Dahon Mariner com dentes de tubarão


Em Abril de 2018, a Dahon anunciou um novo modelo com uma tecnologia nova de dobragem chamada JAWS. Esta nova forma de dobragem foi baseada na mítica Lockjaw das minivelos Dahon Dash e resume-se a uma dobradiça com dentes em cada um dos lados que se encaixam e que reduz qualquer hipótese de folga entre as duas partes. Pelo menos na teoria.

O modelo é a Dahon Lauch D8 com travões de disco que supostamente seria a primeira a ser lançada com esta nova dobradiça. 

Launch D8

Como sempre a Dahon trocou-nos as voltas e lançou a "Jaws" na Mariner que é o mesmo quadro, mas sem os travões de disco. Embora esteja planeado para este ano a Launch na Europa.

Mas há outro detalhe importante, pela primeira vez foi incluído um cabo tensor para o quadro. Um cabo de aço flexível (como se fosse um cabo de travão) que não interfere na dobragem, mas que ajuda a diminuir as tensões que naturalmente são provocadas na dobradiça do quadro.
Este novo cabo tem o nome de Deltec. Foram adicionados ao quadro duas peças onde o cabo agarra, uma pequena argola no tubo principal (foto em cima) e outra com rosca feita em baixo, permitindo ir regulando a intensidade do cabo. 
É daquelas coisas sempre bem-vindas que prolongam a vida do quadro e que não interferem na estética e funcionalidade. 
Os guardalamas da Dahon são da SKS, a marca alemã especialista. São muito bons e finos do tamanho do pneu de origem que a propósito é um Schwalbe Citizen 20x1.75 com alguma camada antifuro. Se alterares para um pneu muito mais gordo como o Big Apple, devem de ser trocados.



A Mariner tal como a maioria das Dahon vem com um espigão de guiador telescópico que permite regular a altura sem necessidade de ferramentas. O guiador faz vários ângulos e o aperto é robusto.
Os punhos são ergonómicos, de borracha, as manetes de 2 dedos e o manípulo de mudanças de alavanca.

Os novos espigões vêm com um dente que ajuda a bloquear o guiador. Não que seja preciso, porque já era suficientemente eficaz, mas é sempre um extra.

Traz também uma pinta vermelha para ajudar a definir a melhor altura do guiador na hora de dobrar, para deixar o sistema magnético livre.
Uma chapa bonita com o logo da Dahon e data/local de fundação 1982. Não entendo porque não vem em todas as bicicletas. É uma toque elegante e valoriza a bicicleta.
A D8 (a letra representa a gama e o numero as velocidades) tem 8v de cassete com um desviador Shimano Altus. A corrente e a cassete são em prata. O pedaleiro é grande, de 52 dentes.
Sendo 8 velocidades e apesar do pedaleiro estar bem centrado pode haver sempre algum salto da corrente. E é para isso que serve este delimitador na foto. Deixa a corrente ali entre a espada e a parede ^_^

O suporte traseiro é um pouco mais alto do que o habitual, mas não serve na mesma para os sacos traseiros. Para isso tinha de ser puxado para trás. Nas dobráveis estes pequenos suportes serve para colocar coisas apenas em cima e que não passem a largura dele para não bateres com os pés. Há as topcases  que podes colocar. Qualquer suporte traseiro universal funciona nas Dahon por isso podes trocar a qualquer altura, mas para um uso diário recomendo usar a slot de carga da frente que oferece mais estabilidade, não interferindo na direcção. Tens o caminho Dahon com sacos/malas próprias da marca ou o caminho Klickfix, mais universal (malas, cestos, racks de várias marcas como Klickfix, Tern, Basil, Ortlieb)


A Mariner tal como a maioria é feita de alumínio Dalloy Da01, uma liga 6061 patenteada pela Dahon.


Um selim confortável o suficiente para não teres já de o trocar como de costume. O espigão infelizmente não traz a bomba integrada típica das Dahon


JAWS
Mas voltemos ao destaque desta nova Mariner. Repara no detalhe da estrutura. Interessante que a dobradiça apenas precisa de um pequeno fecho, que puxas para cima ou para baixo com a mesma força da alavanca habitual. Não é muito maior do que um aperto rápido da roda, apenas mais largo. Tem também o habitual bloqueador com mola que não deixa abrir em andamento. Mas se isso acontecer é porque também deixaste a dobradiça ganhar uma folga gigante. As dobradiças do quadro e espigão têm de ser vistas regularmente. Se houver muita folga no fecho tem de ser apertado, mas não muito. Os manuais da Dahon ajudam. Se tiveres dúvidas envia-me uma mensagem.


Visto assim de perto não é muito bonito, mas de longe a dobradiça é pouco perceptível.

 O sistema é realmente muito idêntico ao LockJaw da Dahon Dash, o princípio é o mesmo mas aplicado numa base de conexão maior. 3 níveis com 2 dentes em baixo que encaixam nos 2 dentes de cima. As duas partes do quadro são desniveladas, não é diferente do habitual, há sempre uma pequena folga, neste caso um pouco maior, mas tem uma mola. Ao apertares o eixo do meio (que também tem uma mola) empurra a metade da frente para cima.




Dobrada, a Mariner ocupa 65 x 32 x 79cm e pesa cerca de 12kg.

Conclusões
É uma boa opção e a um custo muito acessível, na estrada não senti muita diferença entre esta dobradiça e a anterior. Essas coisas vão-se sentindo com o tempo e há também e principalmente a questão da longevidade que teoricamente é maior. A Mariner está disponível nesta versão D8 mais económica e nas versões i3 e i8 (3 e 8 mudanças de cubo internas) e noutras cores. Esta é a única versão que não tem os aros com parede dupla, mais reforçados e iluminação (daí a diferença de preço para a outra D8 no site)
Podes aceder aqui ao link bklisboa.pt/dahon e clicar em Mariner.



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