Dahon Launch D8


Finalmente chegou-me às mãos a Launch D8 anunciada há quase 3 anos.
Este é o primeiro post de 2021, um ano que se espera bem melhor (vá não há-de ser muito difícil) 
Um feliz 2021 para ti e para os teus 😀
A Launch D8 seria supostamente a primeira Dahon com a nova dobradiça JAWS, mas foi a Mariner. Embora seja apenas uma questão de branding porque a Launch e Mariner têm o mesmo quadro, apenas diferem no tipo de travão, sendo a Launch a disco e Mariner vbrake 
A nova dobradiça JAWS é da família do LockJaw encontrado nas Dahon Dash e Cadenza e consiste em vários dentes que encaixam entre si. 

 
O aperto fica agora por baixo do quadro

São 3 níveis com duas linhas de dentes em cada lado que encaixam entre si. Repara que a força aplicada no quadro é de cima para baixo e este tipo de dobragem confere-lhe uma robustez ainda maior para além de ser tecnicamente mais simples do que a V-Clamp que acompanha a maioria dos quadros curvos e alguns direitos como a Hemingway. Por outro lado parece haver um maior contacto entre partes o que teoricamente produzirá um pouco mais de vibração, que pode ser compensado com melhores pneus. Na pratica não senti nenhuma diferença.
Visualmente é também mais apelativo porque a divisão fica menos percetível. 
Outra nova tecnologia é o cabo de aço Deltec que une as duas partes do quadro para reduzir as tensões na dobradiça. Este cabo é flexivel e está discretamente misturado com os habituais cabos de mudanças/travão, os 3 enrolados com uma espiral larga. Este cabo ao contrário do que possas pensar não serve para emendar potenciais falhas, mas sim para reforçar, garantir mais versatilidade e durabilidade do material. 
Visualmente fica ainda mais discreto do que ter os cabos todos separados a passar colados ao quadro. 
A Launch também trás a slot frontal para cargas sem interferir na direcção. Aqueles 3 pontinhos que vês na imagem e que serve para o adaptador Dahon Valet Truss ou o universal Klickfix
Quase todas as Dahon tem (excepto Curl, EEZZ e K3) 

Este cabo tem um afinador no final que convêm ir vendo. É apenas para esticar o cabo, simples. 
Outro destaque na Lauch, que é no fundo a maior diferença, o selling point: discos. Mecânicos é certo, mas não esquecer que esta Launch custa menos de 900€. E são Tektro, funcionam bem e são sempre preferenciais para viagens grandes. São também compatíveis com manetes STI se quiseres aplicar um guiador dropbar ou bullhorn e como apenas tem 8 velocidades, sairia uma customização económica
E por falar em costumizações, tal como a Hemingway, a Launch vem com uma forqueta com 100mm OLD que é a largura interna mais usual nas bicicletas (ao contrário dos 74mm habituais nas Dahon)
 
A Launch está equipada com uma transmissão de entrada/média Altus de 8v. Podes aumentar para 9 ou aumentar a amplitude da cassete para por ex 11-36
Na frente tens um pedaleiro com 53 dentes e protecção. E ainda um aparador do outro lado. Com estas duas peças a corrente nunca corre o risco de saltar.
Os pneus são bons, uns Road Cruiser, suficiente para deslocações urbanas. Alguma protecção antifuro. Os Aros de parede dupla com acabamento preto mate e para disco (sem a banda cnc para vbrake)

Outros detalhes

 
Pedais dobráveis Wellgo em alumínio e grande plataforma

 
Apero de espigão com maior largura para o polegar e acabamento conificado. Descanso com regulação, mais forte do que é habitual noutras Dahon.
Punhos ergonómicos, manetes de 2 dedos Tektro, aperto do guiador é o extra largo mais fácil de operar.
O guiador pode ser regulado em angulo e em altura (espigão telescópico Radius)
Selim simples mais estradeiro. É macio mas como sempre só com o tempo se saberá se vale a pena trocar 


Embora não goste muito do rótulo 3B's confesso que de toda a oferta esta Dahon é aquela que mais tecnologia oferece para o preço. Não vem com guardalamas ou suporte traseiro que à parte terão o seu custo ainda considerável, mas é uma bicicleta apetecível por oferecer discos e a nova tecnologia de dobragem, mais robusta, prática e clean. O resto são upgrades de peças que se podem ir fazendo com o tempo. Uma boa bicicleta para se colocar o kit eléctrico central Pendix

Entretanto uma novidade para 2021, um novo site Dahon exclusivo, totalmente em português. - www.dahon.pt
redes: 

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários