Para quem conhece o mundo das dobráveis, já deve ter percebido que não há muitas formas delas dobrarem. O modelo tradicional de dobragem é ao meio como a maioria, tendo a Tern melhorado esse processo com a dobragem em N.
Há um outro sistema em que se dobra em 3 ficando ainda mais compacta (Dahon Curl, Brompton, Ori, Tyrell Ive e Birdy) sendo que as 3 últimas em vez de terem a divisão no quadro é a própria forqueta que se dobra. Mas o "problema" é que todas estas bicicletas têm uma roda menor que 20" e apesar de eu adorar as minhas mini bikes de roda 16" confesso que nada bate o conforto e performance de uma roda de 20". 20" é aquele meio termo, a melhor opção para quem só quer ter uma bicicleta que "faça tudo" e não uma para quando apanha taxis/metro/autocarro e outra para quando faz umas distâncias maiores.
A Tern apresentou uma solução que a meu ver é muito válida. Uma bicicleta de roda 20" ultra-compacta com dobragem em 3, num quadro muito robusto em alumínio, que muito se assemelha à bicicleta de carga Tern GSD.
Segundo a marca, a BYB apresenta-se com -30% de tamanho em relação a uma bicicleta de roda 20" (ex gama Tern Link ou Verge)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl1AqmgTUsqTd_v4MxyFI-Mg8COUgi8kaILCys5y_9HPZieIOk6CuJrxuehKBNT7nZLIuGpGRxb6hqHh3fpOguzUHjMJEoxnbjsge9FChUNnQtIS95heA17eArcho0PTKybxQc7NfqdDBl/s640/IMG_20190722_110338.jpg)
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Créditos minilove.jp
As dimensões dela fechada são 35 x 81 x 52 cm
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5OlVVb3hICWBHkOGLEbtdby5js-jTSoqxhH9J4wfVs31PiPI8DQ2KASWu0vPjd6fd_kvJxaioepfGgJ8In4ttMPt3lChIhppmu3LFgDwl3v1Ra0awSZ5IhqhUNY17SQwNl9kQtiXvwm-P/s640/download.png)
A Tern BYB posta à prova assim que peguei nela à hora do almoço.
Penso que um dos segredos dela é a largura. Pegar nesta BYB é diferente de pegar noutra dobrável convencional. Não há um volume significativo ao encostares à perna agarrando pelo meio do quadro e entrares em sítios estreitos como por exemplo este restaurante (entre as mesas, o balcão, etc) Em parte lembra a mesma sensação que tive com a Strida que até é enorme de altura, mas por ter uma reduzida largura é mais prática do que a maioria das dobráveis. Outro detalhe são as rodinhas no rack traseiro que são o outro segredo dela. São rodinhas silenciosas e aderem muito bem mesmo na merdosa calçada portuguesa que todos os dias manda pessoas para o hospital. As rodinhas compensam também o peso dela que é pouco mais de 14kg na versão P8. Não se pode ter tudo... A versão S11 tem um peso mais simpático por culpa das peças de alta gama, (cerca de 12kg) mas que também fazem esticar muito o preço.
Entrar nos transportes públicos com ela, especialmente autocarros e Metro é um mimo.
A dobragem exige um pouco de prática porque tem mais detalhes que o habitual, recomendo mesmo muito que sigas os passos do manual
Ao fim de algumas vezes, já fazes sem pensar
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh822TS1vctzks1r_7ymMOU38fj6cLq4BQzlwvrfYY4B8jtR8imDza_7FXp_u9ZlqrUA_84x8neDmUPmvYH39C4zAoSj45_i8yx0qjiAB8jUGOBBnOGxPNcQupCy9OFKYQps8bWp4Bs4Q_e/s640/IMG_20190722_184239.jpg)
Aqui no comboio Regional
Outro aspecto é a estabilidade do conjunto. Em baixo atirei a BYB contra as escadas da loja.
A dobragem exige um pouco de prática porque tem mais detalhes que o habitual, recomendo mesmo muito que sigas os passos do manual
Ao fim de algumas vezes, já fazes sem pensar
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Aqui no comboio Regional
Outro aspecto é a estabilidade do conjunto. Em baixo atirei a BYB contra as escadas da loja.
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Recordando que o slogan da Tern para esta é "bring your bike" para todo o lado (BYB)
Vê os teasers que fizeram, estão muito giros :))
Esquecendo por agora a dobragem, vamos ao outro ponto que é onde a BYB realmente se destaca da concorrência. O conforto na condução.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijFi764OK_CcGaMCBpIwOhXG3BFyMFDzCFP8VZCiX6dTiYpYCNL_-yQrB4VRJDs1QTtoe7dlHxSrIJfLLB6U7uP7jvPqRV2MDUUES1M_WoFdojWKq3T-FWJAxzKpkgviz9GFMXrBZirxRa/s640/DSC_0065.JPG)
A primeira impressão é a de ser uma bicicleta normalíssima. Nada de barulhinhos, trepidações desnecessárias, ou "guiadores nervosos". A BYB é uma bicicleta de condução confortável que por acaso encolhe e encolhe bem. Aqui o segredo é a distância entre eixos que é idêntica a uma bicicleta de roda 26/28 e também às gamas altas Tern Verge. Embora em comparação a Verge ganhe por escassos mm. Outro truque é a solidez do quadro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9lJqC7eqO2ng_8eqMkmElUy4jsr0UjW84xULO3C3xkRPc3qv2VQOdYitywGUT6AGZQ1bppFalo66_rHorXnyApExVpHjHVFBps5ZRD5Rd5FJmfHuDmwE8mJmBK3fVEdx8sxvHthwxGMAU/s640/DSC_0037.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhydBX6J4x9R-zNh51ja6Aern_QIzygJrWmo5ub-1TRRdKowSzYZS7veLAV-9NAs668VMc60P1wCJDhYQUNcsxid_Sf5c0aYjQbdTmSpkpfWfMiXODOFdGHfmorWZYk_pJIapB9MKV1B1Nk/s640/DSC_0066.JPG)
Na foto o Jorge com 1m80
Apesar de ser alumínio, comporta-se (quase) como um quadro de aço, muito pela dupla tubagem central idêntica à GSD. Também não esquecendo o habitual espigão de guiador Tern Physis que reduz para quase zero as vibrações habituais. Ainda sobre o quadro, segundo a Tern, a nova dobradiça TFL é ainda melhor do que a OCL+ da Verge, Vektron, etc. A OCL+ é um dos motivos porque as bicicletas da Tern não vibram como a maioria, o contacto é feito apenas em 2 pontos + o eixo da dobra. Neste caso existe uma maior superficie de contacto, mas como é dupla tubagem na prática resulta bem e isso sente-se na condução.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIkgdH1UV7_AtCbCpw-reqWK5oAtjLSZt3GsRXQZnTb7uwgd76Kv3HV6O5MiYuP9uGnWkz6ahh_4bqgaktw0KLArZdhL6DeameGSquJYas5oVbJAyeJH1mssMTByqwZGJkHpT-7jCbKdhu/s640/download.jpeg)
Apesar de ser alumínio, comporta-se (quase) como um quadro de aço, muito pela dupla tubagem central idêntica à GSD. Também não esquecendo o habitual espigão de guiador Tern Physis que reduz para quase zero as vibrações habituais. Ainda sobre o quadro, segundo a Tern, a nova dobradiça TFL é ainda melhor do que a OCL+ da Verge, Vektron, etc. A OCL+ é um dos motivos porque as bicicletas da Tern não vibram como a maioria, o contacto é feito apenas em 2 pontos + o eixo da dobra. Neste caso existe uma maior superficie de contacto, mas como é dupla tubagem na prática resulta bem e isso sente-se na condução.
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O grupo Shimano Acera de 8v porta-se muito bem. Tem uma cassete com 11-32 dentes + um pedaleiro de 52 dentes o que significa que tens uma amplitude grande e uma velocidade muito boa. O desviador é de caixa comprida, que com estes pneus mais finos fica demasiado próximo do chão. Esta BYB pede mudanças de cubo. O problema é que ainda ia aumentar mais o peso.
Volto a lembrar que há outra versão com Shimano Ultegra de 11v e muito mais leve.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLYsUNEKevH-nK9vGvSFU-WvbqT1ABhFts-o8uP2glwlv6EJd-LfTRzMCyZfZhM-8j9V-7P8PMsXcEPJbVq-Qte61NGbNmSFY32TUeMN_jD7iFyD4SeW5emGMlFZDWS-jOfDokcatK8jcL/s640/DSC_0031.JPG)
Sobre as mudanças não esgotei a 8ª na descida da Mouzinho de Albuquerque e ainda tive de abrandar para não me exceder na velocidade. Em subida a mesma coisa, não chego a ir para a primeira em subida como a Morais Soares. Os pneus Schwalbe Citizen 20x1.6 ajudam na aceleração também.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPi6QzVOlCcgMzQH40Omgzx3YXew1JCyo_oki-bYyOvriHkHoaNy7JzVhOb1B4uFIhJ-xej9HHHvW0zxCWhdX3FTH-ss95OB8mavG9QOl-oBNDWQMCTOPZPiiknN1hSANwAppRkLU7XqvG/s640/DSC_0030.JPG)
Os cubos das rodas são Kinetix de cilindros, zero atrito, e os veios são mais compactos que o normal para que não comprometa a dobragem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieQ1dwtMT_lxrg1ajRauVc75rr7OLl9xfzuAS4p_QxXi58VCUyHpxFFO7Xc8jshAbH6pvBQi8sGsOmkxLNCQ-6yVmN1XWiFnRguJrpkYka66CSVHqwIL4gVY3Xsoc8Wiyjloq0-R4i51fd/s640/DSC_0038.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA8fO7nefvIoSMfAzSWDUboQvg8DDER2fADfdpt5C6CXJVs8kLInfuqFWKPrxT1ByJm896_r8AQFMRGIVrAQIlAuVHAB2-fd14xWs9LiE__ukhma__vkqDYReowwizh6gHO5qH4UNHu6J4/s640/DSC_0056.JPG)
Esta alavanca solta o perne que está na roda da frente e entra dentro do buraco que se vê na imagem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_mMhAUg8z4wHnV4Aa0SsvHnCbCci5kWxTu0UqhH-QN-PJyWdoti1cxQfZoTt93thtKmvclY8nZPcyyL1fKuGmx-HZRrO-0o7m9XdeKy6MXtgridNi3iNKaXZpSSBpgiTTTWY89udWenZK/s640/DSC_0036.JPG)
Volto a lembrar que há outra versão com Shimano Ultegra de 11v e muito mais leve.
Sobre as mudanças não esgotei a 8ª na descida da Mouzinho de Albuquerque e ainda tive de abrandar para não me exceder na velocidade. Em subida a mesma coisa, não chego a ir para a primeira em subida como a Morais Soares. Os pneus Schwalbe Citizen 20x1.6 ajudam na aceleração também.
Os cubos das rodas são Kinetix de cilindros, zero atrito, e os veios são mais compactos que o normal para que não comprometa a dobragem.
Esta alavanca solta o perne que está na roda da frente e entra dentro do buraco que se vê na imagem
Tudo pensado ao pormenor. Aqui o encaixe para um dos pedais. O do lado esquerdo que é o que interessa remover para encurtar espaço. São uns MKS UX-D iguais aos que vem na Vektron.
Aquela peça amarela serve para bloquear o mecanismo de remoção do pedal. Tem de ser sempre tirada para soltar. Pouco prática para quem tem pressa. Em baixo o pedal direito é fixo.
Selim Porter
O Porter é um selim fabricado pela Velo para a Tern e não só é muito confortável como tem aquela parte ergonómica à frente para podermos pousar no ombro. Especialmente útil em escadas e quando a bicicleta é pesada como BYB P8 ou pior ainda a Vektron. (21kg).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMCXOou3GNKM4mv45WbNtkhWfoI08gy6pR5Yi8nrD_wFkIBV53zueEkXSSeQKEVW_HN_0vrNzvYMaAvPx5Cqou7KWGkO5J4eiCgCGp-09zctbAp-gKzVUF8447CSNK_dxBXF_TpxM1Q6iN/s640/IMG_20190722_191850.jpg)
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Deve-se sempre aliviar a carga com o braço. A BYB tem muitas partes onde se pode agarrar, a dupla tubagem aqui também a ser util.
Capacidade de carga
Apesar de não ser categorizada como uma bicicleta para cargar, a BYB tem alguns trunfos. Primeiro a slot CMT (Tern Cargo Mount) que não é mais do que duas peças com um buraco soldadas na testa para fixar acessórios, nomeadamente o Pack rack que suporta até 15kgs. Esta solução é original da GSD e agora adoptada também na HSD. Não sei se a tendência é esta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO8e4kEEi1qccCxJm7Q37JU5ArpdO93JrMuvuWuiubS7hstWGPIfQt2-KH2rOXUwlzk3ePuCLzFtROX8et0Xgypq4QOKit65mmdeKnMXbA2PNx6jjqkwqFwl6Urf43oklrwMxIl0BmvVOj/s640/DSC_0095.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIuyxUpr52fp0geWAa8fM_X6Qm28ofCQYyGZ-txD0ubPMEIQqYg1F13J4MyYimpFgl_e2ljRihICiL4PW4gbDHCOwqpVBIR64G3o2eksdKJv4PjOlyxwpCJEUN1dnkoIJ4etwb9NmhPlbo/s320/transferir.jpeg)
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O Pack rack também faz de pega para poder empurrar quando dobrada (em vez de usarmos o guiador)
Também há o novo adaptador que oferece compatibilidade Klickfix.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6nV4r17R1tvqkPSW2ABfsGFPPYGCdcxIK78r_ciDAcCMaDUU7tdfqU89oI3bgoG1USPG9avXMSBOSrv92_KT5gbI7mMhf9AqVtA5iT4RkZnfbXeDLz4Ae3OtGO_c78Nh6pmH4P0JYn4kW/s640/transferir+%25282%2529.jpeg)
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Uma peça muito requisitada pelos utilizadores da GSD e que agora por causa da BYB já têm um leque de escolhas enorme para usar esta slot, incluindo acessórios Klickfix da própria Tern
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxZUqNcB7ffZD9Zq__vaD4q11l5MP9XtuhtYz5HTvX9GMmxD7ebKzXq9trhVP7CFr0_-xc6j5wSKbDzGt0ExL7a2o-lWzbirGTq83BaUuTiQWHscrdw7tiFLaF5nmOO9zQ9TrJwsuSdcJ3/s640/IMG_20190722_183509.jpg)
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O espigão tem mesmo de estar encostadinho senão é difícil apertar com a borracha. A borracha podia ser um cm maior, não sei se havia algum problema nisso mas facilitava.
Os acessórios têm sempre de ser tirados da slot Klickfix quando se dobra. Com o Pack rack, tens apenas de tirar o que esta lá preso, na prática vai dar ao mesmo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAcSo1ZcCsM26YmX59RxDzzcIoQt4PhYRp6oHuVZr5R3gn39oH65OsYpMbUAPtcwSHxjiPfyHkiQjsI1JLUFAi_Ufp2NcXt5QMOzNenHiA9nT2VbcGjHLWPzejZFK1p41WkCNotfL2lWEI/s640/IMG_20190723_095316.jpg)
Suporte traseiro Metro Rack
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSCTzTKf0Ju902g07W_mchglTgEP-pB1F9PoHTu12ZaE1JSfE-TkFyPUOKG1nsgLWOfUHraY5fNeU5sp51_DVZPR6knE-U734IROo7MSGQzsbffsDD-O35FBmexI_adh1ceRB-jYWK6eyH/s640/DSC_0102.JPG)
Os acessórios têm sempre de ser tirados da slot Klickfix quando se dobra. Com o Pack rack, tens apenas de tirar o que esta lá preso, na prática vai dar ao mesmo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAcSo1ZcCsM26YmX59RxDzzcIoQt4PhYRp6oHuVZr5R3gn39oH65OsYpMbUAPtcwSHxjiPfyHkiQjsI1JLUFAi_Ufp2NcXt5QMOzNenHiA9nT2VbcGjHLWPzejZFK1p41WkCNotfL2lWEI/s640/IMG_20190723_095316.jpg)
Suporte traseiro Metro Rack
A BYB tem um belíssimo suporte traseiro compatível com panniers (não muito grandes) de preferência Ortlieb. A Tern também tem algumas soluções que podes ver aqui
O único senão é que não consegues transportar top cases ou a cadeira de criança Yepp. Não sei se a Tern recomenda a substituição pelo Cargo rack para quem não se importar de abdicar das rodinhas, nem sequer sei isso vai comprometer a dobragem. Mas se a ideia for transportar uma criança pode não ser a bicicleta ideal. Depois tens estas soluções universais de cadeiras suspensas, mas até o próprio Josh já me escreveu uma vez a dizer que não era recomendado. Talvez no futuro façam uma segunda versão do Cargo Rack com rodinhas...
Saco de transporte
Há algumas soluções universais da Tern para o transporte, mas há uma que é exclusiva para a BYB, o Pop Cover. Um saco que quando está fechado fica muito compacto e tem elásticos estrategicamente posicionados para o Metro rack da BYB
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmP7C0IkY6BPfcABTo9ds2CUymf4YTiTOVL1RvA73-MTtJMOQ69Eu_UeXTEbNu8_8fmd5p0LAoakqM3uUiUjooBP85u9bdrpQIck-G6ijsU6suf_MCTcv5bbEILgTlJC79btSzE-lY9EPQ/s320/tn-byb-popcover-stowed.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMxd67t6RnFl13mTccVD1mJwLZT0B_Uv9zg2MDFcBR3XaoESi3igRBgv6uNX_XwNwgmSLi2DVqMGtpQ5rdVta1hYjl1oTnO3bHrfoh2cuOsco0GodDCtBSbNShk1vQCG1mWJSnm-htMdnG/s320/tn-byb-popcover-trolleying-hp-0.jpg)
Permite empurrar a bicicleta na mesma porque as rodinhas ficam de fora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ9XNPEiN-fy6HxhQnKfAl_xx1sooEjnCdV6AuCqmuQeCdn7rOBtaESmy0xTAhb6DXMIIaYiMphV_rs9bWqoybi3ru3EabXB2hd5LHGPKwSnwGKWVZY6A-SJhw5kHAL6aapzoHoGAqQPC-/s640/DSC_0075.JPG)
Pontos positivos
tamanho dobrada tendo em conta que é 20", especialmente em largura
conforto da condução
8 velocidades, boa amplitude
preço
Pontos menos positivos
Não pode (oficialmente) transportar uma criança
Muito comprimento de cabos à frente, pouco estético. Pela minha experiência havia margem para encurtar.
Para quem é a BYB?
Para individuais que desesperam por uma solução "faz tudo". A BYB é visualmente MUITO aceitável num apertado restaurante ou taxi mas sem que essa característica comprometa a sua condução. É uma autentica mala de viagem compacta, especialmente em conjunto com o Pop Cover que é muito rápido a colocar e a tirar. Embora não seja compatível com as medidas portuguesas de malas de mão no avião. (TAP).
Não coloquei como pontos menos positivos o peso (+ de 14kg) porque não é por falta de bom material, mas entre ter um quadro mais frágil ou mais robusto. Prefiro a segunda. E depois se quiseres gastar + mil tens a verão S11 com uns mais aceitáveis 12kg.
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Por outro lado se quiseres uma dobrável que dobre rápido e não estas muito preocupado com o espaço, a dobragem convencional em 2, nomeadamente a da Tern em "N" é logicamente a mais rápida (6/7s)
Espero que a info te tenha sido útil. Tenho uma BYB P8 para experimentares e posso encomendar a S11 se preferires. Aparece na loja em Lisboa para falarmos mais sobre ela e outros modelos. Vê aqui: bklisboa.pt/tern
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi70qIs_ekDJuS4lffBAOo8Z8mPAtL5nG2-LmcR5-yX2vOO8nvcqAyW98tdf00Rkm1CFJm4TSOCZWlClJL8ooJ4sdSYwKFf10waPLMZEbQxsmXTErjetjSZR77769JVkE6jTTcc3IiI0rhj/s640/TN-byb-s11-g1-unfold-silver.jpg)
Por outro lado se quiseres uma dobrável que dobre rápido e não estas muito preocupado com o espaço, a dobragem convencional em 2, nomeadamente a da Tern em "N" é logicamente a mais rápida (6/7s)
Espero que a info te tenha sido útil. Tenho uma BYB P8 para experimentares e posso encomendar a S11 se preferires. Aparece na loja em Lisboa para falarmos mais sobre ela e outros modelos. Vê aqui: bklisboa.pt/tern
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
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