Bickerton Argent 1808

A primeira sessão de fotos em "era covid" tinha de ser em casa. 

Agora que o pessoal se está aos poucos a "desconfinar", a sair da toca, deparam-se com um mundo novo, uma nova realidade onde quem não usa mascara é visto como prevaricador, um alvo a abater. Quem diria... ainda há uns meses em conversa numa rede social diziam-me que o que se passava na China (o costume do pessoal andar de máscara por causa da poluição) nunca iria acontecer aqui, porque somos diferentes, temos tradições diferentes e tal...enfim. Afinal somos todos feitos da mesma matéria.

Também eu tive de me adaptar e uma das medidas mais radicais foi abdicar do espaço físico que tinha em Lisboa na Rua Morais Soares 35c e trabalhar 100% a partir de casa, em Alverca. Continuar a ir para Lisboa todos os dias de comboio ficou fora de hipótese, principalmente quando tenho uma pessoa do grupo de risco a viver comigo. Se vivesse sozinho, o cenário seria outro. Ir de carro para Lisboa obviamente está fora de questão, há 10 anos que não dependo dele, não vai ser uma pandemia que me irá obrigar a isso. Mas se um dia me vires a conduzir um é porque estou a ir de férias e aluguei. 
Sobre a loja de Lisboa, quem está a tomar conta dela é o velho amigo Chicarini que já me fazia a oficina e os novos sócios Cynthia e Luciano. Assim o pessoal pode ir levantar lá as encomendas preparadas, feitas em bklisboa.pt ou ver e comprar o meu stock que lá deixei que ainda é bastante. Quem morar por Alverca e arredores vai ter as suas bicicletas preparadas por mim.

Argent 1808
Esta menina que já tinha fotografado aqui, mas na versão 1707 (7 mudanças internas), foi a primeira bicicleta que preparei e entreguei pessoalmente.

A Argent é a gama mais alta da Bickerton, com as melhores peças, componentes, um melhor quadro e dobradiça

A Argent (e a Pilot) são as minhas Bickertons favoritas. A Pilot por ser uma micro bike de roda 16 e a Argent porque é a reprodução mais próxima da Bickerton original dos anos 70.
Mas não é só isso, o quadro é oversize, os aros das rodas com parede dupla e grande perfil a forma completa como elas vêm equipadas, o guiador mustache, o tamanho final dobrado, mais compacta do que a maioria e pouco maior do que a Pilot 16"

o guiador mustache dá-te um conforto sem igual numa bicicleta dobrável. óptimo para cidade.
Para além disso o espigão é telescópico e permite posicionar o guiador em altura. Eu pessoalmente gosto mais de espigões fixos para reduzir ainda mais a vibração. Por outro lado tem-se mais posições neste.

Grande parte dos componentes das Bickerton são em prata. Aqui uma campainha muito bonita, raramente isso acontece. São sempre aquelas habituais campainhas pequenas, pretas, para inglês ver... Talvez porque tenha sido o inglês a fazer esta ^_^


O perfil do aro é grande mas não excessivo. Mantendo o aspecto clássico que a caracteriza.

Os apertos das rodas são rápidos, o que numa bicicleta dobrável não é um problema porque normalmente fica no interior. É aqui uma vantagem, porque se há um furo é mais fácil tirar a roda, sem ferramentas, ou se fores viajar podes coloca-la facilmente numa mala de viagem convencional de capa dura.

O quadro não só é mais largo do que a maioria, como também reforçado atrás com esta triangulação habitual nos quadros diamante. Claro que isto traz peso, mas 12.8kg também não é a morte do artista. Aliás de tudo o que existe em termos de peso, está ali a meio, a par com as Tern Link

E por falar em Tern :) Recordando que a Bickerton pertence ao mesmo grupo e é a mesma fábrica que faz as bicicletas (Vietname) Há muitas peças que usam em comum, inclusive as dobradiças FBL  e FBL2 usadas nas Pilot e Juction. A Argent é a única que tem uma dobradiça exclusiva que não é usada em nenhuma Tern, a B1A

Há um contacto muito reduzido entre as duas partes do quadro, provocando menos vibração. A sua aparência também é melhor porque é muito discreta, principalmente nestas cores mais escuras



o aperto é também uma peça bonita em prata e com o logo da Bickerton. O bloqueador de segurança é feito num plástico mais macio, mais resistente.
Mark Bickerton é o herdeiro de Harry Bickerton e que agora assina as suas bicicletas. Um pormenor interessante. A bandeira do Reino Unido também presente. 
Este modelo 1808 Country significa que está numa gama alta (18), tem 8 mudanças (08) e é de cassete (Country). Se fosse com mudanças internas era City
A importância de ter um prato grande numa bicicleta de roda 20". O suficiente para ter a mesma o melhor performance do que muitas bicicletas de roda grande. Muito bonito, com os cranks (braços) polidos. Aquela peça preta em torno da corrente serve para evitar que a corrente salte nas ultimas. Muito habitual em transmissões 1x8 para cima, porque é só um prato à frente em vez de 2.
O Claris é uma gama média da Shimano, neste caso de 8 velocidades. Numa dobrável é altamente recomendado um desviador com corpo robusto, para sobreviver a tombos quando dobrada e manter o seu alinhamento para não desafinar facilmente. A suavidade de troca de mudanças dele, juntamente com o manípulo de gatilho nada tem a ver com as gamas inferiores. you get what you pay for!
A Argent em preto é mesmo muito bonita. Que classe. Os pneus gordos dela (os Impac 20x2.00) não conseguem destruir-lhe a imagem, muito pelo contrário. O misto de peças prata com tons escuros brilho e punhos/selim castanho fazem o trabalho. 

Suporte traseiro. Muito útil para top cases, ou caixas finas que não ultrapassem a largura para não bater com os pés. Aguenta até 10kg na garantia e mais qq coisa. Se quiseres algo mais funcional para levar sacos Ortlieb, ou uma cadeira de criança troca-o pelo menos clássico Cargo rack da Tern
O elástico comprido com ganchos muito fortes que também encontras nas Tern.

outra coisa que também podes usar é a slot para cargas até 7kg sem interferir na direcção. Está escondida por trás da bonita chapinha da Bickerton. Serve para usar o Luggage Truss da Tern em conjunto com outros acessórios Klickfix como o Kanga rack ou as malas Tern

Esta borracha serve para agarrar o espigão de guiador quando dobrada. O mesmo sistema da Tern.
A dobragem é em 5 segundos e com 38 x 80 x 68 cm é mesmo muito compacta, cabe em qualquer canto. 

Conhece a gama completa aqui: bklisboa.pt/Bickerton

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários