Tern HSD S8i | análise

Mais uma mini máquina que me chegou às mãos

Anunciada em Julho do ano passado pela Tern, a HSD demorou cerca de 6 meses a chegar às lojas e em limitadas quantidades e configurações, uma situação não muito diferente da sua irmã mais velha, a GSD

Se só chegaste hoje ao planeta eléctrico, vê tudo o que já se falou sobre as 3 máquinas de carga da Tern aqui:


É uma tentação grande começar por comparar a HSD com as outras 2, mas vou deixar isso para o final como costume. 

Começar por dizer que a HSD vem numa caixa pequena e sem o suporte traseiro. Pelo menos esta versão S8i que recebi.

Apesar do trabalho extra não deixa de ser interessante observar a HSD sem suporte. Embora o propósito dela ser o de carga, considero uma vantagem poder tirar a qualquer altura, sacrificando apenas 15% do peso suportado pelo suporte soldado na GSD.
O suporte traseiro é o elemento principal que distingue as bicicletas "normais" das bicicletas vocacionadas para transporte de carga. Claro que em qualquer bicicleta podes colocar um suporte e uma cadeira de criança, mas não é só disso que se trata. Toda a robustez proveniente da estrutura, o baixo centro de gravidade, os componentes de qualidade como os aros Atlas tipo bmx, os pneus anti furo com efeito suspensão, os acessórios como sacos, suportes da frente, cestos, etc que são desenhados exclusivamente para ela (e partilhados com a GSD), fazem com que tenhas uma experiência muito boa ao carregar cargas pesadas e torna-a acessível a qualquer pessoa independentemente da experiência, peso ou altura.

o suporte assenta em 6 pontos, 3 de cada lado. São parafusos fortes e sextavados. Em 4 desses (os de cima e os de baixo) o suporte assenta no quadro e a força é feita sobre este e não nos parafusos. O limite de peso garantido para ele é 60kg e permite levar uma criança ou adulto até esse peso.
Na foto também podes ver o bloqueador de roda que já vem incluído por defeito. (no caso da GSD é na frente)

Outro detalhe são os dropouts onde encaixa a roda traseira. São substituíveis. É a 1ª Tern que vejo com este sistema. O próprio acabamento onde encaixa o dropout (que está por trás) é separado do quadro. 
O suporte também tem as mesmas entradas do da GSD, que permite levar por ex. o Short bed tray mas na horizontal

O suporte também permite elevar a HSD para a estacionar (apesar de muito estável cuidado com os miúdos pequenos)

Para ela estar na vertical não precisa de se dobrar o espigão de guiador, mas fica mais compacta.
Na foto à direita a nova mala GO-TO bag para a slot frontal Klickfix (necessita do adaptador Luggage Truss CMT)
Continuando na parte traseira da HSD, a bateria de 400wh está ainda mais inclinada do que na Vektron. Quase deitada. Segundo a Tern aumenta ainda mais a estabilidade. Para além disso cria ali um espaço vazio no meio que serve para colocar uma bolsa desenhada à medida chamada de Cache box e que é um mimo

Já agora repara que o descanso dela não é duplo. Mas este é muito robusto. Claro que ainda assim pede um duplo que foi precisamente o que o Vitor (dono desta S8i) me pediu logo para colocar

Neste caso um Ursus da Ergotec igual ao da GSD S00. No caso da HSD levanta a roda traseira, por isso ficou pendente eu ter de o cortar para diminuir a altura. Também pode ser usado em simultâneo com o de origem o que é óptimo porque sabe bem para quando ela não está muito carregada. Não há descansos perfeitos o lateral é mais fácil, mas o duplo é mais estável.

O descanso fica também com pouca margem ao chão quando recolhido. Não que toque em andamento, mas menos uns 5cm estaria perfeito.

Transmissão
Esta S8i vem com um cubo de mudanças internas Shimano Nexus 8 e uma correia + carreto e prato de pedaleiro Gates Carbon. Há uma outra HSD com correia, a S+ mas o cubo é teoricamente melhor, um cubo enviolo (ex-Nuvinci) de mudanças continuas. Por alguma razão prefiro o Nexus, não sei se pelo facto do enviolo ainda ser um mundo novo para mim ou porque efectivamente prefiro a velha "caixa de velocidades não automática" que os cubos indexados como o Nexus oferecem. E ainda há a questão do peso (e preço!) que são inferiores. Mas a tecnologia não pode parar de evoluir e o enviolo contínuo é realmente uma tendência das marcas








A correia é silenciosa, tem uma durabilidade enorme e não suja as calças. Mais, este sistema já está muito maduro no mercado e é fácil conseguir peças para troca (off topic) repara que no quadro estão dois buracos sem rosca apenas deste lado que são para... não faço a mais pequena ideia :))
Fazendo já a ponte para o motor, o crank da HSD é o convencional, ao contrário do prato da GSD que é muito pequeno e onde a sua rotação não acompanha a rotação do pedaleiro.
A HSD S8i e P9 utilizam o Active Line Plus (o mesmo da Vektron S10), um motor mais leve e silencioso que o Performance, à custa de 20% da força do motor. A velocidade é sempre a mesma, 25km/h. O Active tem também menos resistência desligado, o que é óptimo para o caso da bateria acabar. A autonomia também é ligeiramente maior

A verdade é que para o comum dos mortais (onde me incluo) qualquer um faz o trabalho, não vais sentir grande diferença entre motores quando carregas uma criança e umas compras. Para o Performance CX que vem na GSD S00 já há uma diferença significativa especialmente a carregar adultos ou sacas de cimento e tijolos

Frente da HSD
Não fosse a suspensão frontal e a diferença para a GSD na frente seria imperceptível.
Temos o nosso querido espigão de guiador Physis 3D, o delicioso Andros (que permite aproximar ou afastar o guiador sem ferramentas), o farol Valo de grande intensidade que roda sobre o guiador (na traseira é um modesto Herrmans), os punhos ergonómicos Ergon de grande qualidade, as manetes dos travões hidráulicos da Magura, o manípulo rotativo do Shimano Nexus 8 e o Purion, o lcd mais básico da Bosch que eu gosto muito pela sua simplicidade e harmonia com a dobragem. Por curiosidade a HSD e Vektron Japonesas vêm com o Intuvia de origem.


Há também umas inscrições novas no guiador, o mesmo da GSD a indicar compatibilidade com o Andros e o logo da Tern.
Este passador de cabo parece um #cyclehack tão simples e ainda ninguém se tinha lembrado disso:)) Este pino é onde agarra esta borracha em baixo, quando o espigão está dobrado.
Repara que a HSD tem também várias furações para diversas utilidades como grades de bidão, bombas e outros futuros acessórios que irão aparecer

Suspensão

Talvez a característica mais evidente que destaca a HSD das outras. Uma suspensão frontal.
A suspensão é uma Suntour Mobie A32 "cargo". 

Segundo as specs pesa cerca de 2.7kg, tem um curso de 70mm e preparada para discos até 180mm. É claramente uma solução da Suntour pensada para as novas necessidades do mercado das cargo bikes.



A suspensão permite bloquear totalmente e regular a intensidade da mola.
Outro detalhe é que vem preparada para os eixos mais grossos destas rodas, agora muito comuns nas eléctricas. Um aspecto menos positivo é não permitir instalar o Spartan rack. Na GSD havia um problema que se instalasses o bloqueador de roda já não o conseguias instalar. No caso da HSD, não havia problema porque o bloqueador está na roda traseira, só que esta forqueta não tem furação para o suporte, gaita! :))

Rodas

Parte do conforto destas novas máquinas deve-se também à escolha dos pneus. A Tern faz uma coisa boa que é conseguir acertar sempre no pneu ideal para cada modelo. A GSD que leva mais carga tem um Super Moto X que é um pneu mais pesado e pensado para cargas duras em bicicletas eléctricas. Foram pedidos de propósito para ela (até então só havia em 27.5) A Vektron tem uns Big Apple maiores que os habituais (20x2.15) que são gordinhos também, mas têm menos material, relevo e são mais leves, óptimos para esta dobrável. A HSD é um Big Ben, uma espécie de irmão do meio. Não é tão pesado como o da GSD, mas tem mais aderência do que o da Vektron. Todos eles com uma grande classificação anti-furo e com o selo "ebike ready".
Os guardalamas são muito robustos e largos da prestigiada marca alemã SKS

Cubos Novatec muito resistentes


Aros Atlas tipo BMX.


Outros detalhes
Slot de carga frontal CMT e o novo adaptador para acessórios Klickfix como as novas malas Tern HQ e Go-To bag. Tem a vantagem de carregares no botão e o acessório sair. Ao contrário dos suportes que estão sempre lá. Se tens de levar muita carga ou por exemplo criança atrás, podes usar o novo Hauler rack que aguenta 20kg
ou o antigo Transformeur rack da GSD, mais volumoso mas com mais capacidade, ou até o Pack rack anunciado para a Tern BYB, ainda mais discreto e que leva uns generosos 15kg.

Portanto 4 opções já desenvolvidas para esta slot.

A Tern também desenvolveu uns novos sacos traseiros para ela, os Cargo hold 37. São sacos enormes feitos à medida dela para que não batas lá com os pés. 

Também permitem a instalação da cadeira e têm uma correia que os aperta. Não podem é fechar. Se quiseres que fechem só há a hipótese dos Bucketload lançados originalmente para a Vektron

HSD com os sacos Bucketload e cadeira Yepp. E por falar em cadeira, a Tern também oficializou a compatibilidade com a nova Bobike Go Maxique é feita cá na terra ^_^

O selim é bastante largo e tem um desenho muito em linha com o Porter. Muito confortável, ainda mais do que o da GSD que já era bom.


Outro detalhe, a geometria da HSD implicou um ângulo maior na inclinação do tubo de selim, que é bastante evidente em pessoas mais altas. A ideia é precisamente afastar o máximo possível do guiador para que em conjunto com o avanço de guiador regulável Andros, a HSD possa ser usada por pessoas entre 1m50 e 1m95

Penso que não me falhou nenhum pormenor da HSD, se sim por favor avisa-me.

HSD vs Vektron
Nas fotos da net a HSD parece enorme, não se nota a diferença para a GSD, mas na prática é do mesmo tamanho da Vektron. 163cm vs 159cm. Repara que apesar do guiador da Vektron ficar mais baixo existe um comprimento maior entre o selim e o guiador nesta do que na HSD. A tern indica que a Vektron é para pessoas até 1.95 por causa da altura do guiador, porque se formos pela distância selim - guiador daria para mais. A capacidade de carga da HSD -170kg e a Vektron 125kg, sendo que o suporte da Vektron oficialmente suporta 35kg  e o da HSD 60kg (em ambos os casos eu diria que mais, mas fica à tua responsabilidade). O motor é o mesmo e a bateria também. Os preços são idênticos também. 

HSD vs GSD
163cm vs 181cm. 18 centímetros a mais que faz com a GSD possa levar 2 cadeiras de criança. Este é aliás, o grande trunfo dela. Por outro lado na HSD conseguimos melhor manobrabilidade na estrada e na logística (elevador, escadas etc) e é a máquina suficiente para tudo. A não ser que, lá está, tenhamos que transportar 2 crianças. Não é impossível sabes bem que o fazes em bicicletas menos preparadas e não eléctricas! Mas limito-me a comparar as especificações oficiais da marca.
E sim, os bancos da GSD servem na HSD. Mas não é oficial, a própria Tern em comunicado diz que está a desenvolver um "kit de passageiro" para adultos pequenos ou leves até 60kg

Conclusões
Com a HSD sentes que tens uma bicicleta mais "normal". Não tens aquela sensação de sacrifício diário de carregares um monstro só por causa daquele precioso momento em que vamos ao hipermercado. Mas esta sensação é altamente relativa porque tem a ver com a rotina de cada um. Eu que sou um gajo de multi modalidade (escadas, elevadores, comboios, metros, etc) aprecio muito o pouco peso e o menor tamanho, daí a Vektron ser a melhor para o meu caso (mesmo que não a dobre diariamente). Outra coisa que descobri é que não dou boleias a ninguém, excepto o pequenote de 3 anos ou então apenas por brincadeira. Aquela ideia do veiculo todo poderoso para levar a família ( mulher/homem ou mulher/mulher ou homem/homem e filho/a) já cheira a sonho americano. Um bocado a lógica do "SUV", não precisas de um jipe citadino mas o 4x4 está lá para aquele dia em que tu já reformado vais para o monte destruir o carro. A bicicleta é mais simples e por isso temos de simplificar. Se somos um casal, temos duas bicicletas e pronto. E vai-se repartindo a tralha e os cachopos entre elas. Se queres um passeio mais romântico aluga um tandem

A HSD é uma máquina eléctrica com um excelente motor, silencioso e potente, leva muita tralha, talvez mais do que precises, ocupa menos espaço em casa, é mais fácil de manobrar em sítios apertados, semi dobrada fica ainda mais compacta, tem uma suspensão à frente (finalmente!) e uma série de acessórios novos que optimizam ainda mais o veículo (como a adorável Cache box que por mim vinha por defeito por mais uns tostões).

Há 3 opções para ela, a P9 com 9 velocidades de cassete, a S8i com 8v internas de cubo+correia(esta) e a S+ com cubo continuo automático Enviolo e correia. Apesar de só ter experimentado esta, como já conheço o Enviolo e as mudanças de cassete, sinto que a S8i é a que tem melhor relação preço/qualidade. As mudanças de cassete são boas para diminuir peso, mas numa bicicleta destas 1/2kg é pouco significativo, embora para quem faça viagens grandes possa compensar mais por ser material mais banal e fácil de trocar em viagem. A questão do cubo para além da baixa manutenção e zero sujidade é que permite trocar mudanças estando parado e isso com cargas pesadas nota-se ainda mais. O motor tem sempre um pequeno atraso de 1/2s, o suficiente para não conseguirmos arrancar se (no caso da cassete) estivermos numa mudança baixa e com muita carga.
Já a S+ do Enviolo (que também tem um melhor motor, o Performance) sinto que por menos preço tenho uma GSD S00 e a questão do automático ainda é terreno desconhecido para mim. Quando ela aparecer por aqui, actualizo isto.

Consulta a nova página das Ebikes Tern aqui: bklisboa.pt/tern-ebikes

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