Tern Verge D9



Uma estreia por estas bandas. Sim já fotografei algumas Verge (P10, X11) e Eclipses que têm o mesmo quadro mas para 26". Mas nunca tinha aparecido por aqui a Verge D9, uma bicicleta com componentes mais modestos e que precisamente por isso chama a atenção.
Falemos já da relação preço qualidade, coisa que normalmente deixo para o fim. Para te localizares, a Verge é a gama alta da Tern. O quadro é aerodinâmico, tem uma triangulação enorme atrás, a distância entre eixos é também maior que a gama Link e a maioria usa rodas 451mm (maior que o 20" 406mm convencional)
Dentro da gama Verge a D9 é a mais económica. Tem o mesmo quadro e dobradiça OCL+, o melhor da Tern, peças média gama, como o Shimano Acera, travões vbrake, e forqueta de aço. 
Por cerca de mil, isto faz com que seja uma das bicicletas com melhor relação preço qualidade  (estou a incluir outras marcas)

A triangulação grande traseira é a imagem de marca da gama Verge, repara no centro de gravidade do quadro, o eixo da roda fica bem acima do eixo pedaleiro. + estabilidade + conforto a conduzir.


9 velocidades Shimano Acera Shadow, com uma patilha para manter o desviador tenso.


Manetes vbrake 2 dedos da Promax


O espigão Physis 3D versão "T" para levar o avanço Syntace VRO regulável.
Um espigão muito robusto que não passa as normais vibrações por causa da distância à roda.


O avanço Syntace tem a desvantagem de precisar de uma sextavada para regular. Por outro lado é muito leve ao contrário do mais pesado Andros

Uma boa surpresa, o selim Porter vem de origem. Um selim de grande qualidade e com uma parte ergonómica para encaixares no ombro (subir escadas por ex)

O guia da corrente. Relembrando que estas transmissões são normalmente x1 e por isso é importante esta peça para evitar que a corrente salte ao trocar.


A pintura em brilho passou de vulgar a rara. Actualmente a maior parte do catálogo Tern é com cores mate. Na imagem a slot para o Luggage Truss, um acessório que eu já não dispenso e que permite em conjunto com suportes ou cestos, levar até 7kgs à frente sem interferir na direcção.




Uma maior distância entre eixos que oferece mais estabilidade


Dobrada mede apenas 44 x 80 x 74 cm e pesa 12.2kg. É aquele limite máximo de peso aceitável para a transportar na mão dobrada. Mas o ideal é sempre subir o selim e empurrar tipo trolley. 
Ela tem um peso idêntico às bicicletas da gama Link (A7, D8, C8) Apenas a Verge P10 e X11 têm pesos abaixo dos 12kgs. 

Muito bonita, aberta ou dobrada. Os pedais dobráveis são da Wellgo, de alumínio muito bons.


Para quem é a Verge D9?

Pessoas que gostem de alguma velocidade e não tenham necessidade de uma bicicleta extremamente compacta. Naturalmente com as suas rodas 451 mm ocupa mais 5cm de espaço do que as habituais rodas 20" 406mm. Por pouco mais de mil euros levas o melhor quadro e dobradiça da Tern e ainda a possibilidade de upgrades (guiadores bullhorn ou dropbar) que nas P10 e X11 é quase impossível por terem travões hidráulicos. O vbrake também é menos dispendioso em manutenção e consegues facilmente afinar/trocar se estiveres longe de uma oficina - bom para cicloturismo.

A Tern também oferece 10 anos de garantia no quadro, forqueta e espigão Physis, depois de registado o numero de série no site, juntamente com a factura de compra do revendedor autorizado.

Podes encomendar esta ou outras Tern seguindo este link - bklisboa.pt/tern

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