Dahon Dash P18 + dínamo



A Dahon Dash já por aqui muito falada é uma bicicleta minivelo dobrável muito robusta e que por um valor MUITO aceitável oferece muito boas peças e ainda o extra da raridade por ser descontinuada e haver poucas unidades vendidas (ainda tenho algumas)

Desta vez pediram-me uma para montar iluminação a dinamo e guardalamas. Excelente, é mesmo aquilo que esta bicicleta pede.


Tinha aqui um SP Dynamo muito leve com o OLD (distância entre a forqueta) necessário para estas bicicletas, 74mm


Este é o primeiro aro de 451mm em que instalo um dinamo. Como o perfil ainda é grande conseguem-se aproveitar os mesmos raios.


As luzes são da Busch & Muller, uma IQ-X com 100lux e um farolim traseiro específico para o quadro. Normalmente estes farolins são para os guardalamas. Mas como a ideia era deixar guardalamas e suporte traseiro livres para se poder tirar se for preciso, esta solução é óptima para isso

O fio segue a cablagem existente por isso não interfere na dobragem e nem se nota.


Com o mais difícil feito (pensava eu...) vamos ao resto


O IQ-X tem um compartimento para as ligações ao outro farolim, que depois fica tapado e muito discreto.


Montagem de luzes terminada, vamos aos guardalamas.

Não há uma solução da Dahon para as rodas 451, ou pelo menos não nos meus fornecedores, por isso recorri aos bonitos guardalamas da Tern que têm para as gamas Verge

É aqui que os problemas começam. Por causa da largura destes pneus, 37mm, as hastes não têm comprimento suficiente e a forqueta da frente não permite sequer que o guardalamas entre. E estes são os mais finos!
Solução, ou mudar os pneus para uns de 28mm como os Schwalbe Durano 451 ou adaptar a coisa. Como não se queria mudar os pneus, fiz-me à estrada e com outras coisas pelo meio, só saí de lá ao fim de algumas horas :( 

Tive de arranjar umas hastes mais fortes e compridas. O guardalamas atrás teve de levar outro hack para ficar estável ao centro e aproveitar a furação que já tinha.


À frente teve de ser cortado de maneira a que pelo menos a argola passasse por baixo e ficasse fixada entre o travão e a forqueta. É uma solução que eu também improviso nas Veli Classic que tem menos espaço do que o quadro actual da Veli T7



O suporte traseiro ainda levou um farolim a pilhas tradicional, para o caso do outro ficar tapado com cargas. De futuro pode-se sempre colocar um a dinamo, basta ligar o cabo ao outro, usando o tubo do suporte. 



E pronto, depois foi embalar novamente e numa caixa ENORME para não ter de desmontar nada nem correr o risco de forçar a dobradiça LockJaw que apesar de muito robusta é tão frágil como as outras nas suaves mãos dos trabalhadores dos aeroportos. 

A Dash é uma bicicleta muito boa e distinta. Com apenas 10kgs tens tudo o que precisas numa dobrável para viagens curtas ou grandes e ainda o bónus da raridade para quando a quiseres vender no ebay (não faças isso!)

Entretanto já recebi umas fotos do T. com a Dash muito bem equipada





Podes pedir esta e outras Dahon no link exclusivo da marca: bklisboa.pt/dahon

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