Celebrando a primavera em Pombal

Aproveitei a minha curta passagem por Pombal para celebrar a primavera e dar um giro pela cidade


A cidade de Pombal está muito diferente, há mais cor, mais pessoas de bicicleta, melhores passeios. Mas mantém a elegância característica de uma vila, sem superfícies comerciais gigantes no centro da cidade como agora é (um mau) costume


Uma surpresa agradável, o carteiro(a) trabalha com uma cargo bike. É a primeira vez que vejo uma em actividade depois da apresentação delas há uns 6 anos no Parque das Nações. (eram umas centenas julgo)


A Dahon Curve é uma excelente bicicleta para viagens em que podemos ter de depender de autocarros ou taxis, principalmente no interior do país. Uma dobrável de roda 20 pode já ser grande para o porta-malas do taxi e visualmente passa mais despercebida mesmo que não a dobres


Como vergonhosamente nunca tinha ido ao Castelo de Pombal (já passei por aqui centenas de vezes), não pensei duas vezes e aproveitei ao máximo as duas horas que faltavam até à partida do autocarro que tinha programado apanhar.
3 mudanças de cubo para a subida ao castelo. Numa bicicleta de roda 16 é mais que suficiente :) 

Há vários atalhos para a subida ao Castelo. Inclusive uma escadaria enorme que também se faz bem com uma bicicleta leve no ombro. 

Cerejeiras em flor, uma imagem de marca da primavera

Há uma bar/café muito acolhedor quase a chegar ao topo. Do lado oposto há casas de banho bem limpas e um parque de estacionamento para autocarros ou automóveis. Neste dia havia uma visita de estudo com crianças pequenas, orientadas por um guia da organização do Castelo. Pelo que percebi há até uma visita guiada através do telefone.


Topo do Castelo

A entrada do Castelo, recentemente restaurado. Um monumento com quase mil anos, construída pelos Templários e que já serviu de refugio nas invasões muçulmanas e espanholas, é agora invadido por centenas de turistas nacionais e estrangeiros com sede de reviews no TripAdvisor 

Parece que há uma espécie de programa co-financiado que restaura e promove os vários castelos e fortificações destas regiões atravessadas pelo rio Mondego.
Fizeram uma escadaria exterior e interior em ferro para se chegar ao ponto mais alto. 


Castelo antes da intervenção

Vista sobre a cidade de Pombal no ponto mais alto. 

Fim da visita, parei para comer alguma coisa, beber café e apanhar o machimbombo para o meu destino. Percebi ali e já quando tinha visitado o site que do interior para cima quem manda é a Transdev, (ex. metro do Porto). 
Pombal está bem guarnecida de autocarros junto à estação de comboios é uma espécie de gare de Sete Rios lá da zona com autocarros, muitos deles tipo expresso com ar condicionado para dezenas de destinos no litoral e interior. Lembrando também que o Alfa não para aqui, mas o Intercidades, Sud Expresso e o Regional sim. Os horários é que sem surpresa são decadentes, apenas têm oferta a pensar na hora de ponta. Por ex. o trajecto que ia fazer só havia dois de manhã. À tarde é na direcção contrária, para Pombal. Muito importante descarregar a aplicação para se controlar isso e fazer as contas com o horário do comboio, para evitar estar horas à espera ou nem sequer haver.
Por curiosidade perguntei ao motorista se havia problema em trazer uma bicicleta grande, a resposta: "se couber"!!
Viver numa cidade como Lisboa é viver com regras e regrinhas que para as gentes do interior se substituem pelo bom senso.

Pombal é uma vila camuflada de cidade, boa para descansar um fim de semana sem perder o acesso a coisas básicas de sobrevivência como internet rápida ou telefone.

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Dahon Curve
Closed group · 39 members
Join Group
Exclusive group for Dahon Curve lovers and users. Ok maybe for the curious too ^_^ One of Dahon's most successful products, and the best known worldw...




Comentários