e-minivelo | o futuro é mini?

Até parece que estou a dizer que a tendência é irmos morar todos para um T0 ou na melhor das hipóteses um T1 se a família for grande, mas a verdade é que não só o m2 está cada vez mais caro como também o espaço público cada vez mais condicionado. Falo obviamente do caso mais flagrante, o estacionamento automóvel. Quem já viajou para países que estão na vanguarda da mobilidade sustentável (Holanda, Dinamarca, Japão) deve ter reparado nas "ruas encolhidas" e na dificuldade em estacionar (incluindo bicicletas)

Mas se por um lado os holandeses resolveram isso, mantendo na rua os seus trambolhos enormes de duas rodas e aço pesado e abdicando da tecnologia de ponta (como está a acontecer na Alemanha onde 25% das vendas de bicicletas são ebikes), sendo uma das razões o não quererem sentir na pele a angústia do roubo, os japoneses resolveram encolher as bicicletas e levá-las para dentro de casa. Ah e tal mas eles são pequenos e os holandeses umas vigas. Sim em parte isso é verdade. Mas também é verdade que por ex. a estatura média do homem japonês é 172cm e o português 175cm. Só que o mercado das ebikes e as boas motorizações por tendência encontram-se nas bicicletas enormes e pesadas, muitas delas de carga tipo bakfiets ou longtails. E nós portugueses, amantes de tecnologia, também temos pouco espaço em casa nomeadamente nas grandes urbes como Lisboa e Porto onde as garagens são escassas.

E é aqui que entra o conceito de e-minivelo: bicicletas utilitárias compactas, com motorização de marcas como a Bosch, Shimano, Brose, etc. sendo a Tern GSD a que mais destaque tem tido no mercado internacional. Um "car-killer" da família longtail com 1m80 (o tamanho de uma bicicleta convencional de roda 26) que permite transportar 2 adultos + condutor ou 3 crianças e cabe no elevador, permitindo guardá-la em casa.



Tern GSD S10.
Actualmente já está a ser comercializada a nova GSD S00, com motor Bosch Performance CX (25% mais força) e mudanças de cubo Enviolo (ex-Nuvinci)

Mas nem só de cargo bikes pesadas vive o homem e a mulher e já começam a aparecer opções ainda mais compactas com boas motorizações. Continuando com a Tern que também tem a gama Vektron que serve perfeitamente para quem não precisa de andar a carregar adultos ou sacos de batatas, eventualmente uma criança ou duas (atrás e à frente).

A Vektron (na imagem a S10) tem um quadro baseado na série Verge e faz todo o sentido para quem não precisa de carregar grandes volumes. Tem um motor igualmente bom da Bosch (gama Active Plus) é tão confortável e rápida como uma bicicleta de roda 26/28, ocupando menos de metade do espaço se estiver dobrada ou menos 30% se estiver aberta.

A Dahon seguiu o caminho Shimano Steps e tem como resposta à Vektron a E-Vigor


A E-Vigor tem um quadro baseado na série Vigor e usa o motor de tracção central Shimano Steps E6000. Gosto da opção cubo de mudanças (7v) que permite a troca de mudanças quando está parada (por exemplo, sinais, subidas), mas pelo preço podiam ter incluído um Shimano Alfine de 11v.

No campo das minivelo's, a que mais chama a atenção é a Riese & Muller Tinker Vario, com o seu motor Bosch Performance CX , cubo Enviolo 380 e desenho espectacular. Basicamente é igual à nova Tern GSD S00, mas com a capacidade de carga de uma bicicleta "normal". É semi-dobrável também, ou seja, recolhe o selim e dobra o espigão de guiador facilmente.



Voltando à motorização Shimano Steps, a Circe Cycles tem disponível a sua Helios com este kit. A Helios é um tandem que se converte facilmente numa longtail, dependendo das necessidades.



Da mítica Kalkhoff também há uma minivelo que dá nas vistas, a SAHEL, que traz o motor alemão IMPULSE e possibilidade de uma bateria de 17ah que dará para cerca de 200kms!
Para além disso tem uma boa capacidade de carga e o preço final dela não destrói a conta bancária.


Uma marca recente no mercado, que baseia o desenho na mítica italiana Graziella, é a Grazilla. Uma mistura com Godzilla... :)))
A opção eléctrica desta bicicleta de carga (que pesa apenas 13kgs ou 22kgs com motor) é com motor Brose. Um motor alemão também com boa reputação no mercado que está presente em marcas de referência como a Kalkhoff e Riese & Muller.
Esta Grazilla permite também dobragem na frente.

E é isto malta.Qualquer uma destas bicicletas podes encontrar na loja do blog ou em bkportugal.com

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