Tern Rip | Roji bikes


A Rip chegou às minhas mãos finalmente! Uma bicicleta muito leve, com 10kgs e cheia de bom material.

É considerada minivelo, uma bicicleta de adulto com rodas pequenas, normalmente 20". Portanto esta RIP sai fora. Mas não é por isso que vou deixar de falar nela, até porque estamos perante uma das citadinas mais leves do mercado, de uma marca especialista em minivelos e dobráveis e ainda que tenha as rodas grandes, como tem apertos rápidos é muito simples tirar as duas rodas sem ferramentas e leva-la num carro, comboio ou expresso, sempre que for preciso. 

As Roji bikes são bicicletas não dobráveis desenhadas pela Kitt Design - Osaka e produzidas pela Tern. 


Roji significa beco do Japonês e estas bicicletas reflectem o espírito ciclistico de lá que por cá também é uma realidade. Bicicletas urbanas, single, fixie ou com mudanças, mas leves e rápidas. A Tern tem uma colecção invejável de Roji bikes que podes ver aqui na loja, ou na versão japonesa do site da marca.

Rip
Esta é a segunda Roji a aparecer por aqui, a primeira foi uma Clutch. Esta RIP é melhor bicicleta da gama em termos de material: transmissão de 8v Shimano Claris, quadro e forqueta aerodinâmicos em alumínio 7005, com acabamento preto mate


Pormenor da curva no tubo do espigão do selim. A largura máxima aceite por esta bicicleta deve ser 25mm, que são os de origem. 28mm é muito à justa.
Muitos dos componentes são Kitt design, como as rodas, crank, guiador, punhos e selim. O espigão de selim é 27.2 apesar do acabamento oval.

Caixa de direcção semi integrada FSA
Manípulo de gatilho Shimano Claris, manetes curtas de 2 dedos, cabos/bichas da Jagwire e guiador com bom ângulo. 
Desviador Shimano Claris e cassete de 8v  11-28t. 
O curioso sistema para a corrente não saltar tendo em conta que são 8v para 1 prato. O crank é de 44 dentes. A relação de mudanças, está óptima, não tem uma grande amplitude para subidas íngremes, mas os pneus finos e um prato pequeno dão uma boa relação. Importa perceber que isto é uma bicicleta para andar rápido na cidade. As subidas fazem-se com a bunda fora do selim. 

Uma bicicleta linda, com linhas elegantes, consegue ser moderna sem parecer muito high tech e... 10kgs

É uma bicicleta que eu consideraria para uso diário, muito versátil, com posição do guiador acessível à maioria, muito leve para levar no ombro a subir escadas e muito rápida. 
Dá uma olhada nas Roji aqui no site

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários