Vello Rocky

Em Janeiro escrevi aqui sobre a Vello, uma minivelo dobrável austríaca, premiada com um reddot award e que dá nas vistas não só pela estética como pelo dobragem inteligente 
Entretanto lá os contactei e formalizei a parceria de importação e representação. Apesar dos largos tempos de espera para se conseguir uma (devido ao boom da procura) tive a sorte de me enviarem uma Rocky para demonstração, até porque eles sabem que não se fazem omeletes sem ovos e a Vello não é propriamente uma bicicleta conhecida, pelo menos por aqui.

Portanto temos bicicleta para experimentar, temos tabela de preços e prazos de entrega, óptimo começo.

Vello Rocky
A Vello é fornecida numa caixa pequena (do mesmo tamanho das caixas das bicicletas de roda 16") com o pormenor engraçado do desenho de uma televisão. Sim porque nem imaginas as dores de cabeça que as transportadoras dão ao pessoal. Acho que há um preconceito generalizado de que se é uma bicicleta é "à vontade" no transporte custe ela 500 ou 5mil. Portanto a imagem da tv faz todo o sentido :))

Ela vem devidamente protegida e quase pronta a andar. Basta desembalar tudo, confirmar se está tudo bem alguns ajustes muito importantes e pneus na pressão certa. 
O tamanho da Vello dobrada é 57 x 79 x 29. 
Comparativamente o da BYB, a Tern mais compacta de roda 20" é 52 x 81 x 35 cm, com duas separações no quadro e mais peso sem travões hidráulicos e sem a transmissão 10v Deore XT. Por outro lado, o suporte traseiro da BYB permite transportar mais facilmente porque tem rodinhas e fica ao nível da cintura (a mesma experiência que se tem com a Strida dobrada) 
A Vello não é uma bicicleta dobrável. É uma bicicleta convencional de quadro diamante que dobra de uma forma inteligente sem comprometer partes importantes como o quadro e sem tornar complexo futuras manutenções. Nesta bicicleta há apenas 3 partes vitais  mais proprietárias, ou seja que dependem do fornecimento da marca. O encaixe magnético traseiro, que também tem uma suspensão emborrachada, o parafuso que fica junto ao pedaleiro sobre o qual roda a parte traseira do quadro e a forqueta frontal que se dobra. Sendo que em último caso pode ser usada uma forqueta convencional, (a das primeiras Vello não dobravam)
há ainda o espigão de guiador que em vez de dobrar como em todas as dobráveis, desce para dentro da coluna de direcção. Um sistema da alemã Ergotec, optimizado para a Vello. Este detalhe contribui muito para uma experiência idêntica à que se tem com uma bicicleta não dobrável (ex minivelos ou rodas grandes) 

O guiador dela é separável, tal como acontece na Strida. Na Vello Urbano mais modesta é um guiador convencional
 
A medade do guiador fica alguns cm para dentro deste tubo principal que tem o diâmetro 31.8. Os apertos vermelhos são idênticos aos do espigão de selim.

Um avanço 1 1/8 convencional muito bonito que pode ser trocado por um Ergotec com maior comprimento e inclinação. Eu tenho 1m76 e como gosto de uma posição mais desportiva para levantar o corpo prefiro manter o padrão. Mas absolutamente recomendável para pessoas acima desta altura ou que queiram uma postura realmente direita. 

 
Este espigão também tem um encaixe para uma pequena luz frontal (tal como a traseira). Inteligente e provavelmente vou querer instalar. Mas não abdico de iluminação mais eficaz e carregável por usb como a da japonesa CatEye

Mas voltando ao quadro a Vello tem dois disponíveis, um em aço cromoly 4130 que é este das fotos, em antracite (ou branco no caso da Urbano) e um em titânio, cor prata que pesa menos 1kg. Obviamente que é uma questão de orçamento, se estiveres à vontade go for it :)) Ambos os quadros têm excelentes acabamentos, soldadura, pintura e detalhes como a belo logo Vello na testa do quadro.
O quadro rígido sem separações no meio tem a parte traseira móvel que permite trazer a roda para a frente. A ligação faz-se por este sistema magnético extremamente forte. 
É tão forte que as instruções de dobragem exigem que ponhas o pé na escora e puxes a parte da frente para "descolar"

 
A parte preta é uma borracha dura que amortece, suficiente num contexto urbano. 

 
o quadro tem furações para grade de bidão

 
Outra funcionalidade que eu já não dispenso é a slot para cargas à frente sem interferir na direcção. Esta slot é feita para adaptadores Klickfix, a Vello tem o seu próprio adaptador Klickfix e há também adaptadores Brompton. Há milhentos acessórios para esta slot com capacidades de carga que pode ir até aos 10kg. Há até fabricantes que personalizam malas como é o caso da Valeria's Barcelona.Vou escrever sobre acessórios Vello que recebi, num futuro post. 

Voltando à forqueta, também em cromoly, a surpresa é mesmo a pequena dobradiça que faz com que a roda vá para trás, tornando o pacote final realmente compacto
 
Sobre o desenho e o sistema em si, nota-se uma clara semelhança ao sistema de dobragem de forquetas usado pela japonesa Tyrell
  
Tem um robusto veio de segurança que permite bloquear a forqueta mesmo que o aperto esteja aberto.
A forqueta permite rodas 20" 406 e 451. Haverá algum limite na largura dos pneus, não consegui encontrar informação sobre isso. A Rocky de origem vem com uns Marathon 20x1.50, creio que há margem para 20x1.75 mas fico em dúvida nuns Big Apple 20x2.00. *Confirmado 20x2.00 cabe com guardalamas.


Sobre as rodas são de aro duplo, raios de inox, cubos, bombitos e discos Shimano. 
Mais do que uma moda, os discos fazem todo o sentido nas bicicletas, não só permitem melhor travagem como aumentam significativamente a durabilidade dos aros. E as bicicletas dobráveis estão finalmente a conhecer esta tecnologia antiga, fruto da massificação e custo mais reduzido de produção.
Repara também naquela peça redonda prata no quadro, é ali onde encaixa o íman que está na forqueta e permite manter as duas partes juntas. 
O gancho preto serve para agarrar o quadro impedindo que o magnético se solte. Uma nota aqui, como sou um pouco piegas com a aparência do quadro, sentia-me mais confortável se em vez de plástico fosse emborrachado. Mesmo o plástico acaba por marcar um pouco a zona.

Transmissão

 
A Rocky vem com um Shimano Deore XT de 10v (11-32T) e um belíssimo crankset prata de 54 dentes com dupla protecção. Permite um desempenho com pouca concorrência em bicicletas idênticas e os 32 dentes da primeira são suficientes para subidas grandes. 

Outros detalhes
 
Os pedais dobráveis são anti aderentes, o selim da Selle Royal bonito e super confortável tal como os punhos ergonómicos e o descanso (que é um extra) leve e suficiente. Falta testá-lo com peso habitual: carga à frente e uma cadeira de criança suspensa atrás
 
O espigão de selim serve pessoas até 1m85 e está disponível um maior, assim como o avanço de guiador que falei no início. O peso máximo recomendado é sempre 125kg

A Vello tem outras configurações disponíveis, nomeadamente o sistema de mudanças internas Alfine 11 + correia ou a versão eléctrica com Zehus + mudanças internas no pedaleiro Schlumpf. Os pesos variam entre os 9.9kg da Speedster roda 451, aos 14/15kg das versões eléctricas. Esta Rocky em cromoly tem 11.9kg ou 10.9 na versão titânio.
 
Valeire Wolff e Valentin Vodev  


A Vello está decididamente na lista de opções para as minhas voltas, principalmente agora que suspendi durante algum tempo o transporte público, nomeadamente o comboio que mais usava (escrevo isto com uma grande tristeza, saudades do meu commute diário e dos meus comboios) e tenho optado mais por opções eléctricas ou bicicletas dobráveis que privilegiam mais a performance do que a dobragem.

Não fiz um teste duro com ela porque isso demora semanas. Nas voltinhas por aqui tem um comportamento idêntico a uma Veli, mas com maior amplitude nas mudanças claro. A maior distância entre eixos melhora as curvas em alta velocidade. A geometria dela permite um melhor controlo na direcção, mesmo numa posição mais desportiva com o guiador baixo. Ainda não consegui formar uma opinião sobre a suspensão traseira e o guiador separável por muito bem apertado que esteja sente-se sempre uma ligeira oscilação. Nada que interfira na direcção, mas passava bem sem ele. A qualquer altura pode-se trocar por um guiador 31.8
 
 
A Vello tem uma dobragem inteligente e que cabe em todo o lado.

Mais à frente vou falar sobre os acessórios Vello, nomeadamente guardalamas, suportes de carga e saco de transporte.

Podes encomendar uma Vello bike aqui: bklisboa.pt/Vello-bike

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