Assim a brincar já lá vão 2 anos desde que a GSD (S10) foi anunciada e cerca de 1 ano de vendas em Portugal. O ano passado foi anunciada a versão alternativa (não a substituta), a GSD S00 que tinha algumas diferenças no motor e transmissão, sendo que tudo o resto se mantinha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt9J6Q38z6T910w-Y0IX8cbK9yyxROz1pdcucSvRT9ETAbuShKd57WEuo69CemBtiKwnoAX6qRHPmWuDdh_02LtStsVEe1I_FVj7mhyphenhyphenHN8DR6aYZR6ZzHI8gk_JMLIG0BSNoVpwS_RCUp5/s640/DSC_0417.JPG)
A S00 foi bastante solicitada, mas infelizmente a Tern não conseguiu dar resposta à demanda, pelo menos na Europa e houve vendas que fiz da S10 a clientes que inicialmente queriam a S00. Finalmente durante o 2 trimestre deste ano lá se começou a ver as S00 disponíveis e só agora em Outubro é que se vendeu a primeira por aqui.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQSQkYvG9NYccMgx7NSUtVKZ2-3oD1DnmS687yRSmFK2GcTyFiLxvjudkgoWbQhJdsmPRTCKas7ej13aoKnJ5PMRieds4rPeRE6qAv2i15oOSis3PXmdHbenaUl1QBkLtirhYMHkyJanUR/s640/DSC_0365.JPG)
O unboxing da GSD do Gonçalo, com os acessórios por ele pedidos. Sempre aquele momento saboroso, prazeroso mesmo que a bicha não seja para ti.
O que é que a S00 tem que a S10 não tem?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC_w04Fa7cw1hSiR0gNn5lxcp8Cp7JyLWkN-dg38XGNVY-fRvMSBeJVgBdKMCDqaWqPLECcLBXmKK-9fXr4TKPGDOJ4DshMdhNvTslrFyjwM-JB-aLdBRSedZneoxhNRLyaB-dzgw8Ck3y/s640/DSC_0479.JPG)
Para um utilizador menos experiente ou menos exigente a diferença nas specs pode parecer pouco convincente e pesa mais o preço final. Para alguém que já ande nisto das cargo bikes há algum tempo, sabe que a força do motor é tudo. E também sabe que uma transmissão interna de cubo facilita muito as coisas, especialmente o arranque, não só no início como também quando paramos em sítios como sinais, ou a dar passagem, etc. Ao contrário da cassete, nas internas posso colocar uma mudança qualquer e arrancar nessa.
Imagina que estás carregado com o(s) filho(s) ou grandes compras e estás numa mudança pesada, porque te esqueceste de passar para as mudanças mais leves na última vez que pedalaste? É que o motor para ser accionado precisa primeiro de uma pedalada, tem ali uns 2s de atraso, o suficiente para tornar o arranque uma missão impossível.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOvXx1cHY7rZfdTcPZqp5qwULek8P1XYnLROmHLUdVKOfyV4OEMW9Acx22rYWA21mkwM0-N1XS9EeB6ESrY1kM9MLfe9VFoPkqMfP4kNjbHk09yVJoUMC44ZeVDgQE2bVOEPfEUtO9nUZ2/s640/DSC_0380.JPG)
Tensor de corrente Shimano Alfine em combinação com o cubo Enviolo.
Enviolo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUHIC28n7WTZMlu05L5MkrYUul_yffCmcNZAyKf8P29Bmmi8jXG6_oYhLxUNbGovp5TE5osJYLpue2nsbTvFDk7UC8-KzrKnl8ukRUKC3y1lR8lS-6AomNT_TlNtLWh7QqJDWGhAYwRUNO/s640/DSC_0379.JPG)
O Enviolo é o antigo NuVinci, que é um cubo de mudanças internas contínuas. Ou seja nesta história dos cubos tens os com indexação (o típico 1,2,3,4,5,6...) mais comuns (Shimano, Sturmey Archer) e estes "novos" que não têm indexação. Vais aumentando e diminuindo a intensidade da pedalada. Imagina aumentares ou diminuíres o volume da aparelhagem, com a rodinha. Não há aquelas típicas quebras de rendimento entre mudanças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbgcJrCgOxuSDJESwNaIHUKWrXkP5T7UdzDhM2uLvJeipywxLLNJeHtMB7Pb-2id4kV4NYu66UUdTmlMB_Yb3SBH8hgKc_dy3042V825_ClqhMQZSvnru9sNvjnufF2W0HrBnNDV58XfAE/s640/DSC_0390.JPG)
Outro detalhe é a "zero manutenção", se os cubos mais comuns já têm pouca manutenção, o Enviolo só precisa de levar um pouco de óleo ao fim de uns milhares de km. É um cubo para a vida!
Bosch Performance CX
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYKPMMpvGb8-Ff0MKWXenmGyhX11wXzmObO2WFi6fTapBltJn-DstKpXJa2bY83g37jIOq5Fzc_XFd5mCNQ7cDDhdNA21TckwGMOvges6AVWuXXQWlRWeOKT2ce6rMWoyyvPtac_bvl8cx/s640/DSC_0383.JPG)
Muitos querem uma bicicleta com CX só porque é o mais potente, mas desconhecem as restantes características, nomeadamente o peso e autonomia.
A Bosch para quem não sabe tem várias gamas de motores que se podem consultar aqui. Foram agora anunciadas novas motorizações mas essencialmente divide-se entre a gama Active e a Performance. A Active tem menos força (torque) mas é um kit mais leve e usa os mesmos pratos das pedaleiras convencionais. A Tern Vektron por ex usa esta gama. A gama Performance tem o standard e o CX. A reter é que o CX tem mais torque (+16%) o que é especialmente útil em bicicletas mais pesadas, de carga e nota-se mais nas subidas. Por outro lado consome mais que o standard e é mais pesado (1kg).
Bateria 500wh
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkUoZ_56Av7P0zl1SyeUTYp5r_sM2AVgKN6DdH2PU7Q8ubLQQe96hu4U0vd68RivAY5sO-vnVBJsyaLZaMEtIi3ZeTMkVpJwynt8bcDbvWDNNfWbOhQtyxCfHAWlQUSSjwVeSbOgmqrDWn/s640/DSC_0381.JPG)
É certo que podes sempre comprar uma bateria de 500wh, mas também que tens de desembolsar cerca de 800€. A S00 vem com a bateria com maior capacidade de origem (cerca de 20% mais) o que a acaba por compensar o que acabei de dizer em cima.Sem esquecer que há um 2º compartimento para uma bateria. Mesmo que seja "só" a de 400wh, a GSD fica com uma autonomia de cerca de 200km. É Lisboa - Coimbra.(na teoria)
Bloqueador de roda
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBmizeuxpqGTxakd3VSpGrR4QbWyRvf1SRUeZnpVA1fhXHNAQrCa9x9DxY55XK9ujcDcYhruu5ovk0A8qCUe-_6lH2ZXJX3WZINPVxYuYkl5Jn2mwQtsDBMaB1imNVt-UE1Eg1o6POjNHk/s640/DSC_0384.JPG)
Já vem de origem e tem um detalhe diferenciador, a chave é a mesma da bateria. Assim à partida parece fixe, mas se pensarmos bem, podemo-nos esquecer de bloquear a roda da frente (imagina, pões só o cadeado na bicicleta) significa que o larápio pode bloquear-te a roda, roubar-te a bateria e ainda ficar a olhar para ti de longe e a rir-se porque sabe que não vais longe tão cedo.
Sacos traseiros Cargo Hold
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3Q5dAr3PFzFgAuDUSmTl53HZyYzOwwfS8IxlDTtUYsPuzdoR2tP_187EhxLxhH8zqm_vpTneh-oHfp7DlqiVoI7mXgZ5_6EYFUy6P4K_zgP1juWoXuNBORKxGH8iHVECWx7Y-9Iz2TTz4/s640/DSC_0475-001.JPG)
Outro item que também podes comprar à parte, mas que vem de série na S00. E mais estes são pretos, acaba por ser exclusivo, nunca encontrei a versão preta à venda. Pelo que vi são idênticos aos primeiros.
Descanso duplo URSUS (Ergotec)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwRLonZhLTDvI7-fx0_9A04PFKzSwE9jeTaMynFvqqif-F_hkw2OwjHFUQtaIbpio3tJ5m8BlA9vp2ysCKm1uc8DhkqT-daocr7tGZzlFoe4fkZvZFeRI_BB3lLbIGL5aYp7hyphenhyphenGMYudj0Y/s640/DSC_0396.JPG)
Outra mais valia, este descanso duplo encosta o da S10 a um canto. Principalmente quando tens crianças em cima a abanarem a bicicleta. Isto sim é um descanso duplo. Para quem já tem uma, é sempre possível trocar, a Tern fornece (valor a confirmar)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0NeHzGliFPYzruMr8FRetIkGAGQxCvhFmYE60o_QtCsvQ8x9lTx4dqPg4CHXXW2e1nFrhz83Kv2KNiGGPzd7Dw5el922uUv61ZZ1DNJSKx1QCCbykzypo9sDpMc_gI3g2jKELJfg6WOCg/s320/DSC_0393.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcRR5ijMNI5-8vpyJtUi9G42M_sSKMB9Yp53XJagBQK2JbfkpsvY82FjVYjB4NZ2_iWit2vo7BjChjRJIGZ5yAE5vO0YVb3qG3J913xPKJZpQz2xi3ZKEZhO0SPrqnhFwa9K_RGnITo532/s640/DSC_0387.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMNB8WiPG3QZdOsNOnY9TPrcE-rDZMCdnHwrtLDHjClFoR81-ko6AZD3hQQ_7gNOLIFLXQ_BfEHJUBW5aut6VHFBw5Ubw6OujMSPvnGJPXGwcqy3ZIRlo5kNIUkA8o13jR56DMmpTvezss/s640/DSC_0388.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLX869ff9ETcIpzxeHA3BhWvdnRGHvL5X9LFKUNHWFkuh-ZVVPgBnCTN3c_D2vo7v6PhYkBsfdu_F2XNkmQqn_FssR2SGsi9VHGP6YWLa9GBNUFZ1zY9LBTD3zBVl9xGShtar2H_MATK3B/s640/DSC_0442.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKyR4WS9S6acRVBjluK4Fzko8WGQRojy5PbmITUVQxsulztvTKxddY4ZtNdjzeDEx3YxRD-ecGsXYcUUSAo5azBdlKIMHvi5ROLvxquuWOUKjllpVi0KgkknxLKszbCrmRPYRRhq0EYapw/s640/DSC_0452.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCaXyVJ2ATqQntdqjGCkZnv30JdU5FqgaEU0Ydk2quZkjanK9j3r57rxco3GLn3Sz8NETipI29YWIxPJHMOmpINoMFDkYLTU5OC5ZeZXLOLdLX3VlX8Ep-S_rnOsSM-1rSmSkZKggNCUrb/s640/DSC_0444.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2exobZsfHS7BN9-Qrswjpumz10nX5kRg5MY_wnRXDwpCIuHtr1MSaKgI5nNPljircgvkl0tl1xPi1Yb5K48z3foclfS4rxnG4qgRhozJ3EytRPT5v_w8UzzswOkRJ5Hyfp6vCEjrTI5ng/s640/DSC_0473.JPG)
Na estrada
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3H3yTqZC-8y0cjJRIGa-d0XzHxvRuUv-9C-HfRXnjT3cp45njWmuGOVGiTey37oIPA4Xb134hDQIGohQx_ht4eGe0IR6isVmY7uKX3Bn7Uj0rHRnlY1MLKQzQn6Ji4KNbPV_dhqg7jPoE/s640/DSC_0434.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5U7H0EFqMBv9KLW7iUrSg8gIzZb8PR6rj_c-z3YyFBk7_0qRzNL22QI3rucfeiZA44aXHtL-rHDm1nfRAUbMrfUm0djurCGTongyslGE3wl2hf94UF-ovaCKxV2QUuhsdGdAAbq10Mdt9/s640/DSC_0405.JPG)
A S00 foi bastante solicitada, mas infelizmente a Tern não conseguiu dar resposta à demanda, pelo menos na Europa e houve vendas que fiz da S10 a clientes que inicialmente queriam a S00. Finalmente durante o 2 trimestre deste ano lá se começou a ver as S00 disponíveis e só agora em Outubro é que se vendeu a primeira por aqui.
O unboxing da GSD do Gonçalo, com os acessórios por ele pedidos. Sempre aquele momento saboroso, prazeroso mesmo que a bicha não seja para ti.
O que é que a S00 tem que a S10 não tem?
Para um utilizador menos experiente ou menos exigente a diferença nas specs pode parecer pouco convincente e pesa mais o preço final. Para alguém que já ande nisto das cargo bikes há algum tempo, sabe que a força do motor é tudo. E também sabe que uma transmissão interna de cubo facilita muito as coisas, especialmente o arranque, não só no início como também quando paramos em sítios como sinais, ou a dar passagem, etc. Ao contrário da cassete, nas internas posso colocar uma mudança qualquer e arrancar nessa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7im-03eGxadEl3UkGtCU5xXyu-Qu2FT-yEg3838oxfp3mv2xBjBd-LAHKSPevCgux1dXnBz8rz_eIVB-eDnKi75KHt8YU6UDfaN-UupSwsESAAEgqwFWF2yllpcPAqAU0RTubo8JNZ3-R/s640/2018-05-29-tern-stuttgart-2437.jpg)
Imagina que estás carregado com o(s) filho(s) ou grandes compras e estás numa mudança pesada, porque te esqueceste de passar para as mudanças mais leves na última vez que pedalaste? É que o motor para ser accionado precisa primeiro de uma pedalada, tem ali uns 2s de atraso, o suficiente para tornar o arranque uma missão impossível.
Tensor de corrente Shimano Alfine em combinação com o cubo Enviolo.
Enviolo
O Enviolo é o antigo NuVinci, que é um cubo de mudanças internas contínuas. Ou seja nesta história dos cubos tens os com indexação (o típico 1,2,3,4,5,6...) mais comuns (Shimano, Sturmey Archer) e estes "novos" que não têm indexação. Vais aumentando e diminuindo a intensidade da pedalada. Imagina aumentares ou diminuíres o volume da aparelhagem, com a rodinha. Não há aquelas típicas quebras de rendimento entre mudanças.
Outro detalhe é a "zero manutenção", se os cubos mais comuns já têm pouca manutenção, o Enviolo só precisa de levar um pouco de óleo ao fim de uns milhares de km. É um cubo para a vida!
Bosch Performance CX
Muitos querem uma bicicleta com CX só porque é o mais potente, mas desconhecem as restantes características, nomeadamente o peso e autonomia.
A Bosch para quem não sabe tem várias gamas de motores que se podem consultar aqui. Foram agora anunciadas novas motorizações mas essencialmente divide-se entre a gama Active e a Performance. A Active tem menos força (torque) mas é um kit mais leve e usa os mesmos pratos das pedaleiras convencionais. A Tern Vektron por ex usa esta gama. A gama Performance tem o standard e o CX. A reter é que o CX tem mais torque (+16%) o que é especialmente útil em bicicletas mais pesadas, de carga e nota-se mais nas subidas. Por outro lado consome mais que o standard e é mais pesado (1kg).
Bateria 500wh
É certo que podes sempre comprar uma bateria de 500wh, mas também que tens de desembolsar cerca de 800€. A S00 vem com a bateria com maior capacidade de origem (cerca de 20% mais) o que a acaba por compensar o que acabei de dizer em cima.Sem esquecer que há um 2º compartimento para uma bateria. Mesmo que seja "só" a de 400wh, a GSD fica com uma autonomia de cerca de 200km. É Lisboa - Coimbra.(na teoria)
Bloqueador de roda
Já vem de origem e tem um detalhe diferenciador, a chave é a mesma da bateria. Assim à partida parece fixe, mas se pensarmos bem, podemo-nos esquecer de bloquear a roda da frente (imagina, pões só o cadeado na bicicleta) significa que o larápio pode bloquear-te a roda, roubar-te a bateria e ainda ficar a olhar para ti de longe e a rir-se porque sabe que não vais longe tão cedo.
Sacos traseiros Cargo Hold
Outro item que também podes comprar à parte, mas que vem de série na S00. E mais estes são pretos, acaba por ser exclusivo, nunca encontrei a versão preta à venda. Pelo que vi são idênticos aos primeiros.
Descanso duplo URSUS (Ergotec)
Outra mais valia, este descanso duplo encosta o da S10 a um canto. Principalmente quando tens crianças em cima a abanarem a bicicleta. Isto sim é um descanso duplo. Para quem já tem uma, é sempre possível trocar, a Tern fornece (valor a confirmar)
À excepção do manipulo rotativo do Enviolo tudo o resto é igual no cockpit. O guiador e punhos Ergon ergonómicos, o avanço regulável Andros que permite aproximar/subir/afastar o guiador, em 2 segundos sem necessidade de ferramentas. As manetes dos travões hidráulicos Magura MT5. Recordando que os discos de 180mm levam pastilhas duplas (4 pistons)
A mola da direcção para estabilizar. Para dobrar a bicicleta tens de a puxar ali na parte preta e soltar. Depois viras a roda para dentro no sentido dos ponteiros e dobras o espigão que fica preso naquela borracha ali em cima.
Só espero que a Tern me dê uma S00 só por causa desta foto 😋 Vá pronto uma BYB pelo menos, já não peço mais.
Um dia ainda experimento levar a GSD num autocarro que permita levar bicicletas. Penso que não haverá problema principalmente estando dobrada.
GSD S00 vs BYB P8
Na estrada
Assim à primeira, sem levar cargas e sem fazer subidas é difícil sentir a diferença entre motores. A diferença mais significativa são as mudanças. A suavidade daquilo, sem solavancos, quebras de rendimento, nada. Até é estranho, porque estamos sempre à espera de pequenas imperfeições, mas nada. E silêncio absoluto.
Sobre a amplitude das mudanças tem muito mais do que a S10 lógico e é especialmente útil em subidas muito inclinadas ou se por acaso a bateria acabar (não deixes isto acontecer please!)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTEah2rFZoJtSNZDDc3DNFfVyTbE9yRV4ufhmbXY89tUU5EKImIcB154RJF8C9oYHDJ1VILRMhBcHbevmk_lCaPkKJfzEGBVmLk_L8RTfVGxQSVGNcpM7qh8xEYXoph8b05G7YiUpVxZqk/s640/DSC_0409.JPG)
Jorge, o habitual piloto de testes e um crítico lixado, exigente, sempre a desfazer do que aparentemente é bom.
Comentário: "muito fixe. O manípulo rotativo é mole, pouco firme, não gostei. Não sei dava 800€ de diferença para ter este cubo/motor"
😒
vai para casa amigo, deixa-me trabalhar
Na verdade estas a dar bem menos do que isso pela diferença, se calculares os extras (sacos 190€ + Abus 50€ + diferença da bateria 200€) dá 440€, o que significa que estás a pagar cerca de 360€ pela diferença do Performance CX e do cubo Enviolo... e tu não queres que eu te diga o preço de um conjunto Eviolo acredita... e sem contar com a montagem complexa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIQkNGkcRbXiDN90sL8dl_4VYFCicCbjvsOrRpzLA6Jv0Ivx5P8zrTVDx_sEKW3sI6Y6z9qWbrcAbUYKkIxNUFmvhJG8-U9GfkxOEjEZECFUyAVUXW53EwUT1qSq6x2d32kpvgCE-NddWs/s640/DSC_0480.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjam2vNrMSCz7iJsJoSmbHbQxZKsjxCUmCYH_dmF8fBAqxGAEw8kNqrsmzUVEDIMA0Oxv4gFD9qjHkT1OKzUfWUSiPWFwcfCic5dr-t12mZEGbIUUVND4WDYjvvhWJLLrJ9gxsIqwuCALPc/s640/DSC_0493.JPG)
Sobre a amplitude das mudanças tem muito mais do que a S10 lógico e é especialmente útil em subidas muito inclinadas ou se por acaso a bateria acabar (não deixes isto acontecer please!)
Jorge, o habitual piloto de testes e um crítico lixado, exigente, sempre a desfazer do que aparentemente é bom.
Comentário: "muito fixe. O manípulo rotativo é mole, pouco firme, não gostei. Não sei dava 800€ de diferença para ter este cubo/motor"
😒
vai para casa amigo, deixa-me trabalhar
Na verdade estas a dar bem menos do que isso pela diferença, se calculares os extras (sacos 190€ + Abus 50€ + diferença da bateria 200€) dá 440€, o que significa que estás a pagar cerca de 360€ pela diferença do Performance CX e do cubo Enviolo... e tu não queres que eu te diga o preço de um conjunto Eviolo acredita... e sem contar com a montagem complexa.
A GSD fica mais badass e útil com o Transporteur rack (suporte frente) e Clubhouse (armação traseira com bancos) e suporte de pés. Neste caso a configuração escolhida pelo Gonçalo. Se o Transporteur for muito grande tens agora o Pack rack mais minimalista (até 15kg) ou o Klickfix CMT para tudo o que é suportes Klickfix (até 7kg)
Conclusões
A S00 não pode nunca ser vista como um upgrade da S10 e haverá sempre os maluquinhos da k7 vs os maluquinhos do cubo de mudanças internas. A S00 pesa mais 5kg (32 contra 27) o que pode significar muito se fores como eu e teres constantemente de a transportar no elevador ou comboio. Espero sinceramente que a Tern nas próximas gerações da S10 não lhe aumente o peso porque a meu ver é o ponto forte dela em relação à S00, à parte das cores e transmissão.
Espero que te tenha ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida escreve-me!
Encomendas Tern: bklisboa.pt/tern ou por email
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Conclusões
A S00 não pode nunca ser vista como um upgrade da S10 e haverá sempre os maluquinhos da k7 vs os maluquinhos do cubo de mudanças internas. A S00 pesa mais 5kg (32 contra 27) o que pode significar muito se fores como eu e teres constantemente de a transportar no elevador ou comboio. Espero sinceramente que a Tern nas próximas gerações da S10 não lhe aumente o peso porque a meu ver é o ponto forte dela em relação à S00, à parte das cores e transmissão.
Espero que te tenha ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida escreve-me!
Encomendas Tern: bklisboa.pt/tern ou por email
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário