Tern Link D7i





No dia em que inaugura mais uma carreira de bairro da Carris, a 38b, chega uma Tern Link D7i, a primeira por estas bandas e que é ideal para quem quer andar pela cidade livremente, sem compromissos. Se por qualquer motivo quiseres apanhar o autocarro é só parar dobrar e já está.




A Link é a gama de entrada da Tern, seguindo-se a gama Verge. A D7i posiciona-se na transição das duas, tal como a D8 (idêntica mas com 8 velocidades de cassete) Não só por uma questão de peças mas o próprio quadro possui a dobradiça da gama Verge, a OCL+. Esta dobradiça apenas faz contacto em dois pontos  o que reduz a zero as típicas vibrações. Isso o espigão de guiador Physis 3D, de longe o componente patenteado da Tern que mais gosto.

Esta Link D7i destaca-se por ser de mudanças de cubo. Tem o sistema da Shimano, o Nexus 7. Este cubo permite que troques as mudanças sem ser em andamento tal e qual como se faz no carro. Por ex. paras num sinal, queres arrancar mais leve e não consegues. Aqui é possível. E faz toda a diferença quando levamos cargas  (como o cachopo ou a cachopa) ou estamos a subir.
As outras vantagens são a reduzida manutenção, a corrente não salta e não desafina. Esta em particular tem até uma protecção em torno da corrente (de longe parece o sistema de correia) que assegura que não te sujes.


O manípulo rotativo Nexus tem provas dadas. O Nexus tem mais vantagens com o rotativo porque consegues ir de do 1 ao 7 sem ter de passar pelas outras.


O belo do espigão Physis 3D super robusto e zero vibrações. O avanço regulável (sem ferramentas) Andros.


Pés e sapatos

Uns belos Schwalbe Big Apple, os pneus mais conhecidos por estas andanças, que têm um efeito suspensão e protecção antifuro. A roda (aros e raios inox) são de muita qualidade, da Sapim.



A Link D7i também traz uns excelentes guardalamas e um robusto suporte traseiro com ganchos elásticos. Este suporte não é tão comprido como o Cargo rack, mas pemite levar alforges não muito largos, como por exemplo os Big Mouth da Tern, que tem ganchos da Ortlieb, sem bater lá com os pés (depende do tamanho do pé!! o meu 42 é tranquilo:))
Também é compatível com cestos traseiros Klickfix e com as cadeiras de criança da Yepp



Dobrada são 38 x 79 x 72 cm e o sistema da Tern em "N" permite dobrar em 7 segundos.

Claro que tudo isto tem um senão. O peso. 14kgs, essencialmente por causa do cubo e pneus, não se pode ter tudo. Se procuras algo idêntico mas mais leve, a Link D8 é a escolha acertada com cerca de 12kgs. Mas se queres uma bicicleta com cubo de mudanças a única e melhor opção actualmente é esta Link D7i. Lembrando que a podes empurrar quando está dobrada, apenas tens de levantar o selim. O sistema magnético da Tern que une as duas partes é muito forte.

Uma nota de ultima hora e que pode tirar-te algumas noites de sono. Lembras-te do cubo eléctrico Zehus? O cubo eléctrico mais minimalista que existe com bateria embutida e auto-carregamento, mas que precisa de drops horizontais para funcionar bem?
Pois é a Link D7i é a única que os tem. Podes vender o cubo Nexus e montar esse cubo eléctrico ficando com um peso muito idêntico (eventualmente mais 1kg).

No entanto uma solução menos evasiva é o Pendix.


A cor deste ano da D7i é o cinza mate, seguindo tendência mate dos outros modelos. Muito bonito.

E é isto. Se quiseres perguntar-me alguma coisa deixa nos comentários ou envia-me uma mensagem. Se quiseres conhecer a colecção da Tern, acede ao link exclusivo bklisboa.pt/tern

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