BBF Boston x Bosch Active Plus

É um facto de que o mercado das compactas é dominado pelas mainstream que costumas ver aqui no blog, eu tento fugir um pouco, mas é tanto material que aparece pela frente que só não aparece ainda mais por falta de tempo. Desta vez dedico o meu tempo a esta preciosidade que chega da Alemanha. 
A BBF Boston

A BBF pode ser uma marca desconhecida, mas é um dos dos distribuidores mais importantes na Europa. É fácil perceber isso, basta ir ao site bbf-bike.de. A minha relação com eles já tem alguns anos precisamente por serem os "cabecilhas" da Dahon na Europa. São eles que encomendam (e desenham) grande parte das Dahon disponíveis na Europa. E depois têm um catálogo invejável de marcas como a Checker Pig, Columbus, Viva, etc. Mas também produzem por conta própria.
E no meio do emaranhado de ebikes Bosch (tudo gigante mesmo à Alemão) encontrei esta menina de roda 20", pneus Schwalbe Big Apple 20x2.15,  com um tamanho idêntico à Tern Vektron mas sem dobra, o que pode ser uma vantagem porque apesar da excelente performance e robustez da Vektron, um quadro integral é um quadro integral. A Boston é uma e-minivelo equipada só com coisas boas e com um custo relativamente baixo. 
A Boston tem o melhor motor da gama Active, o Plus com mais torque. 
A bateria é a de 400Wh que podes tirar para carregar ou carregar na própria ebike

O Purion é o computador de bordo mais simples da Bosch e também o que mais gosto precisamente por isso. Na verdade não sou muito de gadgets, acho que fiquei preso nos anos 90/2000, adoro k7, cd's, telemóveis com teclado e o Purion é o nokia 3310 dos computadores de bordo. Simples e (quase) indestrutível. 
Uma bela pedaleira FSA com protecção no prato. Podes comprar por 2€ um tubo flexível para cobrir totalmente a corrente

7 mudanças internas, sem grande manutenção, fácil de limpar, não desafina a corrente não salta, suja menos e pode-se trocar quando se está parado (ex no trânsito). Podes querer mudar o carreto para menos dentição para não esgotar logo nas descidas.
O manípulo é rotativo o que é excelente porque se pode passar de um extremo ao outro rapidamente.
Travões hdráulicos da Shimano, sempre mais económicos do que os da Magura e que fazem bem o trabalho. Nas ebikes há um desgaste maior de calços e discos. 

Um selim excelente da Selle Royal em gel e um espigão de selim com medida semelhante às bicicletas de btt. Podes trocar por um com suspensão.

A Boston não tem um espigão dobrável mas têm um avanço Ergotec regulável em altura e comprimento. Qualquer pessoa entre 1m40 e 1m95 pode conduzir esta bicicleta.
Caixa de direcção FSA e pormenor delicioso dos mini anéis espaçadores 

Sobre a iluminação que como sempre é integrada e accionada pressionando o botão + durante uns segundos, é da Axa suficiente para a maioria das situações. Se andares por sítios realmente muito escuros podes querer um upgrade, o que não falta agora são opções para motores Bosch

Uns belos guardalamas da SKS, sim senhor. 

Um descanso muito bom que faz o trabalho, mas que podes querer substituir por um duplo se começares a levar cargas pesadas (ex criança)

Equipamento
Podes ter uma grande ebike, mas onde a maioria das marcas falha é na oferta de acessórios que são essenciais para a boa experiência. É como ter um smartphone sem apps 
É aqui que as marcas como a Tern ganham a sério. Mesmo que não vendessem bicicletas, toda a sua colecção de acessórios e add-ons relativamente universais para bicicletas compactas já tornam a experiência realmente interessante. Neste caso era indiscutível a instalação do Tern Cargo Rack

Fica mesmo bem o raio do rack. Este suporte tem rails independentes para sacos (ex Ortlieb), cadeiras de criança Yepp ou Bobike e cestos Klickfix para suportes traseiros, em particular o Market basket da Tern

Não se pode deixar de observar alguma inclinação dele. As hastes de origem (à frente) estão no limite, teriam de ser trocadas, mas estética à parte esta pequena inclinação rende mais uns cm de distância ao calcanhar que é um dos principais problemas de levar cargas atrás nas mini (numa roda grande vai ao alto, com menos estabilidade mas com mais margem para não bater com os pés. Neste caso podes colocar o que quiseres atrás que tens espaço de sobra.  


Podes ainda acrescentar o Klickfix no guiador para um Kanga rack universal ou outro acessório Klickfix e o Spartan Rack para sacos laterais na forqueta especialmente útil para cicloturismo.

A Boston é provavelmente a melhor opção para quem não quer um monstro em casa, mas também não quer gastar meio ano de ordenados mínimos numa dobrável Bosch como a Vektron. No elevador não terás qualquer dificuldade. Nem num TP como o comboio ou metro.

Em estrada comporta-se como uma bicicleta de roda grande com a vantagem da maior aceleração, manobrabilidade e estabilidade no transporte de cargas pela baixa gravidade delas. 

Ainda sobre a logística pode ser um problema ao colocares no carro por causa do guiador alto. O Fernando que veio cá levantá-la teve esse problema, mas lá está se não vai ser essa utilização que lhe vais dar, quando for preciso baixas os bancos completamente. Também é possível tirar a roda da frente, é fácil mas não para todos os dias. Para uma utilização diária em combinação com o carro ou autocarro, tem de ser dobrável como a Dahon Curl com Pendix ou a Vektron com Bosch.


Obrigado Fernando pela confiança e votos de boas pedaladas :)

Podes ver mais sobre a Boston e encomendar aqui:

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