![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguwew4EqBPxJ_BhfSP-nfRJGnxvjif_-vwKyxfbBkvuhhx-S6md9NrmxNjFYA_LuPFCrGtH4xBUOLmFt598A5npIgv9MAL2ClqMtGcyfS-Pw1h6a9KC3hPuV4zPfFKx64rQ2uoZT8qFuem/s640/IMG_20191105_102757.jpg)
Depois de ter recebido esta Curve e de já ter os materiais necessários para o upgrade, passei à acção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIjXjTp6nc5-Ab_s1dozF8R4Phgxn0nLVdaw7leqeiP77G5iDp8CpuX7_D8U2WgX-2mvnxY4UZbEtZmqAzMYSJHi5s5B392CDEQub3Vbo58mkL5j4P4VXiHU_KRe6f-3VW3ygSWzB7muF7/s640/IMG_20191024_113717_edit.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_gmDsgFal1h8RrMP2rqcEunTq1kK5bjLiiXffEe2_rIPepbDczSMr7cPsuaCMt8I2TxTMfuqZ52VegYVPajF3Fa8Qf4EigIDjUGXIacYmD5Vkli6_MR83byoS6bQeX00ovlbeBYgr_Mw7/s640/IMG_20191030_164925.jpg)
Quanto menor for a roda, mais difícil é montar cubos especialmente quando são grandes e a distância ao aro é pequena. E nem sempre se conseguem, em tempo útil, a medida de raios certa dificultando ainda mais o trabalho para se fazer os raios um a um (28 neste caso)
E por falar em 28, o cubo de 8 mudanças internas da Sturmey (RF8) é o mais fácil de encontrar com esta furação. As mudanças começam nos 100% (direct drive = como se não tivesse mudanças) e vai aumentando até 325%, ou seja não podemos ter um pedaleiro muito grande e o carreto traseiro também tem de ser grande. Como é uma roda 16, as contas do rácio que se pretendia bateram certo e não precisei de mudar nada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiVPz7355AK96TtFoC4HEe4NxwfZyYD8LT_Sa6wa5e6ioPGVciChKUPxi2ys02NFBNbiy8aFwPBubHVlYxAkfyb8G_7kJmFO_jfhPVCqZ7Mef-5wgbXsUWFFluYCvtXKgfWAfMtmQgA1Bp/s640/IMG_20191104_123733.jpg)
O cubo pesa 1770g. Como o Nexus original pesava 900g, estamos a falar de mais 800g de peso final para + 5 mudanças. Não é mau.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju3r2cRpeLfFzvWbILSMZhf9Gm6m7gYmW6Bwb90u2OgN2HD5OTZn4QtALoymVLc0MxXQ3hSDKvvLEQWS6ti2nI_WiuVa3tdQi6x-bEP1sUTgUI2JhvJuM22Xm9YGBWt1lUwNDeVfn5I85O/s640/IMG_20191104_123800.jpg)
O prato de origem com 44 dentes. A protecção de corrente da Curve também se manteve. Sobre o alinhamento idem, não precisei de ajustar nada, o eixo é o mesmo. Os guardalamas, apenas ajustei um pouco. Os pneus anteriores tinham uma diferença mínima de perímetro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4SyGDO4OhiKMVTtS-yg7Sa8yYM5OtgjEHxsbD8CEXh2lZ45idfsTOsZOfgm04ypKG8ftK7EC8DG1Rt-U5YxttyLshnPC0vkECyh6nrKDgj0f8ySlHq_ulhRZV3nQe5XiZI21wW2vP_R3K/s640/IMG_20191104_130315.jpg)
O manípulo da Sturmey é um pouco maior do que do Nexus, mas não é significativo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjROUljtxA98MeO5FqDAa6yhk1GXFuOh2PpOxYBJuWElMfJP47mvLPzZQ7iQnWorSG2LLieoBg7DMDVCNdNb436NbdnFr9mD5T51MThT3dVhrQVxZIc9YR_ZMHplb5_fM69IJgYZifIVR3v/s640/IMG_20191104_132959.jpg)
Aqui com a protecção instalada e corrente esticada. Tive apenas de adicionar uns elos de corrente. A protecção levou umas anilhas para ficar mais afastada da corrente que com o carreto traseiro maior, tocava la. O carreto Sturmey de origem é de 25 dentes. Há também de 20 e 23 nesta medida. São carretos diferentes dos encontrados nos outros cubos Sturmey,Shimano, Sram. A medida do diâmetro interno é maior (3/32)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguwew4EqBPxJ_BhfSP-nfRJGnxvjif_-vwKyxfbBkvuhhx-S6md9NrmxNjFYA_LuPFCrGtH4xBUOLmFt598A5npIgv9MAL2ClqMtGcyfS-Pw1h6a9KC3hPuV4zPfFKx64rQ2uoZT8qFuem/s640/IMG_20191105_102757.jpg)
Um cubo robusto e bonito que encaixa como uma luva nesta Curve. O único senão é mesmo o barulho que aumenta conforme as mudanças mais pesadas. Numa cidade ruidosa como Lisboa, a coisa lá se dilui.
Comparação de rácios entre os dois cubos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6nI-kiYYAeNK8ylfTeCeMDm2nEM5xvYYbWHaKMr8LIPhBzXpoW7dPWTr_FBEKxvc8QTS6VfY321RKpVtA2XtKtIHLEl2A5YHwM2ik8fOQHGNuMGhJ9BrKP3OPtTBBPRXEM2K_QuAi3w2n/s1600/racio.jpg)
Os pneus escolhidos foram uns Schwalbe Big Apple. De origem trazia uns Road Cruiser que não eram nada maus, mas estes são melhores, com mais protecção antifuro e efeito suspensão em baixa pressão, sem comprometer a rolagem. No segmento das rodas 16" (etrto 305) estes são sem dúvida os melhores pneus. Outro pneu interessante é o Marathon Racer 16 x 1.50 para quem quer um pouco mais de rolagem e menos peso.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJTax8u_ZeHcgAznBNvjJqplDNsn7IMpv5tbfRb4YvAPCdm1flkim2Dh4dBwsYcdLZ8jsD0Gig6x3CxMVYt_R9QgkESfRcZ6TG1kbYrj3nZ0u8fLM5gtR46RIvh2vWJS76lKELVgNtUT8r/s640/IMG_20191105_103338.jpg)
Aqui o manípulo a ver-se melhor com a luz do dia. A manete por ser de apenas 2 dedos fica um pouco mais afastada. Pode sempre trocar-se por uma maior, mas no teste que fiz, não me pareceu necessário.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1IjJo9eqYQz-8-KY1kD3HhlMNZeM8BVvTwpUNrd7NpmyP0pG2VoK_9H0fZsw0hlUCzzQQ4K8XuectfDRyzqWHdcR5KJnBveh-20d-gEiQb3RA-tVyHuZsoANVwWEiUalXEDAWnN7WPqPd/s640/IMG_20191105_103258.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1ep9zoehzgZIzmOjtGk3ouNuPc48HRkmdDKse1rn7swDeBrqweLzJjgYAgW257u-0Qro6ibLr3zR8kBblljxfVQKOn1bFh_wMK8UGZEEIshxaTUQ2NVW69qHLHJ66VV1rlu2Vk_vHzXce/s640/IMG_20191105_102735.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVkJwUdXNYa07BfPggmadNFs5MZ1LpzajoFzSEd4OyryiihSF09Uka_Ym4w_-GzIDw6GQ5U1yedWW2yVhiDhrPa3UPMFIH1IKEZHY48Hh0gnsq6ZZtwTZt_tlxKb4XNpg_DxAnXyhyphenhyphen4oHH/s1600/Sem+T%25C3%25ADtulo.jpg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1IjJo9eqYQz-8-KY1kD3HhlMNZeM8BVvTwpUNrd7NpmyP0pG2VoK_9H0fZsw0hlUCzzQQ4K8XuectfDRyzqWHdcR5KJnBveh-20d-gEiQb3RA-tVyHuZsoANVwWEiUalXEDAWnN7WPqPd/s640/IMG_20191105_103258.jpg)
É uma bicicleta apetecível e aspecto cute. A mais antiga rival da Brompton que com esta operação fica com uma transmissão idêntica, mas com mais mudanças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1ep9zoehzgZIzmOjtGk3ouNuPc48HRkmdDKse1rn7swDeBrqweLzJjgYAgW257u-0Qro6ibLr3zR8kBblljxfVQKOn1bFh_wMK8UGZEEIshxaTUQ2NVW69qHLHJ66VV1rlu2Vk_vHzXce/s640/IMG_20191105_102735.jpg)
Vê o primeiro post sobre esta Curve aqui e conhece a gama Dahon na loja online: bklisboa.pt/dahon
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVkJwUdXNYa07BfPggmadNFs5MZ1LpzajoFzSEd4OyryiihSF09Uka_Ym4w_-GzIDw6GQ5U1yedWW2yVhiDhrPa3UPMFIH1IKEZHY48Hh0gnsq6ZZtwTZt_tlxKb4XNpg_DxAnXyhyphenhyphen4oHH/s1600/Sem+T%25C3%25ADtulo.jpg)
Qualquer bicicleta Dahon pode ser modificada, melhorada. Envia-me uma mensagem se tiveres ideias malucas.
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário