A Strida enquanto marca está longe de ser novidade por estas bandas. E já passou por muitos estágios desde a sua criação em 85 por Mark Sanders. A nova Strida nada tem a ver com a antiga e esta que chegou tem roda 18"
A roda 18 é a versão "performance" da Strida. Pneus mais finos, diâmetro interno maior. Lembra a mesma relação entre a roda 20 - 406 e a 451. Neste caso é 16 (305) vs 18 (355)
Este tamanho apesar de pouco comum é o usado pela alemã Birdy e pelas japonesas Iruka e Tyrell IVE. A Brompton e Dahon Curl usam um 16 mas com 349mm de diâmetro interno, ou seja é idêntico a esta.
32-355, significa que tem 32mm de largura e 355mm de diâmetro interno. O pneu de origem é um INNOVA com logo da Strida, antifuro e com pressão de 85psi. Como alternativas há o Schwalbe Kojak e o Marathon 18x1.35 que já foi descontinuado, mas que ainda se encontra por aí.
Detalhe interessante do indicador de desgaste no meio. Quando começares a ver amarelo no meio já sabes.
Para pneus mais largos convém ser roda 16. O problema é que o custo/benefício da SX é bem melhor. Com a versão SX e por mais 150€ ganhas:
- 1 par de rodas com raios e 18" de diâmetro (as rodas da LT não permitem pneus de melhor qualidade como os Marathon ou Big Apple) - 250€
- 1 par de pneus antifuro e de grande pressão - 70€
- suporte traseiro de alumínio em vez de plástico - 40€
- Apertos rápidos no selim que é um sistema em si pouco rápido para ajustar, mais ainda se for aperto fixo. S/N
- Descanso - 35€
- Pedais dobráveis de alumínio Wellgo - 45€
- terminal de guardalamas - 12€
450€! E não estou a incluir mão de obra de montagem.
Por outras palavras a versão LT é boa para quem não é muito exigente na estrada e quem não quer fazer rigorosamente upgrades. Eventualmente o descanso que é sempre útil
Adiante
Este cubo é uma das peças fundamentais para o sistema funcionar. é aqui onde encaixa o cubo da roda da frente e o eixo não obriga um tubo de cada lado como nos quadros convencionais.
Os tais apertos rápidos que falava. Um exclusivo da SX
Lembrando que a Strida funciona com correia em vez de corrente. Um sistema que não suja, não faz barulho, não chateia, não nada. E ainda dura uma vida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3s9tGMkXbeP9SCMGINEpzJlNATuJTdOdZdGpcpBy2uVNmUpIMhXz-hiTjcZMNKdUihPzDNtTN4AxZnEIO5tZIHRH4T6hh-Y1s7ugiNR8-tAYzTtsjSO7LEXmMSMzrWBCl1qchktZA7GNC/w640-h428/DSC_0922.JPG)
Um dos aspectos técnicos que a destingem da concorrência. Travões de disco. É certo que agora começam a aparecer nas dobráveis, mas na Strida tem sido assim desde que foi para Tawain. E estes funcionam muito bem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVwhToFyT6adBCkrDmmRT4yW36X9LVqXWJjfTJqWnlUEJLZSndX4Fi0ZLgNCPlb_5_JSCIyg4Iz6ju_HNlC9fAdn8SjSkjKwRddzw7mbbR7DPk2ywPyDdaxzELNbu7HOXVyZvc3UK3qfRR/w640-h428/DSC_0916.JPG)
a passagem de cabos por dentro do quadro protegida aqui com uma mola
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5osPS5kehFR75Y5ptkdsaSl7oHsUMBOtu1qdzYUu53EU-t8BGD2F4ytNWF7IQUgHdWMHcJ20Jg_WUq1gvpjQGTDksOWC9iz5HYIrmDpreLxjGe6oTtQREY31r9T_nrgK84CvnY6R_8O1X/w640-h428/DSC_0937.JPG)
O guiador apesar de ser separado, não tem qualquer oscilação. O sistema é muito robusto e prático. Não se fica com aquela preguiça típica do "não vale a pena a chatice de dobrar o guiador". Nada, é simples, rápido e vale a pena fazer sempre, porque a grande vantagem da Strida quando dobrada é a dimensão em largura.
A Strida é uma bicicleta com muita presença. Ninguém fica indiferente. Podes ter uma bicicleta de alta gama nas mãos, se passar alguém com uma Strida rouba-te a atenção. Não é que isso seja bom, não gosto nada de dar nas vistas (e só tinha a ganhar com isso)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUQIbFaTzF54CRQP3sxiz6LUIzuQlaDnaPuR9y8kVLbFm3aFILRfl2Z5JBUVHZpzxu-WSBwr9x9slaG4amYtTHvazIBvM_-yeI28J6kWYvirJh9Rj0mhzYP1l6QURMCZfWT3luLM_pnlS5/w640-h428/DSC_0915.JPG)
O suporte de origem das versões SX e EVO é de alumínio. Suporta 10kg. Ao contrário do de plástico de 5kg da LT.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLJkGeOESI7RRiWZrAKmq-sfXIEfC4e2VcXqXM5Od2sVyAerU4ePEaqw8JEfI8dqQJFuC9s0vPG1GmLXyldksrmG9NaCcJOmi0vChxCYcU61zgg5v7B5USNa9dDv-fKFSd7ap1tY1sain-/w640-h428/DSC_0913.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAfvUFH38iBKpPxH7DAfjWwon6_bHkJhOL-Gh4dRi8lhTL5oN6sbCzMyylQzTwgExQs21fG8nHYLMcAWqZDVgC3fb-wxjH4TCFX3B_pnP82aHsC0d2L6BXgaytfJn77po22KoCcwEt5rNv/s320/DSC_0918.JPG)
Este perne sustenta toda a tensão do quadro. Carregas no botão em cima e libertas o tubo para poder dobrar
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz9fFq8LmP_uPrxyfIDte2x0cyuktdbuCUJF_Pxq-lwE5WCghnMs78E9F8Nc7MQIPzsOcC05mEDoIsEPKAC9Sx4219dlHtQJU3DNhk8AJiEWbujTZU2-DYVpGurwBwMzczQWiGHz3n_nld/s320/DSC_0944.JPG)
Outra particularidade das Stridas, um pequeno cordel em cada ponta do guiador que permite apertar a manete e por conseguinte travar as rodas para não deslizar e cair quando estiver dobrada e ao alto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsiqbRA-ng-uOaMib8yDtJljRoKCDbz3WBOZwTHcKo6h-OLUamCUq871i1oCnIxTg60a5Uf-3tDPDzgaWwj9BzDtXATAAD0bQmumy-fC5eL7ZxpRpYyZyOpioWXeiaKhs9wokjcdOZ16zx/w640-h428/DSC_0941.JPG)
Dobrada os tubos apenas ficam pressionados entre eles por intermédio desta borracha. O sistema funciona impecavelmente, não é evasivo, não estraga a pintura. Eventualmente terás de trocar a borracha ao fim de uns anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIU2jNLzEbCB4JU1nEAgSTNjrFAWjBFp3fW_RPDN0ezZnHavSE8M-58effxxTHCJF16pXbu0Q9E9eyStoXpjTtJ39wtF5Pjk3yalENh1mF7zhca3rovV1QWdAVZ9Ea8lsEBKdtl7dM7Czw/w640-h428/DSC_0940.JPG)
Gostaria que a LT viesse com este suporte por mais uns trocos. Aumenta significativamente a estabilidade e é muito mais útil para cargas.
O guiador apesar de ser separado, não tem qualquer oscilação. O sistema é muito robusto e prático. Não se fica com aquela preguiça típica do "não vale a pena a chatice de dobrar o guiador". Nada, é simples, rápido e vale a pena fazer sempre, porque a grande vantagem da Strida quando dobrada é a dimensão em largura.
A Strida é bicicleta para curtas deslocações, independentemente se é a de 16 ou 18. Para mim teria de ser sempre a 18, a LT tem alguns compromissos, como a pouca velocidade e ter de trocar de rodas se quiser melhores pneus. Depois há a EVO que tem um cubo de 3v da Sturmey Archer que permite mais velocidade e também melhores subidas.
A Strida pode funcionar bem como única bicicleta, mas no meu caso que preciso de transportar uma criança regularmente vejo-a como N+1. O que quero dizer é que as nossas necessidades vão mudando, não digo que seja impossível ter uma única bicicleta a vida inteira, mas é isso é altamente improvável. A Strida é uma bicicleta individual, praticamente sem manutenção e que permite levar algumas compras ou a pasta do trabalho e permite uma experiência brutal se combinada com TP ou automóvel. É também uma boa bicicleta para entrar em sítios (comércio, serviços, torniquetes do metro...) a experiência é semelhante à de empurrar um carinho de bebé.
Podes ver a colecção completa aqui: bklisboa.pt/strida
Comentários
Enviar um comentário