Dahon Curve x Sturmey Archer 8v


Depois de ter recebido esta Curve e de já ter os materiais necessários para o upgrade, passei à acção. 
Havia duas coisas a alterar, transmissão e pneus.



Quanto menor for a roda, mais difícil é montar cubos especialmente quando são grandes e a distância ao aro é pequena. E nem sempre se conseguem, em tempo útil, a medida de raios certa dificultando ainda mais o trabalho para se fazer os raios um a um (28 neste caso)

E por falar em 28, o cubo de 8 mudanças internas da Sturmey (RF8) é o mais fácil de encontrar com esta furação. As mudanças começam nos 100% (direct drive = como se não tivesse mudanças) e vai aumentando até 325%, ou seja não podemos ter um pedaleiro muito grande e o carreto traseiro também tem de ser grande. Como é uma roda 16, as contas do rácio que se pretendia bateram certo e não precisei de mudar nada. 

O cubo pesa 1770g. Como o Nexus original pesava 900g, estamos a falar de mais 800g de peso final para + 5 mudanças. Não é mau. 
O prato de origem com 44 dentes. A protecção de corrente da Curve também se manteve. Sobre o alinhamento idem, não precisei de ajustar nada, o eixo é o mesmo. Os guardalamas, apenas ajustei um pouco. Os pneus anteriores tinham uma diferença mínima de perímetro. 
O manípulo da Sturmey é um pouco maior do que do Nexus, mas não é significativo

Aqui com a protecção instalada e corrente esticada. Tive apenas de adicionar uns elos de corrente. A protecção levou umas anilhas para ficar mais afastada da corrente que com o carreto traseiro maior, tocava la. O carreto Sturmey de origem é de 25 dentes. Há também de 20 e 23 nesta medida. São carretos diferentes dos encontrados nos outros cubos Sturmey,Shimano, Sram. A medida do diâmetro interno é maior  (3/32)


Um cubo robusto e bonito que encaixa como uma luva nesta Curve. O único senão é mesmo o barulho que aumenta conforme as mudanças mais pesadas. Numa cidade ruidosa como Lisboa, a coisa lá se dilui.

Comparação de rácios entre os dois cubos
calculadora sheldonbrown

Os pneus escolhidos foram uns Schwalbe Big Apple. De origem trazia uns Road Cruiser que não eram nada maus, mas estes são melhores, com mais protecção antifuro e efeito suspensão em baixa pressão, sem comprometer a rolagem. No segmento das rodas 16" (etrto 305) estes são sem dúvida os melhores pneus. Outro pneu interessante é o Marathon Racer 16 x 1.50 para quem quer um pouco mais de rolagem e menos peso.

Aqui o manípulo a ver-se melhor com a luz do dia. A manete por ser de apenas 2 dedos fica um pouco mais afastada. Pode sempre trocar-se por uma maior, mas no teste que fiz, não me pareceu necessário.

É uma bicicleta apetecível e aspecto cute. A mais antiga rival da Brompton que com esta operação fica com uma transmissão idêntica, mas com mais mudanças.



Vê o primeiro post sobre esta Curve aqui e conhece a gama Dahon na loja online: bklisboa.pt/dahon


Qualquer bicicleta Dahon pode ser modificada, melhorada. Envia-me uma mensagem se tiveres ideias malucas.

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