A Argent 1909 é um hino à Bickerton original dos anos 70. O mesmo tom de quadro, um aspecto idêntico, componentes maioritariamente prata e alguns detalhes premium como o selim Brooks.
![Bickerton Pilot](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvn1w6vmmwae9dB6m1BHIL7ndTpRjwpRTtQV_u6asTyyq7V9bvDYzXUuE-CMR2wRCxs8sQgnfL-9gj9Mxb4bTZHPNpABelvMx8NZVmnSnX7Oxc6WRXxR1HHlNYabdTtsmBpeS9f5jYzuDf/s640/800px-Bickerton-bike-unfolded.jpg)
A Bickerton original dos anos 70 tinha uma roda 16 à frente (349mm igual à Brompton) e uma roda 20" atrás. Foi a primeira dobrável de alumínio em todo o mundo.
Esta é a 3ª Argent que me passa pelas mãos. O mesmo quadro, diferentes configurações. No caso desta logo num primeiro olhar e difícil ignorar o bonito crankset FSA cromado.
O quadro Argent é extra forte com tubagem oversized só encontrada em bicicletas como a mítica Dahon Jetstream, uma das minhas Dahons preferidas. A triangulação traseira confere-lhe uma robustez que não se encontra em muitas bicicletas dobráveis e a dobradiça B1A é uma das mais discretas e fortes do mercado estando tecnicamente ao mesmo nível das da nova Tern BYB.
Mark Bickerton é o herdeiro de Henry Bickerton que assumiu o trono e assina as suas bicicletas
Este quadro é feito no ultra leve alumínio 7005
A bonita chapinha da Bickerton à frente, esconde dois buracos com rosca onde encaixas o Luggage Truss para acessórios Klickfix
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAuUseFWwRYSRIr-iX6URUrfaesEw8tb2tfI_ILEoyL6Fqb8eGHiFmzaIFHAkh4FGz_i7QqgFhUDTGnjU9CRebh-0GwdzxBPAxGjPru0gkeKjrnCjc-cS3kZ1dc0puQNhoS9c_9YfI2JDI/s640/DSC_0125.JPG)
Esta borrachinha que também acompanha as Tern serve para prender o guiador quando dobrada. Uma solução simples e segura
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja8Zvd3mns52qQFKsTMv3T3PaP0HJ3rkqllE4_VXWrToRp9-DU5lvLJuIRox59mBr5TE3RlpVJPSM1BqXVjnT93H9ASWkY18aUY7mg_MvlqPC3Lz2clD3RcjYwo6d_mF9FTWjgtHA2fifr/s640/DSC_0135.JPG)
Lembrando que são 9 velocidades x 1 prato. 1909 significa alta gama (19) e 9 velocidades (09). Esta guia é fundamental para a corrente não saltar na primeira e ultima mudança.
O guiador mustache é também uma característica da série Argent. Todas elas têm um e apesar de não ser obviamente igual ao original, existe uma certa familiaridade pela característica ergonómica. Permite várias posições inclusive em altura graças ao espigão telescópico. Consegue-se uma posição realmente direita nesta bicicleta. Os punhos ergonómicos castanhos aumentam ainda mais o conforto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2l5z6EnRZhIzJjtzwOBIFNF1aDm0niN4P63nVt9t3pUYeIbdH0cZi2JhRpjZqxa-lmjewoC6O0xvDD886GjAMdmyLxSKjbKb2hbErvH2eWjNi4AmFaUFmwA0Y42r9GAAGK87nB4s76gzq/s640/DSC_0126.JPG)
O selim de pele Brooks B17, o mais conhecido da marca.
Repara que este espigão é telescópico. O de cima entra no inferior. Não só permite pessoas com mais altura, como fica ainda mais compacta quando está dobrada. E como é uma medida vulgar 27.2, permite trocar por outro mais facilmente (ex com suspensão)
O Shimano Sora é uma média gama da Shimano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyy2lsOB2PiXyCLP3qNwZ2sFRd5BjPyaQq2wx15nW6kIHZZ4IY1DI2zfO9D6Q-yAEOQq_z9GzM4fz-YoVhjiVaJNiLN3uBkxEnWQYsOkbDSEP1WYxWLLGql_TbZIJq5J-VWGs1iZzzAqx6/s640/DSC_0130.JPG)
Os aros de perfil duplo, travões e cubos de cilindros são Kinetix, raios de inox e os pneus de origem são os Schwalbe Big Apple 20x2.00 que absorvem vibrações e ainda têm uma boa camada anti-furo.
De origem trazem uns bonitos guardalamas pretos à medida do pneu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjd8Ug3XeyBbqHUWfp14jnZg2bpy5fjuGVcl53TxSuGgCsOka_q-HOx3ASOgxkHViBgsU_Gs4GJn-JV0ixtfHqhCDNyScuIiFENEO35oMupwU1ytZb9qpBaL8WDi_rW26mJZfw3nv43YpoF/s640/DSC_0138.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuW0uN1rJb_p7ep0boV95WGlmgQ-kRaL5xXXWHF5EgSMAfi-JtQFBRbvJIlYgBbG_3YsLPX6asdW_pUFaUQd1Ruq5KB2y9NYQ41u1uiDdQSf9J0sg6ixoM2gxZFaGDRCvhIDr5zObYdVzB/s640/DSC_0131.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBpxNguBrpZV42FrS6P7xLZtfm8Uu-OwDRWtvfwKIooG1lCh8XbYBe3kjShmsGSs3hXd44GzXj2hgsWEDqQPAiNzLrEz6je4BXSz7u3QlheMNKT94wHb5YPrFB33h0Yc6Yle7OPXxTSWBD/s640/DSC_0159.JPG)
Grande parte das peças das Bickerton são em prata, até os descansos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghlFGc47FJSlqrG3F5Wz7pd3uS4Xna0XKRLJyjc8cakqZPIFFGIK1hB4bpFciKmIYEx2Pb0hpj0cDWOhCxqWPgZmpl4a2tDxugbqQkF48vOdJ-Ljvvyro4ql-5CygUjHJ_6kKreuBk2Ygm/s640/DSC_0145.JPG)
A série Argent dobra ao contrário da maioria, devido à característica técnica da dobradiça. Está também ao nível da dobragem em "N" da Tern
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAt36hcp2q4RR7XjydtCnU_GIiWPa9kQrMrR461oYiheZj3HgVJpoVMFVC38N2t_AtSFZCWE5nzsO6tUPUjC0iyYrOQpAMpqm_iXehuI5Zp4OAShIJb-fcBElZk9SxjDHnp1qVsHdTLJ5o/s640/DSC_0146.JPG)
Com 40 x 75 x 59 cm e 12.96kg é das dobráveis mais compactas e leves do mercado (e dentro deste valor!) Repara que o espigão como é telescópico permite que o selim fique ainda mais em baixo do que as outras Argent
A Bickerton apesar de pertencer ao mesmo grupo da Tern, sendo feita na mesma fábrica e partilhando muitos componentes e tecnologias, é fornecida por outros importadores e cada vez é mais difícil consegui-las. Ao dia de hoje e muito por culpa do bike apocalipse só consigo esta (tenho uma em stock e mais 4/5 no fornecedor) e as pequenas Pilot de roda 16.
A Bickerton apesar de pertencer ao mesmo grupo da Tern, sendo feita na mesma fábrica e partilhando muitos componentes e tecnologias, é fornecida por outros importadores e cada vez é mais difícil consegui-las. Ao dia de hoje e muito por culpa do bike apocalipse só consigo esta (tenho uma em stock e mais 4/5 no fornecedor) e as pequenas Pilot de roda 16.
Mais aqui: bklisboa.pt/dobraveis
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário