Bickerton Pilot

A bicicleta Bickerton tal e qual como a conhecíamos, já não existe. Mas ficou o espírito, que aliado ao bom gosto e visão do filho herdeiro Mark Bickerton, traduziu-se numa soberba colecção de dobráveis com aspecto clássico, mas de materiais modernos e produzidas pela Tern.

Foi uma solução muito boa para a continuidade da marca que assim consegue uma produção mais massificada, distribuição global, redução de custos e um leque maior de modelos com preços para todas as carteiras. De toda a gama as que me chamaram mais a atenção foram a Pilot (foto em cima) e a Argent em baixo

De alguma forma ambas me fazem lembrar a Bickerton original, a Argent pelo quadro e a Pilot pelo seu tamanho e roda 16". Recordando que a original tinha roda 20" atrás e 16" à frente.


Bickerton Pilot 1507 City
A nomenclatura das Bickerton funciona da seguinte maneira:
Modelo (Pilot 1507)
Versão - mudanças de cubo (City) ; mudanças cassete (Country)


Esta Pilot tem 7 mudanças internas de cubo.

Na colecção há esta e há a Pilot 1407 Country com 7 mudanças de carreto. Sempre fui muito fã das mudanças de cubo em dois tipos de bicicletas. Em cargo bikes e em bicicletas minimalistas urbanas, como estas de roda 16". Quem procura uma bicicleta super compacta é provavelmente porque quer ter liberdade total de movimentos na cidade, poder fazer coisas como apanhar um taxi ou eventualmente ir ao cinema. As dobráveis de roda 20" são suficientemente compactas, mas o "suficientemente" diz tudo. Significa para a maioria das situações, não todas. O próprio aspecto dela mesmo não dobrada facilita nas relações com os estabelecimentos ou com as pessoas no passeio, o factor "invisível" está muito presente.

Quadro
A Pilot tem um quadro muito parecido com a Dahon Dove de roda 14", mas é a única semelhança. De resto é praticamente uma Tern Link A7 em roda 16 com mudanças de cubo. A dobradiça é a mesma, a chamada FBL 1. Uma dobradiça entrada de gama que também se encontra (em tamanho maior) na Joe (26"). O contacto entre as duas partes é total, provocando logicamente mais vibração no quadro. Faz diferença numa roda pequena, não é o caso da Tern Joe. A Dahon Curve também de roda 16 usa a melhor dobradiça da Dahon, a V-Clamp. Apesar disso em estrada, senti o mesmo conforto da Link A7.

A alavanca têm o logo muito bonito da Bickerton. Tem também uma borracha para não danificar o quadro ao fechar.

Espigão de guiador
O mesmo usado na Link, mas em prata. Também é regulável.


Recolhe para dentro. A dobragem das Bickerton é convencional como a Dahon. Mais compacta, mas menos rápida do que a dobragem em N da Tern. Um detalhe delicioso é que nas Bickerton podes fazer o upgrade do espigão para o Tern Physis 3D (em baixo) que é um outro nível de conforto e robustez. As Dahon não permitem porque a coluna da forqueta tem rosca interior e é muito curta. Estas da Bickerton e Tern são as típicas que se encontram em qualquer bicicleta, dois parafusos e aranha interior para apertar a direcção.



Rodas
 A Pilot vêm com umas rodas de aro duplo, muito resistentes e em prata, assim como os mini cubos de 74mm OLD. São de aperto rápido o que na prática serve para pouco porque ela fechada já cabe numa mala de viagem. 

Pormenor da chapa que faz contacto com o íman na traseira para manter a bicicleta bem segura quando dobrada. Os pneus são uns Kenda 16x1.75 com 65psi de pressão máxima. Um standard em bicicletas desta gama.


Os vbrakes são também prata e funcionam bem. O logotipo da Bickerton no quadro, subtil com a pintura num vermelho bordô. À frente a solt para o Tern Luggage Truss, que permite carregar até 7kgs sem interferir na direcção. A Link A7 com a qual tenho estado a comparar, não têm. Apenas a C8. A slot está tapada como uma chapinha bonita e logotipo da marca.


O guiador tem uma aparência igualmente elegante, com os seus punhos emborrachados em castanho, manetes de dois dedos, manípulo rotativo do cubo Shimano Nexus 7v, mini campainha cromada.



O selim é confortável e muito bonito em castanho/mel. Tem uma ranhura no meio especialmente útil para os homens e em distâncias grandes. 


Trasmissão
Não há muito a falar sobre este cubo, já muitos o conhecem. O Nexus 7 da Shimano é suficiente para estas mini bicicletas, aliás, continuo a teimar que o de 3 é o perfeito pela sua relação peso/alcance. 


O de 7 tem um alcance de 245% distribuido desta maneira:

0.632 (1ª)   -    0.741(2ª)  -   0.843 (3ª)   -   0.989(4ª)   -   1.145(5ª)   -   1.335(6ª)   -   1.545(7ª)

Ou seja a mudança 4 é a 99%, que é a sensação mais real do conjunto pedaleiro + carreto traseiro se não tivesses mudanças. Depois ele vai ficando mais leve ao ir para a 1ª, ou mais pesado a ir para a 7ª (+ velocidade)

Lembrando que os cubos não têm praticamente manutenção, a corrente não salta, a limpeza é mais simples, raramente desafina, aparência minimalista, não há desviadores e ainda permite trocar mudanças estando parado, o que é especialmente útil em subidas.
A afinação é muito simples também, apenas colocas na 4ª e alinhas os dois pontos amarelos cá atrás, rodando o afinador. 


Em teste de rua (faço sempre casa - trabalho ida e volta com comboio pelo meio) senti que precisava de mais velocidade na 7ª especialmente em descida. Nada que um carreto menor no cubo não resolva.
Em todo o caso, ela está muito bem montada para a maioria das pessoas.
Os guardalamas bonitos com acabamento nos topos para não passar mesmo água nenhuma. Um bagageiro em prata com elástico triplo, em alumínio muito leve, com capacidade para 10kgs. A protecção de corrente é útil apesar de pouco estética. Mas se calhar sou só eu. Para ficar perfeito era um pedaleiro prata da Sugino ou mesmo um Shimano 600 comprado no ebay :)  


Muito bonita, mas para quem é? Para pessoas que querem fazer 3/4kms de cada vez especialmente combinando com metro, comboio, autocarro, mas que querem também poder apanhar um Uber ou outro tipo de taxi. Por ter uma grande amplitude de mudanças é versátil o suficiente para viagens de férias em combinação com comboio intercidades/Alfa ou Expresso (ter sempre o saco dela à mão!)

O menos positivo
Dobradiça FBL 1 (podia ser a FBL 2 com menos vibrações)
Pedais dobráveis de baixa gama

O mais positivo
Tamanho ultra compacto
Cubo 7 mudanças internas (zero manutenção)
Slot para carga sem interferir na direcção
Preço

Ficha técnica 
Bickerton Pilot 1507 City
Peso 12,6 kg
Tamanho dobrada 40 x 73 x 63 cm
Tempo de dobragem 10 segundos
Altura recomendada 137 - 188 cm
Peso máximo 105 kg

Quadro alumínio, junta FBL
Forqueta de aço
Guiador Alumínio Forjado BF1
Espigão Telescópico, 6061-Al, QR
Punhos Ergo
Selim Ergo
Pedais dobráveis, corpo de nylon reforçado
Travões vbrake 2 dedos
Rodas alumínio, aro dupla parede, raios axo inox + cabeças de bronze
Pneus Kenda K193, 16 × 1.75"
Mudanças de cubo - 7 velocidades Shimano Nexus
Pedaleiro 48T, roda dentada cubo 16T

Campainha aluminio
Protector corrente
Descanso Alumínio
Guardalamas
Suporte de bagagem

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