![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCLLRl3FJq3qzkgHwXMosS89_FVVmRLigHrPPV5JbuiXPh-NLj7oExYIsWaXrrsgy6QJ9BWhQlNDEVBIoioX645VhGPBvU2uX6ZHz7zlT4GMHgHy85ikwTQJr88Xlvp29XtFJqs9ZBZniG/s640/GSD-G2-easytomanage.jpg)
Começamos a semana com uma boa novidade, a GSD ganha uma actualização e não, não foi apenas um upgrade de peças
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSp3pQNtonkkbyJpqLCSB9ejkxC6pWvqTC6qnqKT31cQIPQK_I8MAnYowXd3WcETvK9h-p_xjlfUvpbP2QEMeiAo0Dp7JEYluQfvIX53gK_Vr8-vJAd40OeY-e53_cZ9k1cL6A0IWnZVrW/s640/Sem+T%25C3%25ADtulo.jpg)
Na imagem a nova GSD R14 a nu. A geometria é ligeiramente diferente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJUu1tVOPC2JT4eAv8fqpqAUYHoySKxW6cAXlsM5Tsz691IKp5lzzFy9JG5Opa2nnQPzb9x2Mr6hCmddKv3VeJu5_VGXyucVa8Xz5HFPHFO9QlnC8Y56TLqw399h07dAr65T6mcQVDXodL/s640/Sem+Tdd%25C3%25ADtulo.png)
Aqui a GSD S10 anterior
Repara na zona do condutor que tem mais de HSD do que da GSD anterior. O suporte traseiro integrado é também diferente e baseia-se muito no actual separável da HSD.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJUu1tVOPC2JT4eAv8fqpqAUYHoySKxW6cAXlsM5Tsz691IKp5lzzFy9JG5Opa2nnQPzb9x2Mr6hCmddKv3VeJu5_VGXyucVa8Xz5HFPHFO9QlnC8Y56TLqw399h07dAr65T6mcQVDXodL/s640/Sem+Tdd%25C3%25ADtulo.png)
A inclinação da bateria é maior, mas não tão inclinada como na HSD. Até porque foi preciso deixar espaço para a segunda em baixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjdZG6zXge1VFrIjyCQqlYFgNznmgqr2B202GPa4PIE-RUDgLdAVRDe_I-DNFqLKbHCHMG943tGLyjA82cdqabCuCiDOTuhBFbMLXGE4pzUaABZYtu6gur7qcK9dgJJ2osXgGbnoRW_ljE/s400/GSD-G2-easystep.jpg)
Esta geometria favorece não só pessoas mais baixas como uma melhor estabilidade nas paragens. Existe menos distância do corpo em relação à roda. O espigão de guiador dobrável Pysis 3D é também maior o que ainda ajuda mais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-SjnP5fa0Qe_WHZB82vtFCpte-b0OV5nRDldPK1rDrGkW95E1YMxwivEmBQfvy4UGr0zOLyLhQDOU3f_tvtTmtgqUmvrHFD9xRD_jXjymQVR0oaLW6sz5x6xjxp9hq55C2oASwWrzANjI/s640/GSD-G2-cargo_motor.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6NO5kukn24EyaI1roFhXHAlVxqbIVbsHZLmEk8Hd2xlS6Vitratpq6sSsHLhdTpgEiN1zg23lX0E2prkiGL5mldsumGjMTqvbVW-it8Y3F6VRogeKTYocttpjhwyRDZJ4w_lGyg2GB-fk/s640/gsd-g2-integrated-lower-deck-web.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPPpp0zWNwkoZe1pOGyyruYBCuQck26olpunI3c6lE1rl1c2ACe3UpHHwBovfSp-1bZB7LcPCJqHOv_flJ7y6l8212vuXU65xdecWWI-f7Npm0QQpkCu3zyZ866OShlH9Y4DBvudDAlu8o/s400/tn-gsd-s10-sidekick-widedeck-front-web.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj52-AzLcuF-mGrjZXVS8JraiuJUQ2ehXIurLj1_ihaAMq_xdBl3igWyESHllaXuVbiMG9Q7_EC6WvkKK4JCOZ3eEg4Vjp6Ca9pA06LPKYYDVzNgeChHEwuP7WlgwV-2C4XE6AUrfqTeJBW/s320/GSD-G2-brake_light.jpg)
Houve mudanças na caixa do motor para permitir o novo Bosch Cargo Line que prioriza o transporte de cargas no seu comportamento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-SjnP5fa0Qe_WHZB82vtFCpte-b0OV5nRDldPK1rDrGkW95E1YMxwivEmBQfvy4UGr0zOLyLhQDOU3f_tvtTmtgqUmvrHFD9xRD_jXjymQVR0oaLW6sz5x6xjxp9hq55C2oASwWrzANjI/s640/GSD-G2-cargo_motor.jpg)
O Cargo Line possibilita um torque de até 85Nm e apoio até 400% . Confesso que nunca tive necessidade de um motor com mais força na GSD S10, mas porque cá em casa somos Hobbits. Ainda assim numa subida de 10%, 2 adultos (60+55), uma criança e + alguma carga tenho de usar a mudança mais leve e fica a sensação de que pessoas com mais uns kg teriam dificuldades. Para planos ou menores inclinações o Performance pode ser suficiente.
Mas nunca é demais...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6NO5kukn24EyaI1roFhXHAlVxqbIVbsHZLmEk8Hd2xlS6Vitratpq6sSsHLhdTpgEiN1zg23lX0E2prkiGL5mldsumGjMTqvbVW-it8Y3F6VRogeKTYocttpjhwyRDZJ4w_lGyg2GB-fk/s640/gsd-g2-integrated-lower-deck-web.jpg)
Suporte para pés integrado. Sabe sempre bem vir de origem, até porque permite não aumentar o peso e consegue suportar mais carga. Se reparares no video há uma altura em que a criança se apoia nele. Os anteriores Lower Deck pesavam mais de 1kg e não permitiam isso. Estes são mais curtos em largura, suficiente se não levarem sacos laterais. Para levar sacos tem de se instalar este novo extra.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPPpp0zWNwkoZe1pOGyyruYBCuQck26olpunI3c6lE1rl1c2ACe3UpHHwBovfSp-1bZB7LcPCJqHOv_flJ7y6l8212vuXU65xdecWWI-f7Npm0QQpkCu3zyZ866OShlH9Y4DBvudDAlu8o/s400/tn-gsd-s10-sidekick-widedeck-front-web.jpg)
Sidekick Wide decks
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYBcYJstIfPTLu4xDDPdBkCh5_RMioDuefb2qSaeW2McDEHX6f9qtcij49c6H4kHC2BPZlHt_f1r3zB3sFgeruQsSwr50Vxm88NgFNqPUE2XXCbY_Ng3pSokEOIgpzu2g8GaYw_jOMDuH2/s1600/Sems+T%25C3%25ADtulo.jpg)
https://www.ternbicycles.com/gear/471/sidekick-wide-decks
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRL9kF3UCCnHWrsuflMTIVXVoLWrAGZviKh8Ruw45DNuUQz8nTDnSRJwlzgd3nhBiXhpm8ThnaMdml3hqPKtjwQlcvf4RegNdXLwZstZG1xV8RGOGtjgtzPellY3XQOgke0LQ0g7nAR1o3/s640/GSD-G2-susp_fork.jpg)
Repara também no detalhe das protecções. Roda a caixa da corrente, a saia para a roda, o protector do novo descanso Atlas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidZjm5iknirordyh0yGWjOQLw-2JPbpRhL740qa9641a2LebFZtsmI_XYMbOgqp1e8g2iUSiujjj3EriraxaSZWZVt8OtzVENcPctLhPuqWNalcb_WuI9IOVe5gzOxelPzvVug0RhyphenhyphenkY89/s400/GSD-G2-wheelguard.jpg)
E por falar em descanso Atlas, nestas novas GSD vem com um sistema automático para accionar! Incrível. Aquele detalhe que não sai da cabeça e que pode ser o suficiente para quereres vender a tua GSD e comprares a nova:)) Pode-se fazer o upgrade na antiga (e a um preço especial) mas sem o botão para accionar.
Há mais alguns detalhes mas vou escrever sobre o essencial.
Por exemplo: forqueta com suspensão!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRL9kF3UCCnHWrsuflMTIVXVoLWrAGZviKh8Ruw45DNuUQz8nTDnSRJwlzgd3nhBiXhpm8ThnaMdml3hqPKtjwQlcvf4RegNdXLwZstZG1xV8RGOGtjgtzPellY3XQOgke0LQ0g7nAR1o3/s640/GSD-G2-susp_fork.jpg)
A mesma forqueta que vem na HSD, uma Suntour Mobie A32, com um suporte adicional para o bloqueador de roda, que na HSD é na traseira. Não há muita oferta de boas suspensões para roda 20 no mercado, agradece ao lobby das rodas grandes, mas esta "faz o trabalho" e muito bem. Tem regulação e não é muito pesada, óptima para cidade ou mesmo cicloturismo.
É por outro lado a grande responsável pelo aumento de peso nelas. A versão base agora (S10) pesa 33kg! mais 5 do que a homóloga anterior. E é porque o quadro tem um pouco menos de peso com a nova geometria, senão era mais.
A nova oferta
A Tern resume assim a nova oferta GSD. 5 modelos diferentes e 7(!) cores para cada modelo. Excepto a R14 que apenas está disponível no cinza. Posso já adiantar que vi bastantes pessoas nas redes sociais com ataques de consumismo por causa da Dragon Fruit (rosa). de gajas a gajos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYBcYJstIfPTLu4xDDPdBkCh5_RMioDuefb2qSaeW2McDEHX6f9qtcij49c6H4kHC2BPZlHt_f1r3zB3sFgeruQsSwr50Vxm88NgFNqPUE2XXCbY_Ng3pSokEOIgpzu2g8GaYw_jOMDuH2/s1600/Sems+T%25C3%25ADtulo.jpg)
Como podes ver todas eles têm como standard o Cargo Line e a suspensão. Depois é uma combinação de componentes, como as luzes Ignis de 700 lumens e o espigão com suspensão Cane Creek que apenas estão nas versões LX e R14. Todas as versões têm o novo sistema de sinalização de paragem na luz traseira
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTpjZfIdvbK6tCRVqjUEXZejh48HoIPx8GAMJNvaK8DyfC4l8Eew5PKHw7TeTbzhXPyJ8Zq1sT88Y7guywlwyxH3egejWfNZgAjni0T683iGp9MER5luS7Jb-PV4VbigQkLQzZM4bknbeq/s320/GSD-G2-ignisheadlight.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj52-AzLcuF-mGrjZXVS8JraiuJUQ2ehXIurLj1_ihaAMq_xdBl3igWyESHllaXuVbiMG9Q7_EC6WvkKK4JCOZ3eEg4Vjp6Ca9pA06LPKYYDVzNgeChHEwuP7WlgwV-2C4XE6AUrfqTeJBW/s320/GSD-G2-brake_light.jpg)
O que nem todas têm é o Rohloff. Um cubo indestrutível de mudanças internas e feito à mão na Alemanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSRp_KFzyxlaRReL73w6tiLeq-IxUMYX1X9t72jB6VNLQO4lwjm7FP2Vq_wu1p5MXL-1MKTZp8FgypVIIiv7ugDF5RhJ0Y7VC3GCqW7sx18dMA7GklzOJqR2dG5FDGgaGEj2B0NOghXGq/s320/csm_rohloff_speedhub_schnittmodell_ohne-Grundplatte_6553848510.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoF3M69myS66wzO43AlqfAhSdvEhx-6-dXYsWkKusibWUHUnYUPxaZLLT8NX4_g2L0s8NqaqX-xxTLquByzEK5bLEPJIZmQG-cZxh060SBG1rPQlfPVqnJ_5uvfEb6xNYqgwbi85DHwPPW/s320/GSD-G2-rohloff.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSRp_KFzyxlaRReL73w6tiLeq-IxUMYX1X9t72jB6VNLQO4lwjm7FP2Vq_wu1p5MXL-1MKTZp8FgypVIIiv7ugDF5RhJ0Y7VC3GCqW7sx18dMA7GklzOJqR2dG5FDGgaGEj2B0NOghXGq/s320/csm_rohloff_speedhub_schnittmodell_ohne-Grundplatte_6553848510.png)
Ao contrário do Enviolo, o Rohloff é indexado, com 14 velocidades e um alcance sem competição: 520%!! Para além disso é o único capaz de aguentar torques até 120Nm, ideal para carregar à bruta cargo bikes. Outro detalhe é que é também mais eficiente do que o Enviolo. Epá mas o Enviolo agora é mau? Não, é provavelmente o suficiente para 99% das pessoas e sabe bem aquela suavidade sem indexação. As outras 1% pagam aprox 8.5k pela nova R14 para ter o melhor do melhor.
Correia
A R14 e S00 vêm com o sistema de correia Gates Carbon, lembrando que a anterior S00 não tinha. Uma correia que não suja a roupa, não salta, não se desgasta em pouco tempo, não faz barulho, não nada
Vão aparecer muitos novos acessórios, a Tern assumiu mesmo o compromisso de um verdadeiro ecossistema de acessórios úteis, bonitos e funcionais. Uma espécie de app store para a GSD (e outras bikes da marca)
E por falar nisso, vi a entrevista que o Josh (dono da Tern) deu ao Carlton Reid da Forbes, onde ele fala e com muita razão sobre a facilidade que existe quando decidimos ir de automóvel. Simplesmente pegas nas chaves e vais. Não andas à procura do cadeado, nem das luzes, nem do capacete, da bomba, nada. Chaves e pronto. Essa practicidade associada à falta de infraestrutura ciclável segura resulta numa preferência natural pelo automóvel e apenas aqueles que querem remar contra a maré, se aventuram na bicicleta. É isso que a industria da bicicleta e as várias entidades de cada país têm de mudar. O objectivo dele é criar veículos realmente práticos em que seja apenas preciso "pegar na chave"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0hQWzjHZiGIE0KSkrZVhFFyk6HvCbeuzh1f9q7H5nzULhDGLH2Gy4G0RbGW6lzq9fWyhjeBjKlTK-4LaXbAMQIxZLybR-5ftrXYjICivF6qgHk1d1AQz6jLNSpdDiaaE0pnawnKXpYHvI/s640/GSD-G2-cargoready.jpg)
Já se pode reservar os 3 modelos com entrega prevista para Novembro/Dezembro.
Mais info aqui - bklisboa.pt/Tern-ebikes
Comentários
Enviar um comentário