Para além da vantagem em oferecer mais altura ou por outro lado uma dobragem mais compacta à bicicleta, dá compatibilidade a espigões mais comuns no mercado nas medidas 27.2 (a que fotografo aqui) ou 30.9.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQmoXe9CaO-brmwX95hG0iGVvXIp7AidpzAp8zmnslPXjMoA9y3P8qVxEigvmFixaf2Xzma1l_jJvvH7oR7Zk-UlA_sNi0Hm1tofGgrjuz19JnftbfXFesIRiT-2vu5ZoNqQIecV_OP4EF/s640/IMG_20191001_124400.jpg)
Actualização 3/10/2019
Esta solução é apenas compatível com algumas Tern e eventualmente algumas Dahon/Bickerton. Como o espigão principal tem um comprimento de apenas 400mm, em algumas bicicletas pode interferir numa dobragem correcta. Por ex. na maioria das Dahon e Bickerton o guiador pode bater no chão quando dobrada. Isto porque o guiador fica por dentro e também tem a ver com a geometria do quadro, tamanho do espigão do guiador, comprimento do guiador etc etc. Por vezes é possível ultrapassar isso, outras vezes pode não ser.
Envia-me uma mensagem para testarmos com a tua.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZVw7U8yvuaLM2xILI3ud8vqqnY5jKUKbg82D5DlD0jzUMsA5FY5MmhxbHqRviCyj4nyFogbVD9don0ZlXrUzbPFB6PDDvzWvfQGaJhylSrxkFY3F_1-dFAyP8EqBAtCxmaotTu31SoDHW/s640/IMG_20191001_121513.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNeepBJC7EEvMoA0la0WLUlF3eDMHSsSMkL7ROi0qZNZFwANRV7jX1onPdXv02XOyp10nCqaQOmcuIMeyHYCJrzogx6oiKSV7LYBkucUS-KK77wFIyQDMHZHsJW3DcYVNNs28N1P6rBS3M/s640/IMG_20191001_121534.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzboPdJ9RKJm0N2SmaXdAc3AsZej11h6IJcfbrzRQ_W9rPulE5-Ix90sRlvEEYeaiK-hpzqf0NRdf9josSWGPRJNJjmNNvYOjxRmNEADZuIiad2IWKoBjqHVwvzSq98FKiQAtHUmwnjUXL/s640/11111111111thudbuster-long-travel-1000px.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY7r4wZ95IZgWnFIpwK9RkIhq-7HzdsrZAPKz-GjaVms-1Unw88j00O7X-9SVajQPryC7MGbbBBLDASoI3gvg4fdfKo23MoNgUdvytrXgqtKcp5cb5uT0sn_uuRUtjQA4X99f-lJ4xPj4t/s640/IMG_20191001_124426+%25282%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg-zXhy99eqjt0lUEFqxz3aOo0qzvu9czR8m81DdinSDSNDlt4Ljk0LtU4GACgftkb85JZAIe9Zq7MDvvN4JFOmWhVTlGJo3_jqTILXF2GwFM1aGK5Etcuz1qcTM-o4v0IxMx5-sikxuIa/s640/SP12-NCX-IMG_1545_dd826612-3604-47d9-9491-a249f4d2fbd3_large.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQmoXe9CaO-brmwX95hG0iGVvXIp7AidpzAp8zmnslPXjMoA9y3P8qVxEigvmFixaf2Xzma1l_jJvvH7oR7Zk-UlA_sNi0Hm1tofGgrjuz19JnftbfXFesIRiT-2vu5ZoNqQIecV_OP4EF/s640/IMG_20191001_124400.jpg)
Actualização 3/10/2019
Esta solução é apenas compatível com algumas Tern e eventualmente algumas Dahon/Bickerton. Como o espigão principal tem um comprimento de apenas 400mm, em algumas bicicletas pode interferir numa dobragem correcta. Por ex. na maioria das Dahon e Bickerton o guiador pode bater no chão quando dobrada. Isto porque o guiador fica por dentro e também tem a ver com a geometria do quadro, tamanho do espigão do guiador, comprimento do guiador etc etc. Por vezes é possível ultrapassar isso, outras vezes pode não ser.
Envia-me uma mensagem para testarmos com a tua.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZVw7U8yvuaLM2xILI3ud8vqqnY5jKUKbg82D5DlD0jzUMsA5FY5MmhxbHqRviCyj4nyFogbVD9don0ZlXrUzbPFB6PDDvzWvfQGaJhylSrxkFY3F_1-dFAyP8EqBAtCxmaotTu31SoDHW/s640/IMG_20191001_121513.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNeepBJC7EEvMoA0la0WLUlF3eDMHSsSMkL7ROi0qZNZFwANRV7jX1onPdXv02XOyp10nCqaQOmcuIMeyHYCJrzogx6oiKSV7LYBkucUS-KK77wFIyQDMHZHsJW3DcYVNNs28N1P6rBS3M/s640/IMG_20191001_121534.jpg)
Com este espigão telescópico, podemos ter melhores espigões, ou espigões com características especiais como a suspensão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzboPdJ9RKJm0N2SmaXdAc3AsZej11h6IJcfbrzRQ_W9rPulE5-Ix90sRlvEEYeaiK-hpzqf0NRdf9josSWGPRJNJjmNNvYOjxRmNEADZuIiad2IWKoBjqHVwvzSq98FKiQAtHUmwnjUXL/s640/11111111111thudbuster-long-travel-1000px.jpg)
Um espigão Cane Creek Thudbuster
Uma suspensão no selim é especialmente útil em bicicletas dobráveis ou minivelo, principalmente com pneus performance (mais finos). Tinha aqui um modesto TranzX que testei numa Tern Verge P9 com roda 451 e pneu de 28mm de largura
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7_9ZLnjcJEVmPJNukj-U7a90a7SPS4kkmXDnJ1RbkybJDXknAJYyV-nxT4baPEzc2szOpLkDd1qwCBGrN7T40M1AAiYoIaSmA4JHxcjXlXqrP_ecFJpcH00BwIOrP-l1I7Da1a5NYd4tu/s640/IMG_20191001_122949.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY7r4wZ95IZgWnFIpwK9RkIhq-7HzdsrZAPKz-GjaVms-1Unw88j00O7X-9SVajQPryC7MGbbBBLDASoI3gvg4fdfKo23MoNgUdvytrXgqtKcp5cb5uT0sn_uuRUtjQA4X99f-lJ4xPj4t/s640/IMG_20191001_124426+%25282%2529.jpg)
A suspensão é de mola, com muito bom acabamento e funciona muito bem para trajectos maioritariamente em estrada. Mesmo a descer/subir passeios sente-se a diferença.
Este TranzX é de 27.2 mas mas também há em 30.9 para outros modelos (ex. Tern Vektron, Tern GSD que têm espigões de origem 34.9) e também em 31.6 para minivelos como a Dahon Dash e Csepel.
Tem um custo acessível (25€). No caso das dobráveis se já não tiver um espigão telescópico (algumas trazem de origem) o que aqui tenho da Tern tem o custo de 80€ para diâmetro 33.9
Alternativas
Suntour SP12 NCX - https://www.srsuntour.us/collections/seatposts/products/copy-of-sp12-ncx-seatpostAlternativas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg-zXhy99eqjt0lUEFqxz3aOo0qzvu9czR8m81DdinSDSNDlt4Ljk0LtU4GACgftkb85JZAIe9Zq7MDvvN4JFOmWhVTlGJo3_jqTILXF2GwFM1aGK5Etcuz1qcTM-o4v0IxMx5-sikxuIa/s640/SP12-NCX-IMG_1545_dd826612-3604-47d9-9491-a249f4d2fbd3_large.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário