Em Abril de 2018, a Dahon anunciou um novo modelo com uma tecnologia nova de dobragem chamada JAWS. Esta nova forma de dobragem foi baseada na mítica Lockjaw das minivelos Dahon Dash e resume-se a uma dobradiça com dentes em cada um dos lados que se encaixam e que reduz qualquer hipótese de folga entre as duas partes. Pelo menos na teoria.
O modelo é a Dahon Lauch D8 com travões de disco que supostamente seria a primeira a ser lançada com esta nova dobradiça.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0rl-aOJUh4oMD4-1tx7Sq5YDKfrYmsmuUYlEH8hPxExTBKzMvqsKR-0bPsb6doxEXeUutahwi049eqWtR-l6r9GYyl9N95vMXfKfHdDE6fSaXfMr7H9WvE20iTumn2zHWry_GSLH9NN8O/s640/launch.png)
Launch D8
Como sempre a Dahon trocou-nos as voltas e lançou a "Jaws" na Mariner que é o mesmo quadro, mas sem os travões de disco. Embora esteja planeado para este ano a Launch na Europa.
Mas há outro detalhe importante, pela primeira vez foi incluído um cabo tensor para o quadro. Um cabo de aço flexível (como se fosse um cabo de travão) que não interfere na dobragem, mas que ajuda a diminuir as tensões que naturalmente são provocadas na dobradiça do quadro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5B4REg1A8akMvQoORQqta1E3hY1payBkrejhUCMbx0HMW6w1bhcup8odRmISPWco0YVsexN_J6wpbPpC7iRzRRQ_00o4YhMkQrE0zr6ybIoTba859y6mjDbn_BzSuEN8SGxTnzkRLdyHy/s640/DSC_0329.JPG)
Mas há outro detalhe importante, pela primeira vez foi incluído um cabo tensor para o quadro. Um cabo de aço flexível (como se fosse um cabo de travão) que não interfere na dobragem, mas que ajuda a diminuir as tensões que naturalmente são provocadas na dobradiça do quadro.
Este novo cabo tem o nome de Deltec. Foram adicionados ao quadro duas peças onde o cabo agarra, uma pequena argola no tubo principal (foto em cima) e outra com rosca feita em baixo, permitindo ir regulando a intensidade do cabo.
É daquelas coisas sempre bem-vindas que prolongam a vida do quadro e que não interferem na estética e funcionalidade.
Os guardalamas da Dahon são da SKS, a marca alemã especialista. São muito bons e finos do tamanho do pneu de origem que a propósito é um Schwalbe Citizen 20x1.75 com alguma camada antifuro. Se alterares para um pneu muito mais gordo como o Big Apple, devem de ser trocados.
A Mariner tal como a maioria das Dahon vem com um espigão de guiador telescópico que permite regular a altura sem necessidade de ferramentas. O guiador faz vários ângulos e o aperto é robusto.
Os punhos são ergonómicos, de borracha, as manetes de 2 dedos e o manípulo de mudanças de alavanca.
Os novos espigões vêm com um dente que ajuda a bloquear o guiador. Não que seja preciso, porque já era suficientemente eficaz, mas é sempre um extra.
Traz também uma pinta vermelha para ajudar a definir a melhor altura do guiador na hora de dobrar, para deixar o sistema magnético livre.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiQBSMfqchK7kx578iaFoRIATTywKKfsex67bW6fbMURmJPo9HyayFFXBcWxvnukhyphenhyphenbskm-7O9wSn5Tl9dYekR3tTVG-iDShadIn8IizNdq0JiBTN5gKHf6SDxo-sRCjKAqMWIOoV8Xq_G/s640/DSC_0336.JPG)
Uma chapa bonita com o logo da Dahon e data/local de fundação 1982. Não entendo porque não vem em todas as bicicletas. É uma toque elegante e valoriza a bicicleta.
A D8 (a letra representa a gama e o numero as velocidades) tem 8v de cassete com um desviador Shimano Altus. A corrente e a cassete são em prata. O pedaleiro é grande, de 52 dentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq3QvcsBGpynMP-FVijnWu5R_FOYcXa5iAtPl0AwunU6onSFGRi9gThngS-7IqPpkgcpJzsKgD4EUHh5fIch79OC_T6V9iBc4eQdADFEOZM_3FvN417L6e6gr0Esteh4FVKPPX1xGqmD3e/s640/DSC_0342.JPG)
Sendo 8 velocidades e apesar do pedaleiro estar bem centrado pode haver sempre algum salto da corrente. E é para isso que serve este delimitador na foto. Deixa a corrente ali entre a espada e a parede ^_^
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJg6BhSuxWlJTnAC_bkqz0RrGNzdKLxquipf0EtAonoH9tb9_cyuvk9Dk6RzUSk0WGI9nDbkHpFlgMHgOoRM14W0G7MjcOy9d1AvUXNCSEksQD4j02VflRSzBQ1N7IlTCpq3ziFc0C4O-Y/s640/DSC_0340.JPG)
O suporte traseiro é um pouco mais alto do que o habitual, mas não serve na mesma para os sacos traseiros. Para isso tinha de ser puxado para trás. Nas dobráveis estes pequenos suportes serve para colocar coisas apenas em cima e que não passem a largura dele para não bateres com os pés. Há as topcases que podes colocar. Qualquer suporte traseiro universal funciona nas Dahon por isso podes trocar a qualquer altura, mas para um uso diário recomendo usar a slot de carga da frente que oferece mais estabilidade, não interferindo na direcção. Tens o caminho Dahon com sacos/malas próprias da marca ou o caminho Klickfix, mais universal (malas, cestos, racks de várias marcas como Klickfix, Tern, Basil, Ortlieb)
A Mariner tal como a maioria é feita de alumínio Dalloy Da01, uma liga 6061 patenteada pela Dahon.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8JXHbxNthXYJ5o2DQ27Hv5n0MADEMblPmzxPxtCsdnSloOBtSSuwE39mD2ibzaXlx7OcimYek6FmW2aweb-r2RJhz10w11-IdIlFnkEJT3RP78yXhdeDZlV9lfUd_8q8gUcJ4VIUGA8pB/s640/DSC_0341.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifGRoMC7c7UFvQ4fbpvFpOh2X_NEgnsQeujErO6zGNdtHVp_xYIEbX05yoxPhDj-6izCSgFGArImjut6cV9qYaMrt1AYYZmwmKW_O3S8XgBtd5-zG6ZdaECbmmpN89cav78m3fE6ikCE2k/s640/DSC_0354.JPG)
Um selim confortável o suficiente para não teres já de o trocar como de costume. O espigão infelizmente não traz a bomba integrada típica das Dahon
JAWS
Mas voltemos ao destaque desta nova Mariner. Repara no detalhe da estrutura. Interessante que a dobradiça apenas precisa de um pequeno fecho, que puxas para cima ou para baixo com a mesma força da alavanca habitual. Não é muito maior do que um aperto rápido da roda, apenas mais largo. Tem também o habitual bloqueador com mola que não deixa abrir em andamento. Mas se isso acontecer é porque também deixaste a dobradiça ganhar uma folga gigante. As dobradiças do quadro e espigão têm de ser vistas regularmente. Se houver muita folga no fecho tem de ser apertado, mas não muito. Os manuais da Dahon ajudam. Se tiveres dúvidas envia-me uma mensagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJWeGGpiQ9m4HrseWiVRmQvNo7MxYgHYJ9bW9uPXOIYOMg38tjxoLYnms-dx-A8Xm_lxGgVkadD94OhumofNaIa6mTWyrgHke1kpZvkTvuEYpvZzmWZKdl8y3TkxlCTHdUHcLWpM5063nZ/s640/DSC_0346.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV94s7huD8F1ItBuOBXf3Ut7zSk5kyv89lLhGSRo1qfEbGyw7eKoeBQmAoBwe6MHRhekprYMQ073zbdkTINuT_kan1EMjrvwp8GfdPdKCkd706utx965szsALr8AhEq1Jsm_5BZciqtvSS/s640/DSC_0347.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeD8OkRjaM1Nu-5Nq3KHWPPkgNCXd5q-yDckkeiY2sFbqEKN-OR7yUct7rHeTYOq1qciZQbgkBtVZ6lIAlqBEx04ak4kBMcHokdJyaTQh4Y6jJ4N8apYWx9Zea7p165_FtpPbtUvg0BPok/s640/DSC_0348.JPG)
Um selim confortável o suficiente para não teres já de o trocar como de costume. O espigão infelizmente não traz a bomba integrada típica das Dahon
JAWS
Mas voltemos ao destaque desta nova Mariner. Repara no detalhe da estrutura. Interessante que a dobradiça apenas precisa de um pequeno fecho, que puxas para cima ou para baixo com a mesma força da alavanca habitual. Não é muito maior do que um aperto rápido da roda, apenas mais largo. Tem também o habitual bloqueador com mola que não deixa abrir em andamento. Mas se isso acontecer é porque também deixaste a dobradiça ganhar uma folga gigante. As dobradiças do quadro e espigão têm de ser vistas regularmente. Se houver muita folga no fecho tem de ser apertado, mas não muito. Os manuais da Dahon ajudam. Se tiveres dúvidas envia-me uma mensagem.
Visto assim de perto não é muito bonito, mas de longe a dobradiça é pouco perceptível.
O sistema é realmente muito idêntico ao LockJaw da Dahon Dash, o princípio é o mesmo mas aplicado numa base de conexão maior. 3 níveis com 2 dentes em baixo que encaixam nos 2 dentes de cima. As duas partes do quadro são desniveladas, não é diferente do habitual, há sempre uma pequena folga, neste caso um pouco maior, mas tem uma mola. Ao apertares o eixo do meio (que também tem uma mola) empurra a metade da frente para cima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1iFzFyCs9r3RpPrMVhfMMevZ6USjlnUkRPwVPcg26lxUIEsjeLFtRBSUzog7O7xUx4k8YD3_23NLnK6IuGHMbdbT6sQ206TUeh5IlOOIFrbH6XIi-wqA1v2UYsszQAS0XH6088geVocSC/s640/DSC_0323.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWM7AQ7fRqWx3VoShqzgsFzd_6jU-4zJs-7Y3nq24cmvzZKcT-vgCcDs22YtzwhW2rfk151hItI9csbTsXekSAhUqzzq4y8hpEl3P4hqzEAF-inoDoT_uiFEviFcQYEdQA_CzUXVH4losb/s640/DSC_0363.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTPmN149Ef5FEnSDx_xHSnhTFZfgd5hZIkAosgOj-QITw_6wHOxbGbQomT-u0ZiPcdPaMiTzWO9zr7aIBi8xAsAy5GifQ0B3E5BnAlpPFVgnTrM1zcMF3q1woGzvtD3o8Mxcvp2BmU9xrk/s640/DSC_0362.JPG)
Dobrada, a Mariner ocupa 65 x 32 x 79cm e pesa cerca de 12kg.
Conclusões
É uma boa opção e a um custo muito acessível, na estrada não senti muita diferença entre esta dobradiça e a anterior. Essas coisas vão-se sentindo com o tempo e há também e principalmente a questão da longevidade que teoricamente é maior. A Mariner está disponível nesta versão D8 mais económica e nas versões i3 e i8 (3 e 8 mudanças de cubo internas) e noutras cores. Esta é a única versão que não tem os aros com parede dupla, mais reforçados e iluminação (daí a diferença de preço para a outra D8 no site)
Podes aceder aqui ao link bklisboa.pt/dahon e clicar em Mariner.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht8O3NvtKelHARWnJoEVMQWn6G0gSMJTKS7Au4uFh99z79f-jlKTcwn2xtvueAxQXgE487rbu_XIKUV_MIMYXo3YzrqF6I42y-gvC9-JLbvc_0GO0_EITJqEPin9LIrKPhbY7L0vCjZ91x/s1600/PKQ8l83zuRNCiDjCnssBYc8hJXo4Mq8QKrz8WtvY.jpeg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Dobrada, a Mariner ocupa 65 x 32 x 79cm e pesa cerca de 12kg.
Conclusões
É uma boa opção e a um custo muito acessível, na estrada não senti muita diferença entre esta dobradiça e a anterior. Essas coisas vão-se sentindo com o tempo e há também e principalmente a questão da longevidade que teoricamente é maior. A Mariner está disponível nesta versão D8 mais económica e nas versões i3 e i8 (3 e 8 mudanças de cubo internas) e noutras cores. Esta é a única versão que não tem os aros com parede dupla, mais reforçados e iluminação (daí a diferença de preço para a outra D8 no site)
Podes aceder aqui ao link bklisboa.pt/dahon e clicar em Mariner.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht8O3NvtKelHARWnJoEVMQWn6G0gSMJTKS7Au4uFh99z79f-jlKTcwn2xtvueAxQXgE487rbu_XIKUV_MIMYXo3YzrqF6I42y-gvC9-JLbvc_0GO0_EITJqEPin9LIrKPhbY7L0vCjZ91x/s1600/PKQ8l83zuRNCiDjCnssBYc8hJXo4Mq8QKrz8WtvY.jpeg)
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário