Tern Hsd S8i e o novo conceito midtail

Se pensas que a vida é injusta para ti imagina eu que a passo a desembrulhar presentes destes para os outros :)) a propósito espero que o Natal te tenha corrido bem, apesar das circunstâncias. Para o ano vai ser melhor. 
A HSD que eu já tinha falado aqui é uma mini máquina espectacular da Tern, com motor Bosch Active Line Plus, 8 mudanças internas e sistema de correia Gates Carbon.
 

Das 3 versões da HSD é provavelmente a minha preferida e tendo em conta a oferta HSD/GSD é a quem tem o melhor equilíbrio de custo/benefício/funcionalidade. Recordando que suporta 170kg, apenas menos 30 do que a GSD e com um peso de 26kg já a contar com a suspensão da frente que é sempre pesada. É também a mais compacta, quando semi-dobrada mede cerca de 150cm!

Desta vez o objectivo é transportar uma criança já grandita, por isso e pela primeira vez nesta HSD instalou-se uma cadeira Guppy Junior da portuguesa Polisport. 
Esta cadeira precisa de um suporte traseiro que aguente mais de 25kg, não é fácil de encontrar sem ser em bicicletas já preparadas para transportar carga. A Polisport deve vender muito disto para fora, (pasteleiras holandesas)
uma pequena roda com bloqueio é o suficiente para fixar a cadeira, não sendo preciso ferramentas.
Entretanto já há um guia oficial para transporte de passageiros na HSD (link no final)
A HSD vem com um suporte que aguenta 60kg (sim os 170 são 60 + 110 do condutor e os 110 do condutor pode ser distribuídos com o peso em suportes da frente)
A frente tem a slot para acessórios "CMT" que aguentam até 20kg. Uma boa alternativa aos sacos atrás especialmente ao transportar 1 adulto ou criança grande. 
A cadeira vem com apoios para pés dobráveis, mas como vão ser instalados sacos, os ideais eram estes desenhados exclusivamente para a HSD. São muito resistentes, permitem apoiar o pé para subir. 
outra novidade é o Dual Stand, o descanso duplo que é um extra indispensável para transporte de crianças que raramente ficam quietas e por isso é pouco estável apenas com o descanso lateral (embora seja muito resistente, muito mesmo)
O descanso é instalado para ficar no meio da correia e assim não interfere com esta. 

Cargo Hold 37
 
Outro essencial que serve para transportar até 37 litros dos que te apetecer. 
  
o interior é gigante, estende-se ao alto, tem compartimentos para pequenas coisas e é altamente impermeável. O fecho é magnético, bonito e  de muito boa qualidade. Assim como todos os outros detalhes, como as correias, zonas reflectivas, logo da marca. 
Há sempre a questão dos pés do passageiro, mas na prática esse erro passa um pouco ao lado. Com aquilo cheio os pés podem muito bem ir dentro ou em alternativa usares um suporte à frente e apenas usares os sacos quando não dás boleias. Agora que são absolutamente essenciais para a experiência HSD, são. 

Sobre a HSD S8i
Já muito se falou sobre ela, mas destaco o essencial
Motor Bosch Active Line Plus com torque suficiente para transportar um adulto à pendura 
Bateria de 400wh que vem de origem em quase todas
Espigão dobrável Physis 3d, um espigão que não treme rigorosamente nada, tão sólido que não parece ser dobrável. 
O Andros complementa o Physis e serve para regular altura e distância do guiador. Punhos ergonómicos
Suspensão especial feita para a HSD. Guardalamas SKS super resistentes e largos.
Rodas com aros atlas super resistentes, raios de inox, cubo Novatec (frente) e pneus Schwalbe Big Ben antifuro e efeito suspensão, com melhor aderência que os Big Apple
 
Mudanças internas, 8 da Shimano. E o sistema de correia da Gates Carbon  que não só é limpo como é silencioso e não se desgasta como a corrente. 
Potentes travões Magura MT-4

´
Bloqueador de roda traseiro Abus com a mesma chave da bateria
Um selim à altura, largo, óptimo para uma postura direita. 

A HSD é uma mini cargo, inserida ali entre o convencional e o longtail (GSD, Yuba, Xtracycle...) e já há um nome para isto: midtail. óbvio:)) Porque se chegou à conclusão de que as bicicletas não precisam de uma cauda assim tão comprida, uns cm a mais é suficiente para a maioria. É suficiente para mim e facilita-me em escadas e elevador. 

Vê mais sobre elas aqui: bklisboa.pt/ebikes
E consulta o novo guia para transporte de passageiros na HSD - bklisboa.pt/produto/transportar-passageiros-na-hsd


Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários