![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgs56luJQREWqn8E-R4z5JtNrFN9KCbv760Wzqyq_0TjLzYVpnlyVHtUEukg08ONRNOorhr_lnPGFseHdkReB_xJkLcX5brS-akC5bJTWtHFdhhXoTctIjCRTqjQz_fj3JC9CTvsro_rFYU/s320/s-l500.jpg)
Provavelmente a pior ideia que já tive em 2018. Depois de algumas peripécias ao encomendar, (com extravios e reenvios foram uns 3 meses há espera) lá chegaram umas poucas. Apesar de ser uma peça de qualidade suspeita devido ao preço (2€) a verdade é que é uma chapa dura de aço, sem soldas. Apenas a braçadeira é de fraca qualidade, mas a ideia era trocar por uma mais robusta. E o problema começa logo aí, por causa do alinhamento do disco, se a chapa for muito grossa, vai la bater. E esta de origem estava mesmo fora de hipótese, até porque também passava résvés.
Solução?
Uma forqueta nova com encaixe para disco e que não comprometesse a dobragem. A muito custo lá se encontrou uma e mesmo assim teve de levar uns polimentos para a coisa funcionar. As maioria da forquetas com encaixe para disco ainda são com suspensão. Mas com o advento das gravel e cross bikes, a coisa esta a mudar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie22t3H5FI2VQxuwT3-Ra4wEVAkjXu_xhse2T7ylofrL9WJAwipyh6NeaWBxCL33Ndya5pyqN1d40cCVoGpQBpVY5uyto-7B8XW4jMKW9x-vOCNdMXHQOcOoWbH-klwOHqb_WpBBmv7f_p/s640/IMG_20190109_112448.jpg)
Para além da forqueta foi também preciso:
- trocar o cubo por um Shimano com encaixe para disco (6f)
- disco de 180mm
- bomba de travão
- adaptador para bombito e disco 180mm.
Conseguiu-se aproveitar os raios de origem apesar da bolacha do cubo ser maior que o anterior. O truque é na hora de enraiar, e aproveitar a margem do aro por ser dupla parede.
E ainda se ganhou ali uns cm para colocar uns guardalamas com haste. Recordo que esta Joe de origem traz uma roda 26 e fez-se o upgrade para roda 28.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKFQ9EStdeIQ78-6zUQwQR_3V9o1C54igiLKkX_siYQFnjN749-a84o4Qm3_WdwrTkC8es3HKnb6ifsqxNLlnvNV0mRO39S2CQa36Hq6Fqz4KpiDJvyVx5E4bSpCEw_f5i28QMPsvDy0hx/s640/IMG_20190109_112507.jpg)
Entretanto o Hugo já tinha trocado o travão de trás por um Roller brake que são 6 roletos que empurram a pastilha (brake shoe) para cima obrigando o cubo a travar.
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC-V3il3r9ugYPL5Kb1OWkbPEc9bK89fjKWx3zxKzZmex9s48ximDDJw7jvW8uq65jVzLPaaxhHFKoRWihWVnosXsTtMcV-tI8DWml2NrfssT4zJAWoJ8Ihq301aJ-_4jIAmLsUnBN3-Fo/s640/Tech_Image_RollerBrake_01.jpg)
Em relação à dobragem como a nova forqueta não tem o encaixe para o magnetix da Tern tive de improvisar, colocando o íman na roda da frente num dos buracos para guardalamas/suporte que tive de alargar. A parte metálica para contacto com o íman passou a ser o parafuso que pertence a uma peça onde o atrelado encaixa.
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