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A Polisport é uma empresa portuguesa gigante, especialista em plásticos e que trabalha em várias frentes sendo mais conhecida pelas cadeirinhas de criança. Recentemente tem adquirido algumas marcas como a holandesa Bobike e a Headgy helmets (ver polisport.com) Também fornecem muitas marcas grandes de motas.
Há 2 anos apresentaram algo diferente, uma pequena bicicleta de equilíbrio aka balance bike que apresentei aqui e que pelo seu grande sucesso foi também incluída na marca Bobike, adaptando o modelo às cores características.
Este ano a novidade foi o atrelado
Eu já tinha experiência com outros atrelados, nomeadamente os Croozer, por isso é relativamente fácil perceber as diferenças entre esse e este atrelado português que custa menos de metade do preço.
E começa logo por aí, é português, directo da fábrica, sem intermediários ou taxas de alfândega. Só isso tem um peso brutal no pvp. Lembrando que um Croozer for 1 (de um lugar) e sem suspensão custa 750€.
Obviamente que não é só isso, todo o material, os estofos mais resistentes e confortáveis, os extras, a qualidade das rodas, pneus, a própria dobragem, pequenos detalhes, é tudo superior e resultam de vários anos de experiência e aperfeiçoamento... Isso não significa que este atrelado seja mau, significa apenas que o Croozer pode ser demasiado para aquilo que precisas, mas que também não precisas de arriscar a segurança da tua criança num atrelado low cost duvidoso. A Polisport é também conhecida pelo rigor na segurança dos produtos.
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nunca fui um gajo de atrelados, mas reconheço o seu grande conforto e versatilidade porque podes transformar qualquer bicicleta numa cargo bike com a mesma capacidade das bakfiets
Há um único detalhe que me faz confusão: o de ter os miúdos demasiado longe da vista e do coração. Quem nunca pensou na hipótese do atrelado ser atingido por um carro que atire a primeira pedra.
Por outro lado, tanto uma longtail grande como uma bicicleta convencional com cadeirinhas não permitem o mesmo nível de conforto e espaço à criança ou protecção total do calor e da chuva. E onde é que se nota mais isso? Nos passeios grandes. E normalmente os passeios grandes são em zonas sem confusão, longe do trânsito, onde nos sentimos suficientemente seguros para os levarmos no atrelado. Ou mesmo no nosso dia a dia com compras e escola, se moramos numa zona que ofereça segurança. Eu sinto que estou numa zona relativamente segura. Não fossem dois ou três pontos negros, como a Nacional 10 e muitos dos vizinhos que estacionam em cima dos passeios, vivíamos no Éden
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O atrelado vem com dois adaptadores, o que é óptimo porque podemos ter instalado noutra bicicleta e ir trocando sem perder tempo. Imagina um passeio grande poder ir trocando o atrelado entre duas bicicletas.
O encaixe é muito simples e não é preciso fazer força. É de aço e compatível com a maioria das bicicletas. (rodas traseiras QR de 9mm e eixos sólidos até 10mm.)
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Tem um gancho de segurança para o caso de alguma coisa correr mal. Nem precisa de ser com o atrelado em si, mas o aperto rápido pode ceder, ou outra coisa qualquer que normalmente só acontece aos outros e assim ficamos mais descansados.
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Escolhi a Dahon Dash muito leve (10kg) e que tenho usado muito ultimamente. A primeira coisa que fui fazer foi esta subida grande. Depois de encher os pneus um pouco acima do máximo de 65psi. Quanto mais a pressão, mais rola, mas menos confortável será. Acontece que este atrelado vem com uma mini suspensão (umas pequenas molas no eixo) que a meu ver é suficiente para estas andanças. Para cicloturismo fora da estrada podes vir a querer um atrelado com suspensão a sério, mas se o orçamento não permitir, uns melhores pneus minimizam a coisa. (ex Schwalbe Marathon, ou Big Apple com anti-furo) As rodas são de 20" (406 ETRTO)
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As rodas têm um travão de pé traseiro o que foi muito útil nesta subida. Sem isto não consegues largar a bicicleta numa subida, o peso do atrelado puxa-a sempre. Este sistema funciona com dois cabos e bichas convencionais também usados nas bicicletas
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Há até um afinador para poder controlar a distância do perne (que encaixa num daqueles buracos)
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Outra coisa que chateia muito são as manobras para trás. Quem conduz carros com reboques sabe do que falo. Ao fim de algum tempo habituas-te, mas se só pegares nele de vez em quando é difícil. A mola permite uma grande flexibilidade, fazer curvas relativamente apertadas (ao contrário das bakfiets) Mais uns pontos para usar esta solução em cicloturismo
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Um interior completo e confortável. Vários compartimentos para as coisas que vamos precisando como águas, brinquedos deles e uma bagageira traseira que faz lembrar um Smart, possibilidade de levar duas crianças, com os dois cintos de segurança almofadados mas com respiração
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no site da marca:
- crianças desde os 9 meses até aos 6 anos, com uma altura máxima de 105cm.
- Ao combinar o transporte de crianças e carga, o peso máximo a ser transportado é de 41Kg. Caso utilize o Trailer apenas para transporte de carga, o peso máximo é de 25Kg.
Tem uma rede anti mosquito e um plástico impermeável para os dias de chuva ou frio que se enrolam quando não estão em uso.
A impermeabilidade é boa, tem algumas zonas não protegidas como fechos e dois ou três pontos abertos, para uma chuvada curta/média sem problema. O tecido e o plástico repelem a água muito bem. Falta testar uma chuvada a sério, mas penso que para o propósito do atrelado a impermeabilidade é boa
As zonas transparentes são meio escuras, protegem do sol e dão privacidade à criança.
O piso é todo emborrachado o que é óptimo para limpar. Mais ainda nesta altura em que o covid parece que está sempre à espreita. Os pneus também são fáceis de limpar. Quanto mais slick melhor
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A solução mini + atrelado é excelente. Permite que o atrelado esteja mais próximo e é mais aceite socialmente quando vamos pelo passeio, o que naturalmente acontece em zonas nada convidativas a andar na estrada. Aqui ainda tenho alguma escolha e passeios com margem e sem pessoas a circular. Em algumas freguesias de Lisboa pode ser impossível. Para atravessar a estrada na passadeira, desmontar e certificar que não vem nenhum psicopata
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Mas tudo isto não seria possível se não fosse dobrável. A portabilidade (no meu caso) é tudo. Num elevador cabe perfeitamente o atrelado e a bicicleta. Apenas tenho de a levantar ou dobrar. As rodas também saem. Basta pressionar naquele botão branco do meio. O ferro de alumínio que agarra à bicicleta também recolhe.
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Uma família com duas crianças pequenas têm as férias feitas com um atrelado e duas dobráveis. As 3 coisas cabem facilmente no porta bagagem de um carro, na bagageira de um autocarro expresso ou comboio intercidades
Outro detalhe muito importante é o stroller kit, que permite uma grande versatilidade quando andamos a passear a pé.
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(não não é a Cristina Ferreira... acho)
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E é isto, se quiseres um pede-me
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