Novidades DAHON 2019


Já há produto novo para 2019 que em princípio contempla a Europa. De tudo destaco a nova QIX D3 que ao contrário da antecessora tem roda 16", a K3 com roda 14" e a já referida aqui gravel bike de roda 27.5" GB-1. Existem também algumas eléctricas com motorização própria da Dahon e a Launch D8, com um novo sistema de dobradiça, muito mais robusto e redução de vibrações.



A QIX D3 é outra opção para o quadro de dobragem na vertical. Desta vez em roda 16 que na minha modesta opinião faz muito mais sentido, porque o que se quer aqui é optimização. Ao contrário da Jifo e da EEZZ esta Qix tem uma robusta triangulação traseira e a abertura do quadro permitirá alguns upgrades a pneus e rácios da transmissão se for necessário.



A K3 é uma novidade por estes lados e já estou a poupar dinheiro para ter uma ^-^ Já está em comercialização no Japão desde o início do ano e em várias cores. É uma Dahon de roda 14 mas geometricamente parecida com as de roda 16 (semelhante distância entre eixos) o que a torna igualmente confortável ocupando menos espaço e peso. São 8kgs!! e 64x63cm dobrada. Para além disso o quadro é muito robusto, tem triangulação traseira, reforço na dobradiça e ainda um novo sistema de redução de tensões no quadro: aquele cabo preto que se vê na foto que une as duas partes mas é flexivel ao dobrar. É o resultado do sucesso da Dahon Dove não comercializada aqui. 



A GB-1 já foi muito divulgada no blog, trata-se da sucessão da Dahon Cadenza, com o sistema de dobragem LockJaw e roda 27.5". É uma gravel bike com travões de disco, transmissão Sram Rival 11x1 e guiador dropbar.  Pesa uns consideráveis 20kgs, que a meu ver vai ser o calcanhar de Aquiles dela. 



A Dahon MU LX é uma MU com material topo de gama e menos de 10kgs. Uma das poucas com rodas 451 da Dahon. Será a evolução da MU SL11 com cerca de 12kgs. O quadro é o da Dahon Vigor com triangulação traseira.


A CURL já não é uma novidade. Aqui acrescentou-se uma nova cor à versão i4 (4 velocidades Sturmey Archer). 


:)) foi mais forte, desculpa!




Com um quadro idêntico à série Vitesse/Mariner, a Launch D8 tem a nova dobradiça Jaws mais robusta e com menos vibração, que segundo a Dahon é a evolução do LockJaw. Embora não saiba como vão conseguir fazer os quadros Dash e Cadenza (agora GB-1, em cima) que têm tubagens finas, com este novo tipo de dobradiça. Prefiro pensar que é um LockJaw especial para quadros dobráveis convencionais como este ou a série MU/Curve e que vai existir a par da outra. 
Mas se esta dobradiça é assim tão melhor porque não equipam todas? 
Provavelmente porque ainda querem testar o produto primeiro no mercado. Acredito que dentro de 2 anos já vá haver MU e Curve com o Jaws





Dahon Dove E-UNO e E-MU, as duas eléctricas com motorização de 36v/250, sendo que a primeira é de roda 14 e a segunda é uma Mu muito modificada, com triangulação atrás. Faz lembrar a Curve.
Pesam 14 e 15 kgs respectivamente, o que me acho incrível especialmente para a segunda.

A prima da Jetstream tem também uma nova cor. Mantém mais ou menos as características, agora tem "apenas" 8 velocidades. Podes ver o que há actualmente aqui.


Mariner com nova cor, muito bonita, mantém as características.
  
A Vybe é a low cost da Dahon com apenas 12kgs. Levou o upgrade do cabo de redução de tensões na dobra. 

E é isto, actualizarei este post assim que tiver mais notícias deles. Podes ver o que está disponível da Dahon, na loja do blog

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários