Dahon Mu SP9

Desta vez uma montagem de raiz com um quadro Mu especial que o fornecedor gentilmente me cedeu.
O quadro não pertence a nenhuma série comercial. A própria referência MU não é acompanhada de nenhuma letra e numeração características que indicam sempre a gama e o numero de velocidades 
o drop como sempre é fixo para mudanças de cassete (se quiser internas necessita de tensor) 

O quadro Mu é de alumínio "Dalloy", 20% mais forte que o 6061. Um alumínio patenteado pela Dahon (daí o D) com acabamentos premium, passagem interna de cabos, slot de cargas para o valet truss da Dahon ou Klickfix


A dobradiça da série MU é a V-Clamp, uma das melhores e mais robustas, com design mais elegante e com uma ausência de contacto entre as duas partes do quadro na ordem dos 70%, evitando assim vibrações grandes especialmente em asfalto de pouca qualidade. Esta é uma das qualidades de uma boa dobrável. 
Antes de encomendar uma forqueta (o quadro apenas veio com a dobradiça montada e o aperto de espigão) tive de pensar no que queria montar. Como a ideia era aproveitar umas rodas 451 novas que aqui tinha, pedi uma forqueta Slipstream com tripla parede e sem pivots para vbrake, para usar travão de estrada (ferradura) Esta forqueta era original da Dahon MU single speed. 

Como a ideia era construir uma MU performance optei por rodas 451 da Weinmann e pneus Schwalbe Durano e uma cassete Deore de 9v (11-32)
Uma pedaleira de 53 dentes e protecção de alumínio. 
Pedais dobráveis de alumínio e anti derrapantes da Wellgo. 
A caixa de direcção foi a original. Como alternativa há as da LitePro em alumínio. Mas quis manter esta Dahon com o máximo de peças originais Dahon (não é fácil acredita!!). O espigão dobrável do guiador é o original da MU UNO. Não tem regulação o que é óptimo para reduzir vibração uma bicicleta performance
Como só conseguia desviadores Deore de caixa longa, optei por um Sora de caixa média, com corrente e cassete Deore. Não esquecer que nas mini bikes estamos sempre limitados no tamanho dos desviadores por causa da distância ao chão. 
 
Manípulo de 9v Deore e umas manetes originais Dahon, de dois dedos.


os travões ferradura pivot duplo da Csepel. Os pivot vbrake protegidos com capas. podem sempre ser usados no futuro para suportes pequenos de bagagem.  A slot de cargas a frente levou uma chapa bonita da Dahon em vez das 3 borrachas habituais.
O espigão de guiador levou também a chapa Dahon - USA 1982
Troquei o aperto rápido original por este largo e ergonómico, mais fácil de usar. Os punhos da Clarks também são ergonómicos, emborrachados e com parafuso de aperto. O guiador também é Dahon, ergonómico.
 

Para uma bicicleta performance, peso é tudo, a Kore tem espigões e selins para o efeito. Também tenho adaptadores para o carril convencional se alguém quiser trocar o selim. 
Um melhor aperto de espigão da Dahon, com acabamento cónico e aperto ergonómico
Um pequeno carimbo que não podia faltar :) 
teve também direito a um descanso que normalmente quem quer uma bicicleta performance pede para tirar, mas ajuda aqui na logística. 
Ainda sobre as rodas, os pneus Durano têm uma largura de 28mm e as câmaras são as Schwalbe SV7A - 451 com válula presta 
 
Existe margem para guardalamas performance, como estes

e terminada. 
Apesar de ser uma bicicleta performance o guiador ficou mais alto por causa do tamanho do espigão e o facto de se ter escolhido rodas 451. Por outro lado esta apta para qualquer pessoa até 1m95, óptima para andar pelo meio do trânsito ou longas distâncias em asfalto
Podes vê-la novo espaço Dahon onde a deixei. Armazéns Airaf - Av. Rio de Janeiro 29b (junto aos bombeiros de Alvalade)

conhece a colecção Dahon aqui: bklisboa.pt/Dahon 

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