Veli footbike


Um dos produtos que foram mesmo muito testados no ultimo ano foram as footbikes e que coincidiu com a nova vaga de trotinetas eléctricas que estão a mudar rapidamente o paradigma da mobilidade.

Uma footbike é na verdade uma trotineta pela forma como é accionada, mas é a única coisa que têm em comum. Toda a mecânica, performance, conforto e segurança assemelham-se mais a uma bicicleta e por isso nos anos 90 o conceito ganhou muita expressão e adeptos especialmente na Europa de Leste, onde há até uma entidade desportiva, a IKSA (a UCI das footbikes) que regula os campeonatos.

fonte themorningbulletin.com.au

Mas não foi pelo carácter desportivo que me interessei por elas e sim pela sua utilização no nosso dia a dia em alternativa à bicicleta ou como um segundo veículo para aquele last mile em que não me apetece estar a levar com carros e agressividade no trânsito. Sim por não ser eléctrica, podes legalmente fazer uma utilização mista estrada/passeio, embora nem sempre possível especialmente em zonas mais antigas. Se instalares um kit eléctrico já entras noutra regulamentação.

A footbike Veli surge como uma outra opção de mobilidade a par das minivelo que já conhecias. O quadro é desenhado na Finlândia, a produção em Taiwan e a pintura/montagem e desenho final de componentes aqui na oficina em Lisboa.

A Kickbike foi a primeira marca a produzir estas footbikes e foi um privilégio Hannu Vierikko, ter-me deixado usar um dos seus quadros para montar um produto Veli. O produto final foi também avaliado por ele.

O quadro é em aço e a pintura lacada com protecção anti corrosão. Escolhi uma forqueta de aço cromada com pivots vbrake que lhe dá um ar mais premium. Aliás grande parte dos componentes são em prata, incluindo as robustas rodas. O pneu da frente é um Schwalbe Kojak 20" de alta pressão (7bar) e o traseiro um Schwalbe Big Apple 12" antifuro e com efeito suspensão
Outra característica das footbikes é a diferença do tamanho de rodas, sendo habitual vermos uma roda maior à frente que não deixa de fazer lembrar as antigas bicicletas penny farthing



Apesar da haver muitas footbikes com rodas 26 e 28 à frente, são as mais compactas de 20" que fazem a diferença na hora do commute diário e multi modal. Ela cabe em qualquer lado e se precisares de encurtar ainda mais pode-se instalar o espigão de guiador dobrável e tirar a roda da frente que tem aperto rápido. Não adoptei este sistema como standard porque já sem esta opção ela é compacta e aumentará um pouco o peso. Mas é ideal para quem por ex. a quer transportar num automóvel.




A frente dela pode ser usada para transportar cargas com o adaptador Klickfix, para o guiador e espigão ou outra solução como cestos e suportes (incluindo os laterais para sacos de viagem) As furações estão lá. Podes mesmo transportar uma criança até aos 3 anos numa cadeira bobike One mini ou bobike GO



A vantagem das footbikes é claramente a reduzida manutenção, o peso e o sentimento de segurança por se ter uma postura 100% direita e o pé sempre próximo do chão. Por outras palavras uma grande autoconfiança mesmo de quem tem pouca ou nenhuma experiência com bicicletas. O facto de legalmente (em Portugal) poder usar os passeios é também uma mais valia.
Depois há a vantagem física, porque trabalha mais partes do corpo sem dar-mos por isso


A Veli footbike está disponível em 2 cores mas pode ser personalizada com outras cores ou componentes. Vê mais info na página do produto - bklisboa.pt

Podes ver outras footbikes aqui: bklisboa.pt/scooters

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários