Vektron, o canivete suíço da mobilidade

Depois de colocar a GSD em muitas das situações previsíveis da rotina diária, decidi dar uma chance à Vektron de se superar enquanto bicicleta de carga.


A Vektron é uma bicicleta muito especial e diferente de tudo o que existe, especialmente nestes 4 pontos:

Dobrável e sempre segura
abre portas que uma não dobrável naturalmente não consegue (taxi, restaurante, autocarro) e sendo um veículo com considerável valor de mercado fica mais segura cá dentro do que lá fora.
 

Eléctrica com Bosch
das poucas que tem a nova geração de motores da Bosch

Leve 
20kg não é nada comparado com as ebikes maiores. E por isso a bateria também estica mais um pouco assim como a performance na estrada, o que acaba por não transmitir aquela sensação de "25km/h sabe a pouco". Passando essa velocidade não se sente grande diferença na performance.

Capacidade de carga extra
o limite dentro da garantia são 125kg (apesar de sabermos que são testadas muito acima disso). Se reparares, a Vektron é uma Verge com quadro ainda mais reforçado da dobradiça para trás. E tem um suporte comprido chamado Atlas igual ao da nova Tern HSD e baseado na GSD, o que permite levar (quase) tudo o que te apetecer sem bater lá com os pés. E a Tern tem uma panóplia de acessórios espectaculares para ela como o cesto removível Market basket de grande qualidade, os sacos laterais (mini GSD) e o Klickfix da frente até 7kg. Depois cabe ao proprietário imaginar outras soluções para os desafios diários como este em baixo que fiz para poder levar quadros da Veli à lacagem.
Receita
1 selim e espigão com a mesma medida (31.6) para poder trocar com o original sem ter de desmontar tudo. Com sorte até encontrei um com suspensão, é sempre um extra.
1 guiador fechado revestido com borracha ou fita, usei um que vinha em antigas peugeots francesas. Preferi usar punhos ergonómicos para o caso de querer levar o filhote atrás.
1 avanço, tem de se abrir um pouco para entrar no espigão e trocar parafusos por uns maiores
1 adaptador para cadeira de criança, com a bicicleta toda ocupada ainda se consegue levar uma criança até 3 anos no meio, o caso do meu mais novo.

Dicas, andar sempre com cordéis na mala, velcros, correias, elásticos, algumas protecções para evitar estragar alguma coisa. São coisas que não pesam e super úteis.
O cartão é sempre bom para estas coisas, aproveitando o suporte comprido da Vektron. 

Os quadros são leves mas volumosos, em vez dos sacos originais usei uns baratuxos para poder estragar à vontade. Estou com uma grande esperança que os novos sacos feitos para a HSD sirvam na Vektron
À frente o habitual Klickfix, adaptador Luggage Truss + suporte Kanga rack + um saco normal impermeável que costumo usar. Levou forquetas, almoço e mais qq coisa.
A distância ainda é considerável, são cerca de 15kms em estradas manhosas. Para lá apanhei o comboio e fiz apenas 2/3kms de bicicleta. Um conforto incrível, vale mesmo a pena uma suspensão no espigão de selim. 

Cheguei!

Já não é a primeira vez que faço isto, em baixo foi apenas um, no saco original da Vektron.


Outras coisas que podes levar


É um verdadeiro canivete suíço da mobilidade como eu lhe costumo chamar ^_^

Se gostaste do bicho vê aqui mais info: bklisba.pt/vektron

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.



Comentários