Bickerton Argent


Uma belíssima Bickerton, talvez a mais purista da marca que lembra muito a Bickerton original principalmente por causa do tubo principal e a dobradiça.

Aquele momento sempre delicioso de receber uma nova bicicleta para fotografar e testar. Não faço unboxings porque não vejo objectivo nenhum nisso, pelo menos no que toca a bicicletas. É só uma caixa que nem sempre vem em condições e uma bicicleta que por muito bonita que seja vem toda feia, cheia de protecções, plasticos, esferovite, etc. Talvez venha a fazer quando começarem a seguir o exemplo da Apple 😄


O que aprecio realmente é a capacidade da marca inovar mas sem apresentar designs "hi-tech" ou futuristas. Temos na mesma componentes de alumínio, tubagens grandes, materiais modernos, mas tudo na base do prata, bons acabamentos e cores normalmente associadas ao clássico, como o bordô, verde inglês, cinza azulado, preto brilho, etc. Não conheço mais nenhuma que o faça, a Dahon tem alguns modelos na mesma onda, como a Boardwalk em aço, Ciao, Dash Altena, mas é apenas no mercado japonês.

A Argent que aqui vemos é uma 1707 City. Sempre que vires um 7 e City no final, já sabes que são 7 mudanças de cubo. Se for Country são 7 mudanças de cassete.
Para Portugal está disponível esta e a Argent 1909 Country, mais leve com 9 mudanças de cassete.

Um guiador excelente, ergonómico e um espigão telescópico para se manter uma posição direita. O guiador pode ficar mais ou menos inclinado.

Os punhos em castanho da Biologic. Infelizmente não há manípulos mais clássicos para o cubo de 7v, mas como está não fica mal. Manetes curtas de 2 dedos e uns travões vbrake em prata. 



E por falar em cubo, esta Argent tem um Nexus 7 feito no Japão, um cubo com provas dadas e que não faz encarecer o preço final. Por outro lado a Argent pesa 14kg por causa dele (e não só). O cubo tem 3 vantagens principais: pode trocar mudanças estando parado, tem muito pouca manutenção e dificilmente desafina.
A complementar o cubo está um tensor de corrente muito robusto que vai esticando a corrente.
Os aros são prata, parede dupla, muito resistentes. Os pneus uns Impac BigPac 20x2.00, uma espécie de primo do Big Apple. A Impac é a marca "low cost" da Schwalbe, ou lá o que isso quererá dizer... A verdade é que a qualidade é idêntica, mas existem ali diferenças obviamente. Se fosse para escolher preferia ir para os Big Apple 20x2.00 sinto que existe ali diferença pelo menos no tipo de borracha e acabamento, mas vindo estes de origem, talvez não justificasse trocar. E se fosse para trocar provavelmente seriam uns Marathon mais finos.

Estes Impac BigPac têm um efeito suspensão em baixa pressão, sem afectar a rolagem.


Mark, o herdeiro do sr. Harry Bickerton a assinar as suas bicicletas. No tubo do espigão a bandeira da GB e o nome do modelo num tipo de letra clássico.
Outra característica das Bickerton é virem bastante completas. Aqui um suporte traseiro em prata, com os robustos elásticos que nos habituamos a ver nas bicicletas Tern. Recordando que a Bickerton e a Tern fazem parte do mesmo grupo a Mobility Holdings ltd
Depois há os guardalamas, reflectores, protecção de corrente e a já habitual slot para cargas que vem tapada com a chapa do logo da Bickerton
Aqui podes usar o Tern Luggage Truss e tudo o que sejam acessórios Klickfix


Dobragem
Uma estreia por aqui: uma nova dobradiça que nunca tinha visto e pelos vistos só é usada na Argent. A Bickerton usa a FBL 1 e 2 em todos os outros modelos, tal como a Tern faz nos modelos de gama de entrada (Link A7, C8, Joe) Nas gamas média/alta a Tern usa a melhorzinha OCL+ que reduz a zero as vibrações, é mais elegante e discreta. No caso da Argent a utilizada é a B1A.
 
Existe na mesma algum contacto entre as duas partes, mas é muito menor do que a FBL2. Em termos de gama posiciona-se ali entre a FBL2 e a OCL+. Mas não esquecer que também interessa a restante estrutura e a tubagem da Argent é enorme, idêntica à mítica Dahon Jetstream. Outro detalhe é que é ainda mais discreta do que a OCL+
 

Espigão de guiador
Outra peça sempre muito importante nas dobráveis. Desde que conheci o Physis 3D da Tern, todos os espigões que vou encontrando me parecem inferiores. Eu sei que o Physis é pesado, mas aquilo é perfeito, zero vibrações. Este da Argent é bom também, com a vantagem de ser mais leve e regulável. 



Outro detalhe interessante, a mesma borracha que encontramos na Tern para prender o espigão de guiador.


A dobragem da Argent é feita ao contrário do tradicional. Em vez de ser para lá é para cá. Repara ali na borracha a agarrar o espigão. Como o aperto do guiador fica com o bico para dentro não posso apertar muito senão vai empurrar o guardalamas.

Pedais 
Uns pedais da Union que não são maus, o corpo é plástico, pões o dedo no meio e puxas para ti aquela patilha com a seta. 
Podes sempre trocar por uns japoneses MKS ou os Wellgo mais económicos de aluminio.


O tamanho dobrada são 38 x 80 x 68 cm

Com o guiador levantado

A Argent é uma bicicleta única que se distingue do resto da manada. O seu ar robusto, os pneus, a dobradiça discreta, o cubo de mudanças internas (nesta versão), o jogo de cores, fazem deste modelo um dos meus preferidos dentro da roda 20".

Lado a lado com a Tern Link D7i. que tem o mesmo cubo de mudanças. Podes espreitar o que foi dito sobre ela aqui. Com uma diferença de preço pouco significativa (150€ a mais pela D7i). 
A D7i ocupa um pouco mais espaço em altura por causa do espigão. São 38 x 79 x 72 cm. Diferença nada significativa.

Na estrada 
Comporta-se como o esperado tendo em conta os robustos materiais, não se sentem vibrações no espigão e por ter um guiador de cidade permite que estejas mais direito do que a maioria das dobráveis. Não que seja bom se costumas levantar o corpo numa subida. Os pneus fazem toda a diferença, mas como já referi a meio provavelmente trocaria por uns Schwalbe Marathon mais finos para melhorar a aceleração e também a capacidade anti-furo.

Robusta, elegante e compacta e já agora que não pese muito na carteira. É o que se quer. Pontuação máxima para esta Argent 1707 City


O merecido café no final!

Espero que te tenha ajudado em alguma coisa, qualquer dúvida escreve-me.

Podes encomendar uma Bickerton aqui: bklisboa.pt/bickerton

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários