi necessária. Nessa prancha estão dois rectângulos que têm de ser cortados para levar aquela pequena armação onde as cadeiras Yepp Maxi se encaixam. Neste caso foi só uma porque o Jorge vai usar a cadeira Polisport que já tinha suspensa no quadro. A ideia é quando ficarem bem maiores colocar a almofada e a protecção Hooptie.





A largura aumentou consideravelmente por causa do apoio para os pés. Como o J. também quer dar boleias (e já deu algumas) é óptimo, seguro e confortável. Ajudam também a manter a distância de segurança.


A vantagem de uma bicicleta tipo btt roda 26" é que é mais versátil, componentes standard de fácil upgrade por haver muita oferta no mercado e a posição de condução mais desportiva, portanto mais fácil para manobrar agora com este peso adicional



Esta cargo bike tem 3 manípulos de mudanças. Dois tradicionais de alavanca (para as 8v e para o cubo, sendo este o único compatível com a indexação dos manípulos de 3v Shimano) e o de cima da imagem antigo para as 3 mudanças da frente.


Os sacos Cargo Bay X3 chegam para as compras, brinquedos e mochilas dos miúdos. Também há um acessório adicional que é o Slingset X3 que anexa a este para levar objectos compridos.



No final ficou com uma cargo bike robusta,  confortável (rodas e suspensão) e garrida que oferece maior segurança na estrada.
Faltou a foto com a cadeira que ainda não chegou. Depois actualizo. 

Podes encomendar um kit Xtracycle FreeRadical aqui com montagem na oficina. Qualquer dúvida mensagem para mim ^-^ 

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários