![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2VruNyDgpA5uytUmPXVvSNvqwlmlbl9mbGe6UUw4248O6rAnDX90lEEaT8xSq6-r6JnUjvmJPzlytVfuxS5EFzftsal3x58Isiu5dG5r0v6Ipm1GLWz0obO4mp__FqZnOtjejmfu03ncw/s640/dsc_2787_00001.jpg)
Já há produto novo para 2019 que em princípio contempla a Europa. De tudo destaco a nova QIX D3 que ao contrário da antecessora tem roda 16", a K3 com roda 14" e a já referida aqui gravel bike de roda 27.5" GB-1. Existem também algumas eléctricas com motorização própria da Dahon e a Launch D8, com um novo sistema de dobradiça, muito mais robusto e redução de vibrações.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCbkTmaDRxvFa2uIqapbgumexD0I5r9LWv25ngbzBkIHpjhB0R2d-OVq8KQ2QYTbgEFiqbFCO7gVVQKl2Aie-3D5GxsuMLuExMFXUVFPWTiVnr4HHTLP4eUdyqTFf09aYQQBrQrfAScSUe/s640/qixd3.png)
A QIX D3 é outra opção para o quadro de dobragem na vertical. Desta vez em roda 16 que na minha modesta opinião faz muito mais sentido, porque o que se quer aqui é optimização. Ao contrário da Jifo e da EEZZ esta Qix tem uma robusta triangulação traseira e a abertura do quadro permitirá alguns upgrades a pneus e rácios da transmissão se for necessário.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSlNnQ-BAeWEbCxPWkwigCTcyj_Un9t2dYRSlbCsc99maaYfJCPXfkz2N7KzUnw66nOcAmrhAw4hlRZmgvTAAVp0D5SW0l_q-0YxCkgYLPByH_sdYb33bXS8kswkODd5YFm2GtpCt2r_CJ/s640/k3.png)
A K3 é uma novidade por estes lados e já estou a poupar dinheiro para ter uma ^-^ Já está em comercialização no Japão desde o início do ano e em várias cores. É uma Dahon de roda 14 mas geometricamente parecida com as de roda 16 (semelhante distância entre eixos) o que a torna igualmente confortável ocupando menos espaço e peso. São 8kgs!! e 64x63cm dobrada. Para além disso o quadro é muito robusto, tem triangulação traseira, reforço na dobradiça e ainda um novo sistema de redução de tensões no quadro: aquele cabo preto que se vê na foto que une as duas partes mas é flexivel ao dobrar. É o resultado do sucesso da Dahon Dove não comercializada aqui.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4g-C80ksiY8wyJNLzde-k234C1j36QvMmkFzOah3p7vKOqiXj4giAulYAFLNhtZ1LL_YkVjKL3YaDWA1MNIoN7w1f8YaoJkD2IWI-YThjEkMFR-ftTpgkk-xSuNOsOAUqZI3-cjTGq8w8/s640/gb1.png)
A GB-1 já foi muito divulgada no blog, trata-se da sucessão da Dahon Cadenza, com o sistema de dobragem LockJaw e roda 27.5". É uma gravel bike com travões de disco, transmissão Sram Rival 11x1 e guiador dropbar. Pesa uns consideráveis 20kgs, que a meu ver vai ser o calcanhar de Aquiles dela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8DIJyka8F5mjRlXBK6cQvqVYXcT4Q8Xz3z6MSdPsgExl_pcHwjE6VQZ1Lru4uNT7rYDmYp-DHVgwrCqPDglqDsNSpkjLn8g_YXexPSHQ4zkdR217W3UGQxkQvXmyal20IWB_j78gAmpXz/s640/mulx.png)
A Dahon MU LX é uma MU com material topo de gama e menos de 10kgs. Uma das poucas com rodas 451 da Dahon. Será a evolução da MU SL11 com cerca de 12kgs. O quadro é o da Dahon Vigor com triangulação traseira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixn58mOC_6lcQJhyDgGbSosuFFO6kCeccYkCK6YjaGTvUgHc7ZR6QcXkQfgiYBVfCXlo_hrGWEjPVV_XE3iQxs4WHxxtbalSQS9r6oY0etgd3mUSPNNFsXJwuaQh18nXZGcCyP3aWz6AXn/s640/curl.png)
A CURL já não é uma novidade. Aqui acrescentou-se uma nova cor à versão i4 (4 velocidades Sturmey Archer).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2ahOHj6Jp-iDJ4rKMZjaoCwg_pUiKL1VVcIQ3Ll-k7S-_t8dPKxv4lD4OjOcyzxiAYbGw2ZfTCOABD9bcxDtNPk4SggkOGQczbsNpWoYo1sIwtwW55x5EXxONKehySWoDth41u0NL5X1_/s1600/2mfow1.jpg)
:)) foi mais forte, desculpa!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkTdlSx5jqwzfMwZcnFi2jNpEIUvnoGeVXI0AMavnlzdtHfOClRiPikT-TyOYAJZYlRDTupw-DAj3CjNY3DhESYSfJwMp7bydFLlk6F02GNymjRlyCyCy29W7ih1vh5HYGLPKsTNNtq0nT/s640/lauch.png)
Com um quadro idêntico à série Vitesse/Mariner, a Launch D8 tem a nova dobradiça Jaws mais robusta e com menos vibração, que segundo a Dahon é a evolução do LockJaw. Embora não saiba como vão conseguir fazer os quadros Dash e Cadenza (agora GB-1, em cima) que têm tubagens finas, com este novo tipo de dobradiça. Prefiro pensar que é um LockJaw especial para quadros dobráveis convencionais como este ou a série MU/Curve e que vai existir a par da outra.
Mas se esta dobradiça é assim tão melhor porque não equipam todas?
Provavelmente porque ainda querem testar o produto primeiro no mercado. Acredito que dentro de 2 anos já vá haver MU e Curve com o Jaws
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuXyXwrvlF35vy07pFgKO_X5dEmQyfVCAdlouMrtmhA8YW32mLJpv42h6GUTIqebBAsj27XDOObnYhNeURSPMQxWQBS_y_wVx8ZNxxcQr9k7sv1kXptBEy1km7S2plSjcITKHS0zwN8AZi/s640/dove.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkQ2Fc8cElfNe8Zz5-0UikOHIOYga-QhOL02piAX4XhUS8V9zvbH152_BzIl5d8nLTpK6WUs5uGwOrxEf5IHqnrJJxJNCb3SOj-o3MV6qJYa81yNJTRme3DsJ4Z4TYjc2GdMwmxjUbTjFX/s640/emu.png)
Dahon Dove E-UNO e E-MU, as duas eléctricas com motorização de 36v/250, sendo que a primeira é de roda 14 e a segunda é uma Mu muito modificada, com triangulação atrás. Faz lembrar a Curve.
Pesam 14 e 15 kgs respectivamente, o que me acho incrível especialmente para a segunda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguDb4wMomtDW6kJBSWHOnpoIW-WwLvYw1R9p6cyoNDkPTJ9uuH0thKfhA7XOv0o4NRPbGJ4rlCnBP9QMQlUMZ2PeJCurWFHm7tcKVrpdzSE7qgNtL2yBHYA5U21Nk8ABUkBf_8UQtltYj0/s640/hemingway.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguDb4wMomtDW6kJBSWHOnpoIW-WwLvYw1R9p6cyoNDkPTJ9uuH0thKfhA7XOv0o4NRPbGJ4rlCnBP9QMQlUMZ2PeJCurWFHm7tcKVrpdzSE7qgNtL2yBHYA5U21Nk8ABUkBf_8UQtltYj0/s640/hemingway.png)
A prima da Jetstream tem também uma nova cor. Mantém mais ou menos as características, agora tem "apenas" 8 velocidades. Podes ver o que há actualmente aqui.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRsKMaYKpTOEVkccwBetXf5QJWBmZOFqKDstEXrwZHKFzde8UqQeSbxMcsPfBDxNgfxNbUpRfnwx44BUK6zXlfeNn2sVX4YTwqiOD8at4uddd7sC88VGlIB9oF0n4_gJ6gwb4olPwTaiF6/s640/mariner.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRsKMaYKpTOEVkccwBetXf5QJWBmZOFqKDstEXrwZHKFzde8UqQeSbxMcsPfBDxNgfxNbUpRfnwx44BUK6zXlfeNn2sVX4YTwqiOD8at4uddd7sC88VGlIB9oF0n4_gJ6gwb4olPwTaiF6/s640/mariner.png)
Mariner com nova cor, muito bonita, mantém as características.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjssbCIBbDZuL7wy7R16qWMyWORpYIar0Dien70hUqmMiinl46-apDPCn8Nd6InIKIirjXFYAmypVgzzCt1z5pzJ3MVqwp1QuXerTjiFd_D4XmG6M4QGl8_VVKV3UTis4BsQggGSRRDGmgJ/s640/vybe.png)
A Vybe é a low cost da Dahon com apenas 12kgs. Levou o upgrade do cabo de redução de tensões na dobra.
E é isto, actualizarei este post assim que tiver mais notícias deles. Podes ver o que está disponível da Dahon, na loja do blog
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário