Tern BYB | review


Para quem conhece o mundo das dobráveis, já deve ter percebido que não há muitas formas delas dobrarem. O modelo tradicional de dobragem é ao meio como a maioria, tendo a Tern melhorado esse processo com a dobragem em N.

Há um outro sistema em que se dobra em 3 ficando ainda mais compacta (Dahon Curl, Brompton, Ori, Tyrell Ive e Birdy) sendo que as 3 últimas em vez de terem a divisão no quadro é a própria forqueta que se dobra. Mas o "problema" é que todas estas bicicletas têm uma roda menor que 20" e apesar de eu adorar as minhas mini bikes de roda 16" confesso que nada bate o conforto e performance de uma roda de 20". 20" é aquele meio termo, a melhor opção para quem só quer ter uma bicicleta que "faça tudo" e não uma para quando apanha taxis/metro/autocarro e outra para quando faz umas distâncias maiores. 


A Tern apresentou uma solução que a meu ver é muito válida. Uma bicicleta de roda 20" ultra-compacta com dobragem em 3, num quadro muito robusto em alumínio, que muito se assemelha à bicicleta de carga Tern GSD.
Segundo a marca, a BYB apresenta-se com -30% de tamanho em relação a uma bicicleta de roda 20" (ex gama Tern Link ou Verge)

Créditos minilove.jp

As dimensões dela fechada são 35 x 81 x 52 cm 


A Tern BYB posta à prova assim que peguei nela à hora do almoço. 



Penso que um dos segredos dela é a largura. Pegar nesta BYB é diferente de pegar noutra dobrável convencional. Não há um volume significativo ao encostares à perna agarrando pelo meio do quadro e entrares em sítios estreitos como por exemplo este restaurante (entre as mesas, o balcão, etc) Em parte lembra a mesma sensação que tive com a Strida que até é enorme de altura, mas por ter uma reduzida largura é mais prática do que a maioria das dobráveis. Outro detalhe são as rodinhas no rack traseiro que são o outro segredo dela. São rodinhas silenciosas e aderem muito bem mesmo na merdosa calçada portuguesa que todos os dias manda pessoas para o hospital. As rodinhas compensam também o peso dela que é pouco mais de 14kg na versão P8. Não se pode ter tudo... A versão S11 tem um peso mais simpático por culpa das peças de alta gama, (cerca de 12kg) mas que também fazem esticar muito o preço.

Entrar nos transportes públicos com ela, especialmente autocarros e Metro é um mimo.
A dobragem exige um pouco de prática porque tem mais detalhes que o habitual,  recomendo mesmo muito que sigas os passos do manual
Ao fim de algumas vezes, já fazes sem pensar


Aqui no comboio Regional

Outro aspecto é a estabilidade do conjunto. Em baixo atirei a BYB contra as escadas da loja.


Recordando que o slogan da Tern para esta é "bring your bike" para todo o lado (BYB)
Vê os teasers que fizeram, estão muito giros :)) 

Esquecendo por agora a dobragem, vamos ao outro ponto que é onde a BYB realmente se destaca da concorrência. O conforto na condução.
A primeira impressão é a de ser uma bicicleta normalíssima. Nada de barulhinhos, trepidações desnecessárias, ou "guiadores nervosos". A BYB é uma bicicleta de condução confortável que por acaso encolhe e encolhe bem. Aqui o segredo é a distância entre eixos que é idêntica a uma bicicleta de roda 26/28 e também às gamas altas Tern Verge. Embora em comparação a Verge ganhe por escassos mm. Outro truque é a solidez do quadro.

Na foto o Jorge com 1m80

Apesar de ser alumínio, comporta-se (quase) como um quadro de aço, muito pela dupla tubagem central idêntica à GSD. Também não esquecendo o habitual espigão de guiador Tern Physis que reduz para quase zero as vibrações habituais. Ainda sobre o quadro, segundo a Tern, a nova dobradiça TFL é ainda melhor do que a OCL+ da Verge, Vektron, etc. A OCL+ é um dos motivos porque as bicicletas da Tern não vibram como a maioria, o contacto é feito apenas em 2 pontos + o eixo da dobra. Neste caso existe uma maior superficie de contacto, mas como é dupla tubagem na prática resulta bem e isso sente-se na condução.

O grupo Shimano Acera de 8v porta-se muito bem. Tem uma cassete com 11-32 dentes + um pedaleiro de 52 dentes o que significa que tens uma amplitude grande e uma velocidade muito boa. O desviador é de caixa comprida, que com estes pneus mais finos fica demasiado próximo do chão. Esta BYB pede mudanças de cubo. O problema é que ainda ia aumentar mais o peso.
 Volto a lembrar que há outra versão com Shimano Ultegra de 11v e muito mais leve.

Sobre as mudanças não esgotei a 8ª na descida da Mouzinho de Albuquerque e ainda tive de abrandar para não me exceder na velocidade. Em subida a mesma coisa, não chego a ir para a primeira em subida como a Morais Soares. Os pneus Schwalbe Citizen 20x1.6 ajudam na aceleração também.


Os cubos das rodas são Kinetix de cilindros, zero atrito, e os veios são mais compactos que o normal para que não comprometa a dobragem.



Esta alavanca solta o perne que está na roda da frente e entra dentro do buraco que se vê na imagem

Tudo pensado ao pormenor. Aqui o encaixe para um dos pedais. O do lado esquerdo que é o que interessa remover para encurtar espaço. São uns MKS UX-D iguais aos que vem na Vektron.

Aquela peça amarela serve para bloquear o mecanismo de remoção do pedal. Tem de ser sempre tirada para soltar. Pouco prática para quem tem pressa. Em baixo o pedal direito é fixo.


Selim Porter

O Porter é um selim fabricado pela Velo para a Tern e não só é muito confortável como tem aquela parte ergonómica à frente para podermos pousar no ombro. Especialmente útil em escadas e quando a bicicleta é pesada como BYB P8 ou pior ainda a Vektron. (21kg). 

Deve-se sempre aliviar a carga com o braço. A BYB tem muitas partes onde se pode agarrar, a dupla tubagem aqui também a ser util. 

Capacidade de carga
Apesar de não ser categorizada como uma bicicleta para cargar, a BYB tem alguns trunfos. Primeiro a slot CMT (Tern Cargo Mount) que não é mais do que duas peças com um buraco soldadas na testa para fixar acessórios, nomeadamente o Pack rack que suporta até 15kgs. Esta solução é original da GSD e agora adoptada também na HSD. Não sei se a tendência é esta.
  
O Pack rack também faz de pega para poder empurrar quando dobrada (em vez de usarmos o guiador)

Também há o novo adaptador que oferece compatibilidade Klickfix.
Uma peça muito requisitada pelos utilizadores da GSD e que agora por causa da BYB já têm um leque de escolhas enorme para usar esta slot, incluindo acessórios Klickfix da própria Tern

O espigão tem mesmo de estar encostadinho senão é difícil apertar com a borracha. A borracha podia ser um cm maior, não sei se havia algum problema nisso mas facilitava.
Os acessórios têm sempre de ser tirados da slot Klickfix quando se dobra. Com o Pack rack, tens apenas de tirar o que esta lá preso, na prática vai dar ao mesmo.



Suporte traseiro Metro Rack
A BYB tem um belíssimo suporte traseiro compatível com panniers (não muito grandes) de preferência Ortlieb. A Tern também tem algumas soluções que podes ver aqui
O único senão é que não consegues transportar top cases ou a cadeira de criança Yepp. Não sei se a Tern recomenda a substituição pelo Cargo rack para quem não se importar de abdicar das rodinhas, nem sequer sei isso vai comprometer a dobragem. Mas se a ideia for transportar uma criança pode não ser a bicicleta ideal. Depois tens estas soluções universais de cadeiras suspensas, mas até o próprio Josh já me escreveu uma vez a dizer que não era recomendado. Talvez no futuro façam uma segunda versão do Cargo Rack com rodinhas...

Saco de transporte
Há algumas soluções universais da Tern para o transporte, mas há uma que é exclusiva para a BYB, o Pop Cover. Um saco que quando está fechado fica muito compacto e tem elásticos estrategicamente posicionados para o Metro rack da BYB
 

Permite empurrar a bicicleta na mesma porque as rodinhas ficam de fora.


Pontos positivos
tamanho dobrada tendo em conta que é 20", especialmente em largura
conforto da condução
8 velocidades, boa amplitude
preço

Pontos menos positivos
Não pode (oficialmente) transportar uma criança
Muito comprimento de cabos à frente, pouco estético. Pela minha experiência havia margem para encurtar.

Para quem é a BYB?
Para individuais que desesperam por uma solução "faz tudo". A BYB é visualmente MUITO aceitável num apertado restaurante ou taxi mas sem que essa característica comprometa a sua condução. É uma autentica mala de viagem compacta, especialmente em conjunto com o Pop Cover que é muito rápido a colocar e a tirar. Embora não seja compatível com as medidas portuguesas de malas de mão no avião. (TAP). 
Não coloquei como pontos menos positivos o peso (+ de 14kg) porque não é por falta de bom material, mas entre ter um quadro mais frágil ou mais robusto. Prefiro a segunda. E depois se quiseres gastar + mil tens a verão S11 com uns mais aceitáveis 12kg.

Por outro lado se quiseres uma dobrável que dobre rápido e não estas muito preocupado com o espaço, a dobragem convencional em 2, nomeadamente a da Tern em "N" é logicamente a mais rápida (6/7s)

Espero que a info te tenha sido útil. Tenho uma BYB P8 para experimentares e posso encomendar a S11 se preferires. Aparece na loja em Lisboa para falarmos mais sobre ela e outros modelos. Vê aqui: bklisboa.pt/tern

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