Tern Joe x travão disco



Depois desta Tern Joe já ter feito uns bons milhares de kms, sugeri ao Hugo um upgrade no travão da frente, para um de disco utilizando um destes adaptadores que se vendem nos sites chineses, porque a forqueta não vem obviamente com os encaixes.


Provavelmente a pior ideia que já tive em 2018.  Depois de algumas peripécias ao encomendar, (com extravios e reenvios foram uns 3 meses há espera) lá chegaram umas poucas. Apesar de ser uma peça de qualidade suspeita devido ao preço (2€) a verdade é que é uma chapa dura de aço, sem soldas. Apenas a braçadeira é de fraca qualidade, mas a ideia era trocar por uma mais robusta. E o problema começa logo aí, por causa do alinhamento do disco, se a chapa for muito grossa, vai la bater. E esta de origem estava mesmo fora de hipótese, até porque também passava résvés.

Solução?
Uma forqueta nova com encaixe para disco e que não comprometesse a dobragem. A muito custo lá se encontrou uma e mesmo assim teve de levar uns polimentos para a coisa funcionar. As maioria da forquetas com encaixe para disco ainda são com suspensão. Mas com o advento das gravel e cross bikes, a coisa esta a mudar. 


Para além da forqueta foi também preciso:
- trocar o cubo por um Shimano com encaixe para disco (6f)
- disco de 180mm
- bomba de travão
- adaptador para bombito e disco 180mm.

Conseguiu-se aproveitar os raios de origem apesar da bolacha do cubo ser maior que o anterior. O truque é na hora de enraiar, e aproveitar a margem do aro por ser dupla parede.
E ainda se ganhou ali uns cm para colocar uns guardalamas com haste. Recordo que esta Joe de origem traz uma roda 26 e fez-se o upgrade para roda 28.

Entretanto o Hugo já tinha trocado o travão de trás por um Roller brake que são 6 roletos que empurram a pastilha (brake shoe) para cima obrigando o cubo a travar.




É uma solução boa principalmente para zonas planas, com uma performance idêntica ou um pouco melhor que o adorável contrapedal. Dependendo da utilização faz sentido, é mais económico, não desgasta o aro e tem um aspecto limpo porque a cablagem segue por debaixo do quadro. As bicicletas de uso partilhado costumam ter este travão (ex. Gira em Lisboa)´

Em relação à dobragem como a nova forqueta não tem o encaixe para o magnetix da Tern tive de improvisar, colocando o íman na roda da frente num dos buracos para guardalamas/suporte que tive de alargar. A parte metálica para contacto com o íman passou a ser o parafuso que pertence a uma peça onde o atrelado encaixa. 




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