Dahon Europa 2021

Já me chegou às mãos o novo catálogo Dahon para o mercado Europeu. 

Na verdade grande parte das bicicletas do catalogo anterior mantiveram-se salvo algumas menores alterações e acréscimo de cores. Não há modelos novos como aconteceu na Dahon Japão
Mas há um claro empenho em ter alguma oferta de bicicletas realmente utilitárias, com tudo de origem tal como acontece com as eléctricas. Falo essencialmente dos guardalamas, bons pneus, suportes para carga e iluminação a dínamo de cubo. Podes ver isso na colecção Mariner, Ciao, Curve e Qix.

Vybe i3
A gama de entrada de que falei aqui neste ultimo post ganha mais duas cores sóbrias, azul e vermelho, juntando-se ao cinza no mesmo tom. As specs mantém-se, 3 mudanças internas, espigão telescópico etc



Vigor D9
A Vigor em 2021 fica mais leve, sem os guardalamas e suporte. Na verdade sempre foi uma gama performance, podia até vir com rodas 451. Neste caso é o convencional 406. O espigão dobra para fora e têm um avanço. Mantém as 9 velocidades Sram X5 e um preço muito em conta (aprox 900€)

Launch D8
É o 3º ano que anunciam a Launch e até agora nada. Vamos ver se é desta. A primeira Dahon deste tipo com discos e a nova dobradiça Jaws que também vem nas novas Mariner



Mariner JAWS
Mantêm as mesmas specs e cores. Especial destaque para esta belíssima D8 em prata que vou já receber. Colecção Mariner aqui - bklisboa.pt/dahon/dahon-mariner 



MU UNO
A gama MU tem estado ausente e não se percebe porquê :( É o quadro que mais familiar da Dahon. Desta vez, vem num formato single speed e com correia! Sim espectáculo correia, sem mudanças e ainda roda 451 (aprox 22"). O espigão é rígido e tem uma posição mais desportiva. Claramente uma Dahon performance. A dobradiça é a ViseGrip, um pouco menos complexa do que a VClamp habitual destes quadros, mas menos discreta.



Dahon Ciao i7
As novas Ciao aparecem em duas cores, vermelho e azul, 7 mudanças internas e bastante completa com luzes a dínamo de cubo, guardalamas, suporte traseiro e espigão de selim com bomba incorporada
 


Dahon Hemingway D9
Este quadro não é assim tão recente no universo Dahon, mas na Europa sim. É o chamado quadro K e o desenho confere-lhe uma rigidez de condução muito parecido a uma minivelo convencional, não fosse o espigão de guiador mais alto. Esse espigão não é telescópico o que também ajuda. Para além disso é a primeira Dahon com pivots para disco, para eventuais upgrades no futuro e forqueta tem a distância convencional para cubos de 100OLD em vez dos 74. E a dobradiça é a V-Clamp 

Curl

A Curl é a bicicleta de roda 349 (aprox 18") mais compacta do mercado, com apenas 54 x 27 x 58 cm não é uma Brompton killer apesar de ter o mesmo tamanho dobrado (menos 2cm de altura), é apenas uma Dahon que dobra também em 3 partes com um quadro mais performance e com capacidade para 130kg. A transmissão é sempre da Shimano e disponível com 4, 7 ou 8 velocidades. Podes ver mais sobre ela aqui: bklisboa.pt/dahon-curl


K3
Inicialmente reservada ao mercado japonês, a K3 aparece novamente em 2021, na Europa com as mesmas specs e cores. Nada mudou. A K3 pesa apenas 8kg e apesar da roda 14" tem um sistema proprietário da Dahon com 3 mudanças em que a cassete menor tem 9 dentes. Como o prato do pedaleiro é grande, isto anda e bem!  - bklisboa.pt/Dahon-k3




Curve i3u
A Curve sempre foi a minha Dahon preferida. É uma mini Mu suficientemente pequena para não haver chatices em espaços realmente pequenos, mas mantendo a simplicidade e rapidez do sistema de dobragem ao meio. A Curve deste ano não é leve, decidiram equipa-la com tudo o que é essencial incluindo luzes a dínamo de cubo o que para mim é uma vantagem. Pela primeira vez a dobradiça do quadro é a ViseGrip e não a V-Clamp que é tecnicamente mais complexa mas mais discreta.
Disponível em azul escuro.




QIX D8u
A Dahon de dobragem vertical desta vez mais completa. Com iluminação completa a dínamo de cubo, pneus antifuro, g.lamas, o característico suporte com rodinha para empurrar e uma slot frontal para cargas que só vais conseguir usar se afastares o farolim com um suporte maior. Falha na concepção, mas que eu facilmente posso corrigir se me pedires. Manteve as 8v Sram X5.



Espresso D24 Disc
Agora o monstro. A off-road Dahon preparada para partir a sério fora da estrada. Com um tubo superior que sustenta as tensões provocadas na dobradiça, assim como a suspensão. Com uns pneus decentes é uma boa alternativa para touring se for mais fora da estrada. Há duas versões, uma com discos mecânicos e outra com hidráulicos e melhor transmissão.

Briza D8
Agora a bela, embora com roda 24 que continua a ser demasiado largo para um taxi, mas suficiente para o automóvel ou elevador. Já havia o preto em baixo agora há vermelho-bordô. 
  


E é isto. Há ainda duas que se mantiveram no catálogo, a Boardwalk em aço e 3 mudanças internas e a EEZZ com o mesmo sistema de 3v da K3, mas dobragem vertical e roda 16 (não é tão rápida a pesar da roda ser maior) 
A página bklisboa.pt/Dahon vai sendo actualizada conforme a disponibilidade.


Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários