Dahon Hemingway D9


Um novo quadro Dahon, que lembra a velha Jetstream, mas sem suspensão.

Quando se fala de Dahon, a primeira imagem que se tem é de uma bicicleta dobrável com quadro curvo. É sem dúvida a imagem de marca, mas hoje em dia está longe de ser o quadro mais procurado. A Hemingway é uma lufada de ar fresco, um quadro extra robusto e com a dobradiça V-Clamp que equipa as gamas mais altas.





Mas não é só isso. Toda ela cheira a moderno. O quadro e forqueta têm pivots para disco para o caso de upgrade futuro 
 
Outro problema para upgrades costuma ser o eixo da roda da frente que não suporta cubos comuns de 100mm e apenas 74mm, neste caso já suporta.


Para este upgrade:
-cubo da frente para disco, 100mm e 20 furos
-cubo traseiro para disco, 130mm e 28 furos
(pode ser preciso raios novos)
-2x discos 160 ou 180mm
-conjunto de bombitos mecânicos ou conjunto hidráulicos + manetes
Dahon Horize japonesa com discos de origem. Créditos hashirin.com 
Lembrando que a Dahon é uma espécie de franchising e há empresas que fazem os seus próprios catálogos, como a Akibo que detém a Dahon Japão. Dá um salto na página deles que vale a pena, têm bicicletas lindas.


A slot para o Valet Truss ou Klickfix, tapada por uma chapa com o logo da Dahon. São 3 buracos onde se encaixa o adaptador.



A Hemingway D9 traz 9 velocidades Sram X5, cassete 11-32 dentes e um prato pedaleiro 53 dentes. Mais rápida do que muitas bicicletas de roda grande e excelente na mesma para subidas.
Outro detalhe é a possibilidade de instalar uma mudança à frente, há passagem de cabos já pronta e suporte para o desviador. A papinha toda feita ^_^ está mesmo a pedir upgrades


Para este upgrade
-  Desviador dianteiro 2v, especial para suportes no quadro (a puxar por baixo)
- 1 manípulo esquerdo
- 1 prato "130 bcd" com a dentição à escolha (ex 32/34 dentes), quanto mais baixo mais leve
- 1 cabo + bicha
nota: protecção de pedaleiro não pode ser mantida.

A Hemingway cinza que recebi traz uns Big Apple, a vermelha uns Kenda entrada de gama. Provavelmente são de anos diferentes. Um conjunto de Big Apples ainda são 50€
Os aros são uns Max Dw20 de parede dupla e feitos na Europa

 
Ambas trazem estes bonitos apertos (espigão de selim e guiador respectivamente) que combinam com o logótipo Dahon em azul. As manetes de travão são umas Avid muito robustas e as pinças de travão e calços Promax.





Têm muito bom aspecto, é uma bicicleta em que confiaria para um cicloturismo fora da estrada. Com um suporte traseiro como o Zefal ou o Cargo rack da Tern que dá para cadeira de criança + um Spartan rack à frente e sacos Ortlieb 


Depois o tamanho dobrada, apesar do aparato é apenas 65 x 32 x 79 cm e pesa só 12.3kg já com pedais dobráveis. Tendo em conta que custa 850€ é das bicicletas com melhor relação preço/qualidade da Dahon (tal como a Dahon Dash)


As Hemingway podem ser encomendadas aqui: bklisboa.pt/Dahon

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