Yedoo Friday


Mais uma trotineta que odeia ser chamada de trotineta e com alguma razão. Segundo a wikipédia, todo e qualquer veículo de uma ou duas rodas com tracção humana, denomina-se por velocípede (do latim "pés rápidos") e sinceramente não vejo veículo tão fiel a esta denominação como uma trotineta. Injustamente foi a bicicleta que acabou por herdar o termo.

Voltando à foto, esta Friday muito gira em "silver green" na verdade é uma footbike (ou scooter de pé) e já não é a primeira Yedoo que aparece por aqui nem a primeira footbike.
Uma footbike caracteriza-se por ter componentes de bicicleta, mas a impulsão é feita com o pé no chão tal e qual como uma bicicleta. A vantagem sobre uma trotineta "vulgar" é clara: mais conforto e velocidade com menos esforço. Posso também incluir as eléctricas (desde que não seja a subir!)


E cada vez mais com o evoluir da tecnologia, estas footbikes tornaram-se mais leves, mais rápidas e mais confortáveis. A Yedoo Friday tem roda 16", é de alumínio, sendo portanto muito compacta, leve, excelente para combinar com os transportes e fazer o last mile. As rodas tem um aro de parede dupla, muito resistente e os cubos são de cilindros da Novatec, ou seja não param de rodar e isto numa bicicleta sem pedais faz toda a diferença.

Como podes reparar na foto a roda traseira tem duas posições possíveis no quadro. Ou queres mais distância ao chão para terreno menos regular, ou menos distância para maior performance (menos atrito, a mesma lógica dos carros de corrida)
Os pneus de origem da Kenda não são nada de especial, a pressão máxima é 65psi. Fazem o trabalho para os menos exigentes ou para aqueles que vão usar muito em passeio ou caminhos de terra. Quem quer um pouco mais de rolagem em estrada põe uns Schwalbe Marathon 16x1.50 antifuro. (85psi)

A plataforma para os pés da Friday é grande, mais comprida que a da inglesa Swifty, mas menos larga. Pela minha experiência quanto mais larga for a plataforma melhor. Por outro lado é mais comprida que a Swifty de roda a roda (ou entre eixos), o que significa teoricamente mais estabilidade, mas a diferença é muito pouca. Vem também com 3 tiras antiderrapantes (e mais 3 na caixa para substituir)

A Yedoo aposta em bom material, incluindo as caixas de direcção semi-integradas da Neco. A direcção é 1 1/8, rosca + espigão. O guiador é tipo bmx que faz sempre parecer que tens 15 anos, mesmo que vás de fato e gravata, tenhas barba e 5 filhos. Nada contra, mas gosto muito do guiador tradicional que também é mais leve. Para isso nesta precisarias de um espigão maior. Para quem quer mais portabilidade há bons espigões dobráveis para esta medida. 

Manetes e vbrakes muito bons da Tektro. Tem uma pega que é util às vezes. Como estas footbikes são muito leves (7kgs) dá mais jeito pegar só pela frente (a subir uma escadas por ex) A não ser que tenhas carga à frente (ex cestos klickfix, malas, etc).

A passagem de cabo é interna. O quadro tem furação para grade de bidão ou outro acessório qualquer.

Mais uma nota positiva para os punhos de parafuso, ergonómicos, com furação por causa da respiração. Muito bom aspecto sim senhor. 

A Yedoo é uma marca Checa especialista em footbikes. Esta Friday que me pediram é mais vocacionada para curtas distâncias, excelente para o comboio, metro, barco, autocarro. Não esquecendo que uma trotineta (não eléctrica) equipara-se ao peão, patins, skates e portanto sempre que não há ciclovias pode usar o passeio, o que para estas footbikes é uma vantagem. Claro que tem sempre de se ter bom senso! 
Outro detalhe, os preços praticados são relativamente baixos, mesmo com os custos da importação que tenho. 
Dá uma vista de olhos nas footbikes que importo aqui: bklisboa.pt/scooters
Vê também as vantagens da footbike em relação a uma bicicleta aqui

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante. 








Comentários