Dahon Curve i3 | 2019

A Curve deste ano vem bem equipada e numa mistura de vermelho/preto que não lhe fica nada mal. 

Uma das características principais da Curve é a simplicidade. Enquanto que outras marcas (incluindo a própria Dahon) se desdobram em busca de soluções que tornem as suas bicicletas ainda mais compactas (e falhando miseravelmente)  esta menina vai sobrevivendo ao tempo e ao impiedoso avanço da tecnologia. 

O unboxing sempre saboroso, a caixa em péssimo estado, mas a Curve muito bem protegida no interior.

Quando falo de simplicidade não é só pelo desenho dela, mas pela forma como dobra: ao meio, simples. Tal e qual como a maioria das bicicletas de roda maior. É um sistema rápido, de reduzida manutenção e que não exige um curso.
O grande e único problema desta forma de dobragem é o de não se poder ter uma distância entre eixos idêntica a uma bicicleta não dobrável, sem comprometer o tamanho final dobrada, o que acaba por ser pouco significativo, porque a Curve não foi desenhada para fazer viagens intermináveis, mas para o last mile. É a solução ideal para aqueles 4 ou 5kms para lá e para cá, ou até aquelas viagens de férias em combinação com o comboio, autocarro, automóvel. 


Um cubo Shimano de 3 velocidades que já é uma característica da Curve desde há muitos anos. As mudanças de cubo podem ser trocadas quando estás parado, têm reduzida manutenção, a corrente não salta e no caso destas 3, tens a mudança do meio 100%(como se não tivesse mudanças) e depois + 36% de força e menos 36%. É uma boa amplitude para rodas pequenas e o cubo não pesa muito, menos de 1kg, comparado com todos os outros.
O manípulo rotativo do cubo, muito suave e simples de usar.

Esta versão, tem algumas melhorias, nomeadamente os apertos rápidos, muito mais robustos. Estes apertos costumam equipar as Dahon de alta gama.
Em termos de design, o vermelho ficam muito bem com os componentes pretos, apenas peca pelo logotipo que parece um autocolante. As Curve anteriores tinham o logo cortado e uma linha a acompanhar o quadro, eram apenas as letras.

(nota: na data deste post ainda há uma destas em stock)

Outras melhorias são um suporte mais leve e mais alto que faz toda a diferença pelo tamanho da roda, aros com parede dupla para mais robustez, pneus Schwalbe Road Cruiser 16x1.75 com melhor qualidade, guardalamas SKS e um selim interessante aparentemente muito confortável.





Voltando ao cockpit, para alem de um melhor aperto em vermelho anodizado, as manetes são muito boas, da Shimano e o guiador ergonómico, tal como os punhos que se apertam com um parafuso interior. Este espigão dobrável ao contrário da versão anterior já é telescópico e pode regular a altura.
Nota menos positiva para o espigão de guiador que não inclui a famosa bomba de ar interna. Por outro lado é mais leve e ainda são umas boas gramas de diferença.

O aperto do guiador vem com um bloqueador de segurança. Talvez excessivo, é impossível aquilo abrir em andamento mas nunca se sabe, o azar pode bater à porta :)) 



A Curve é uma bicicleta que dá muito nas vistas principalmente pelo tamanho de rodas. As linhas simples, um quadro curvo, o mais emblemático da marca, especialmente na versão de roda 20" (Dahon MU) e lembrando as origens da marca em 82, uma bicicleta de aço com roda 16" e que hoje em dia faz furor entre coleccionadores a preços muitas vezes mais altos do que as actuais.



Se há coisa boa de se fazer com ela é correr pela cidade, dobrar, apanhar um autocarro para aquele sítio menos acessível, voltar de taxi se estiver a chover a sério, entrar no metro mesmo que esteja cheio, almoçar num restaurante mesmo que seja apertado, etc. Há muita coisa que fazemos na nossa rotina em que uma dobrável de roda 20" não é suficientemente pequena. As dobráveis 16" especialmente a Curve (ou outras como a Bickerton Pilot, Ori, Dahon Curl, K3 ou Brompton) são a resposta perfeita para verdadeiros commuters multimodais

Dahon i3 (2019)
Peso: 11.3 kg
Tamanho: 60 x 57 x 34cm
Quadro: Alumínio Sonus
Forqueta : Aço
Mudanças internas Shimano Nexus 3v
Rodas : 16“ alumínio com 20 raios frente e 28 atrás, aros de parede dupla
Pneus: Schwalbe Road Cruiser 16x1.75
Tamanho do ciclista: 1.45m-1.90m
Peso máximo 100kg
Mais info e encomendas no link bklisboa.pt/dahon

Esta que fotografei vai à cirurgia para levar um Sturmey Archer de 8v. Em breve post com o upgrade

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.






Comentários