Tern GSD S00 - análise

Assim a brincar já lá vão 2 anos desde que a GSD (S10) foi anunciada e cerca de 1 ano de vendas em Portugal. O ano passado foi anunciada a versão alternativa (não a substituta), a GSD S00 que tinha algumas diferenças no motor e transmissão, sendo que tudo o resto se mantinha.


A S00 foi bastante solicitada, mas infelizmente a Tern não conseguiu dar resposta à demanda, pelo menos na Europa e houve vendas que fiz da S10 a clientes que inicialmente queriam a S00. Finalmente durante o 2 trimestre deste ano lá se começou a ver as S00 disponíveis e só agora em Outubro é que se vendeu a primeira por aqui.


O unboxing da GSD do Gonçalo, com os acessórios por ele pedidos. Sempre aquele momento saboroso, prazeroso mesmo que a bicha não seja para ti. 

O que é que a S00 tem que a S10 não tem?


Para um utilizador menos experiente ou menos exigente a diferença nas specs pode parecer pouco convincente e pesa mais o preço final. Para alguém que já ande nisto das cargo bikes há algum tempo, sabe que a força do motor é tudo. E também sabe que  uma transmissão interna de cubo facilita muito as coisas, especialmente o arranque, não só no início como também quando paramos em sítios como sinais, ou a dar passagem, etc. Ao contrário da cassete, nas internas posso colocar uma mudança qualquer e arrancar nessa.

Imagina que estás carregado com o(s) filho(s) ou grandes compras e estás numa mudança pesada, porque te esqueceste de passar para as mudanças mais leves na última vez que pedalaste? É que o motor para ser accionado precisa primeiro de uma pedalada, tem ali uns 2s de atraso, o suficiente para tornar o arranque uma missão impossível.
Tensor de corrente Shimano Alfine em combinação com o cubo Enviolo.


Enviolo

O Enviolo é o antigo NuVinci, que é um cubo de mudanças internas contínuas. Ou seja nesta história dos cubos tens os com indexação (o típico 1,2,3,4,5,6...) mais comuns (Shimano, Sturmey Archer) e estes "novos" que não têm indexação. Vais aumentando e diminuindo a intensidade da pedalada. Imagina aumentares ou diminuíres o volume da aparelhagem, com a rodinha. Não há aquelas típicas quebras de rendimento entre mudanças.


Outro detalhe é a "zero manutenção", se os cubos mais comuns já têm pouca manutenção, o Enviolo só precisa de levar um pouco de óleo ao fim de uns milhares de km. É um cubo para a vida!


Bosch Performance CX

Muitos querem uma bicicleta com CX só porque é o mais potente, mas desconhecem as restantes características, nomeadamente o peso e autonomia.
A Bosch para quem não sabe tem várias gamas de motores que se podem consultar aqui. Foram agora anunciadas novas motorizações mas essencialmente divide-se entre a gama Active e a Performance. A Active tem menos força (torque) mas é um kit mais leve e usa os mesmos pratos das pedaleiras convencionais. A Tern Vektron por ex usa esta gama. A gama Performance tem o standard e o CX. A reter é que o CX tem mais torque (+16%) o que é especialmente útil em bicicletas mais pesadas, de carga e nota-se mais nas subidas. Por outro lado consome mais que o standard e é mais pesado (1kg).

Bateria 500wh

É certo que podes sempre comprar uma bateria de 500wh, mas também que tens de desembolsar cerca de 800€. A S00 vem com a bateria com maior capacidade de origem (cerca de 20% mais) o que a acaba por compensar o que acabei de dizer em cima.Sem esquecer que há um 2º compartimento para uma bateria. Mesmo que seja "só" a de 400wh, a GSD fica com uma autonomia de cerca de 200km. É Lisboa - Coimbra.(na teoria)

Bloqueador de roda

Já vem de origem e tem um detalhe diferenciador, a chave é a mesma da bateria. Assim à partida parece fixe, mas se pensarmos bem, podemo-nos esquecer de bloquear a roda da frente (imagina, pões só o cadeado na bicicleta) significa que o larápio pode bloquear-te a roda, roubar-te a bateria e ainda ficar a olhar para ti de longe e a rir-se porque sabe que não vais longe tão cedo. 

Sacos traseiros Cargo Hold

Outro item que também podes comprar à parte, mas que vem de série na S00. E mais estes são pretos, acaba por ser exclusivo, nunca encontrei a versão preta à venda. Pelo que vi são idênticos aos primeiros.

Descanso duplo URSUS (Ergotec)

Outra mais valia, este descanso duplo encosta o da S10 a um canto. Principalmente quando tens crianças em cima a abanarem a bicicleta. Isto sim é um descanso duplo. Para quem já tem uma, é sempre possível trocar, a Tern fornece (valor a confirmar)

 
À excepção do manipulo rotativo do Enviolo tudo o resto é igual no cockpit. O guiador e punhos Ergon ergonómicos, o avanço regulável Andros que permite aproximar/subir/afastar o guiador, em 2 segundos sem necessidade de ferramentas. As manetes dos travões hidráulicos Magura MT5. Recordando que os discos de 180mm levam pastilhas duplas (4 pistons)

A mola da direcção para estabilizar. Para dobrar a bicicleta tens de a puxar ali na parte preta e soltar. Depois viras a roda para dentro no sentido dos ponteiros e dobras o espigão que fica preso naquela borracha ali em cima.

Só espero que a Tern me dê uma S00 só por causa desta foto 😋 Vá pronto uma BYB pelo menos, já não peço mais. 

Um dia ainda experimento levar a GSD num autocarro que permita levar bicicletas. Penso que não haverá problema principalmente estando dobrada.



GSD S00 vs BYB P8

Na estrada


Assim à primeira, sem levar cargas e sem fazer subidas é difícil sentir a diferença entre motores. A diferença mais significativa são as mudanças. A suavidade daquilo, sem solavancos, quebras de rendimento, nada. Até é estranho, porque estamos sempre à espera de pequenas imperfeições, mas nada. E silêncio absoluto.
Sobre a amplitude das mudanças tem muito mais do que a S10 lógico e é especialmente útil em subidas muito inclinadas ou se por acaso a bateria acabar (não deixes isto acontecer please!)

Jorge, o habitual piloto de testes e um crítico lixado, exigente, sempre a desfazer do que aparentemente é bom.
Comentário: "muito fixe. O manípulo rotativo é mole, pouco firme, não gostei. Não sei dava 800€ de diferença para ter este cubo/motor"

😒
vai para casa amigo, deixa-me trabalhar

Na verdade estas a dar bem menos do que isso pela diferença, se calculares os extras (sacos 190€ + Abus 50€ + diferença da bateria 200€) dá 440€, o que significa que estás a pagar cerca de 360€ pela diferença do Performance CX e do cubo Enviolo... e tu não queres que eu te diga o preço de um conjunto Eviolo acredita... e sem contar com a montagem complexa.
A GSD fica mais badass e útil com o Transporteur rack (suporte frente) e Clubhouse (armação traseira com bancos) e suporte de pés. Neste caso a configuração escolhida pelo Gonçalo. Se o Transporteur for muito grande tens agora o Pack rack mais minimalista (até 15kg) ou o Klickfix CMT para tudo o que é suportes Klickfix (até 7kg)

Conclusões
 A S00 não pode nunca ser vista como um upgrade da S10 e haverá sempre os maluquinhos da k7 vs os maluquinhos do cubo de mudanças internas. A S00 pesa mais 5kg (32 contra 27) o que pode significar muito se fores como eu e teres constantemente de a transportar no elevador ou comboio. Espero sinceramente que a Tern nas próximas gerações da S10 não lhe aumente o peso porque a meu ver é o ponto forte dela em relação à S00, à parte das cores e transmissão.

Espero que te tenha ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida escreve-me!

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