Tern GSD | 5 meses de utilização

Já passou quase meio ano desde a chegada da primeira GSD às minhas mãos. Muito se falou antes e depois deste saboroso momento. Se só chegaste agora ao planeta vê os todos os posts sobre ela aqui: minivelocentral.com/search/label/gsd


A GSD é uma "cargo e-minivelo"
O grande segredo para o sucesso desta cargo-bike um pouco por todo o mundo, é sem dúvida o tamanho vs capacidade de carga. São 180 cm que cabem perfeitamente no elevador. É o comprimento de uma bicicleta convencional de roda 26 ou 28. Mas apesar disso a capacidade de carga são 200kgs! A Tern conseguiu isto, utilizando rodas 20" com pneus e aros extra largos (com melhor conforto do que a maioria de rodas grandes) e reduzindo a distância entre o selim e o espigão, compensando com um avanço Andros que permite ajustar para alturas entre 1m50 a 1m95, ou seja, qualquer membro da família pode usar.

A minha experiência
Não há nada mais verdadeiro do que as experiências na primeira pessoa,o consumidor final. Todos já conhecemos as cantigas de embalar das descrições e vídeos dos fabricantes, por isso nada como algumas notas pessoais.

Logística 
No início fiquei um pouco desiludido por causa do tamanho e do peso. Importa saber que vivo fora de Lisboa, num prédio com elevador e faço as minhas viagens sempre de comboio, evitando o trânsito infernal da N10. A minha grande dificuldade eram escadas e entrar nos elevadores. Com o tempo essas dificuldades foram desaparecendo com o aperfeiçoamento e jogo de cintura que se vai ganhando. Truques como deixar a porta do elevador abrir e colocar-me entre a porta e a bicicleta para não fechar logo (enquanto a levanto pegando o mais em baixo possível), descer escadas aliviando a parte traseira ou subir usando a função walk, enquanto alivias um pouco puxando para cima. Isto são coisas difíceis de colocar por escrito, só mesmo experimentando.


Cargas
Já passei óptimos momentos em família e já carreguei um pouco de tudo: bicicletas, ikea's, compras grandes... Já fui a vários sítios bem altos fora de Lisboa com os miúdos mais velhos atrás, apreciamos boas vistas e passamos bons momentos. Um deles já me deu boleia inclusive. Inúmeras idas às compras e deslocações rotineiras para a escola/trabalho. Os sacos com 20lts cada são acessório obrigatório. levam tudo! tudo mesmo. E o mais fixe é que as coisas vão-se amontoando lá dentro nos compartimentos sem me preocupar com isso. Tal e qual como acontecia quando tinha automóvel. Lá de vez em quando faz-se a limpeza. Mas nem tudo são rosas, com passageiros e compras, falta o sitio para pousar os pés, os suportes estão tapados com os sacos cheissimos. Uma boa solução é o transporteur rack frontal e o spartan rack. Mas são mais coisas que dificultam a logística nos elevadores e afins. Contudo não é o fim do mundo e podem ir com as pernas em cima dos sacos cheiros e no fim do dia essas imperfeições transformam-se em boas e divertidas recordações.

Outro detalhe precioso. Quando estou parado por qualquer motivo (ex. à espera do comboio ou de alguém) dou por mim sentado na traseira, no confortável seatpad enquanto vou fazendo qualquer coisa no telefone ou simplesmente aprecio a vista. A estabilidade dela é tanta que permite estes pequenos luxos.


Chuvas e frios
Uma das vantagens das bakfiets (bicicletas de carga com caixa a frente) é poder levarmos os miudos ou mesmo adultos na caixa protegida por uma tenda. Uma longtail como a GSD não permite isso(ponto) Não vale a pena estar com rodeios, quando chove a sério, os putos levam com a chuva e acabou. Uma longtail é apenas uma bicicleta com a cauda comprida por isso os sacos da GSD devem ter sempre impermeáveis guardados para a ocasião. Não esquecendo que o nosso clima é excelente e mesmo em dias de chuva contornamos sempre os períodos de chuva intensa. Tudo isto é muito fácil para nós que pensamos a nossa vida sem carro há uns 8 anos. Para quem é menos experiente pode fazer alguma confusão no início mas rapidamente se habitua. Como os passageiros estão muito baixos (roda 20!) o condutor acaba por fazer de barreira para grande parte da chuva/vento/frio e isso é excelente uma grande vantagem para esta máquina.
Outra detalhe saboroso: pode-se sempre abrir o guarda-chuva. Simples! A estabilidade da traseira por causa da baixa gravidade é tanta que permite isso, libertar uma mão (ou mesmo as duas) e mesmo que esteja muito vento. E se a pessoa não for muito egoísta pode sempre colocar o chapéu no meio para o condutor não se molhar :))
É importante o condutor ter sempre um bom impermeável e se levar cadeira à frente como eu, pode instalar isto:  bkportugal.com/produto/polisport-windscreen
Atenção que por causa do avanço Andros, tem de fazer uma modificação na peça para esta se agarrar ao espigão e não ao guiador.
No meu caso experimentei uma vez, mas pareceu-me demasiado excessivo. Como disse, 99% das vezes o clima é excelente, mas para aquele dia lixado, podes sempre ter este protector guardado que nem é muito caro.

Setup actual
Outra característica que valoriza muito a experiência é o vasto leque de acessórios específicos para ela que respondem às diferentes necessidades de cada um, tanto numa vertente familiar como profissional. Já experimentei quase todos os acessórios nela, mas o setup que actualmente mais me satisfaz, não acrescentando muito peso nem aumentando a largura é este:
- 2 seatpads para 2 pessoas
- 2 sacos cargo hold (20 lts cada)
- Lower deck para pousar os pés ou suportar cargas pesadas dos sacos.
- guiador traseiro "sidekick bar" para segurar as mãos e outros objectos, ajudando também nas manobras.
- cadeira até 3 anos à frente da Polisport, com botão para tirar quando não é preciso.
- espelho lateral Zefal que recolhe
- bloqueador da roda da frente Abus
- U-lock da Kryptonite + cabo
Vê tudo o que está disponível aqui: bkportugal.com/terngsd


Desempenho
Todas as ebikes "pedelec" (assistidas ao pedal) estão limitadas a 25kms/h, imposição Europeia para serem consideradas bicicletas comuns (sem obrigação de uso do capacete por ex.). Há desbloqueadores no mercado (ex Speedbox e Redped) mas não sei se são legais, duvido muito. A instalação é relativamente simples e as velocidades podem chegar aos 90 dependendo das pernas :)) No caso da minha, optei por não ter. Quero ter a experiência real e que é suposto todos os utilizadores terem. Se sinto falta? Algumas vezes sim, não porque sou um maluco das velocidades (sou mas não com ajuda eléctrica se é que me entendes) mas porque com cargas e aquele peso todo, os pneus grossos, etc etc, em recta muitas vezes 10kms/h a mais não fazia mal nenhum. A transmissão é excelente contudo. (10v, Shimano Deore Shadow)
Atenção não confundir com o torque, a força. Isso é outra história. Sobre isto tenho a dizer que o Bosch Performance é suficiente testado por mim com boa carga e subidas íngremes. Claro que com o Performance CX da nova GSD S00, juntamente com o cubo de velocidades continuas Enviolo 380, vais sentir uma boa diferença especialmente nestas situações e também off-road. Mas ficas com uma GSD 5kgs mais pesada (27 vs 32kgs) e mais uma vez para o meu modo de vida, quanto menos peso melhor. Para ti pode compensar.
Resumindo, gostava que a GSD tivesse um bloqueio aos 35km/h pelo menos, mas não é um deal breaker, a qualquer altura podes sempre desbloquear e não dizes nada a ninguém :))

O Jorge, test driver do estaminé, com o Miguel que também tem uma GSD, a descerem/subirem a Morais Soares em Lisboa

A única vez aqui que fiz 20kms pela N10 para chegar a Lisboa. Optei por cortar caminho, mas é pouco válido porque acaba sem saída! Valeu-me um atalho de mato para chegar à estação de comboio nesta zona. Uma bicicleta eléctrica resolve o problema das subidas e das distâncias grandes, mas não resolve o problema do trânsito e do perigo que continuam a ser algumas vias. No meu caso o comboio continua a ser a melhor opção para combinar com qualquer bicicleta.


Conclusão
Recentemente tenho-me dedicado ao teste da nova Vektron que foi outra grande surpresa. A Vektron pode ser o suficiente para o meu modo de vida, mas perco a chance de levar a família ou amigos. Por ser uma dobrável cheia de boa tecnologia da Tern, ter o último motor da gama Active com uma força próxima ao motor da GSD e ser ainda mais leve e pequena que a GSD, é possivelmente a solução perfeita para mim, para a rotina sozinha durante a semana. No fim de semana a GSD ganha por muitos pontos de avanço.
A GSD é como se fosse a minha carrinha familiar e a Vektron o meu comercial da semana. Mas se tiver de escolher só uma, será a GSD, a mais versátil sem dúvida.

E é tudo, se ainda ficaste com perguntas por responder, envia-me uma mensagem, mas consulta primeiro o que já se falou sobre a GSD aqui
Se também queres uma vê mais detalhes aqui no site da loja e encomenda.

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários