Dahon Vigor D9s


A Vigor sempre foi alta gama da Dahon e este ano para se baixar um pouco o valor, em vez de optarem por transmissões mais caras, mantiveram o essencial e construíram uma com 9 velocidades Sram X5 que é média gama mas que continua a ser o suficiente para as necessidades da maioria e tornando-a uma das melhores bicicletas que o dinheiro pode comprar.



Com um quadro em alumínio de parede interna reforçada (Dalloy), hidroformado e escora traseira oferece um pouco mais de robustez a troco de mais umas gramas em relação à mais conhecida Dahon MU. 

´ 
A passagem interna de cabos, característica das altas gamas Dahon. Cabos/espirais da Jagwire específico para Dahon. A dobradiça é a V-Clamp, que permite menos contacto entre as duas partes, evitando assim mais vibrações.
A Vigor D9s está equipada com um grupo Sram X5 e uma cassete versátil de 11-30 dentes
O prato pedaleiro de 53 dentes, tem protecção e guia de corrente para não saltar

 
O espigão de guiador da Vigor dobra para fora aumentando um pouco mais um volume, mas a dobragem torna-se um pouco mais rápida. Este perne do espigão encaixa na peça do quadro da primeira foto. 

Pedais dobráveis de boa qualidade em alumínio

Um avanço regulável com uma chave sextavada que se encontra no interior. O chamado Dr. Hon`s First Aid Kit

 
Pelo nome parece um kit completo, mas é uma simples sextavada (em inox) dentro de um pequeno cilindro. Mas é brilhante. E dá para quase todos os parafusos dela.

 
Manipulo Sram X5 e manetes de travão Avid. Os punhos são ergonómicos da Selle Royal

 
Aperto de selim cónico e ergonómico, assim como o aperto da dobradiça V-clamp do quadro
 
Um selim mais performance que podes querer trocar

Travões Tektro precisos e pneus Schwalbe Road Cruiser com faixa reflectora e anti furo.

 
A dobragem é como tinha dito um pouco mais rápida por o guiador dobrar para fora. O sistema magnético é suficiente mas obviamente que é menos eficaz do que nas demais Dahon, por ter o peso final distribuído de forma diferente(mais peso para um dos lados). O certo a transportá-la é estar do lado esquerdo e com o braço direito segurar o selim ou escora traseira.
O peso final não chega a 12kg e o tamanho é 66 x 34 x 81 cm

Equipamento
A experiência é sempre condicionada pelos acessórios, muitas vezes temos uma má experiência porque não tínhamos isto ou aquilo à mão, que pode ser desde a simples grade para levar uma garrafa de água a um kit de luzes para quando já se volta de noite
A Topeak alemã tem soluções muito bem desenhadas e robustas como esta grade Ninja X1 que tem desmontas anexados e encaixe no fundo para outros acessórios Topeak
 
 

Iluminação Cateye
A japonesa Cateye tem óptimas opções e de grande qualidade esta Ampp 500 em baixo tem até 500 lumens, mais do que o suficiente para a maioria das situações.
 
 
Para trás tens as Rapid, neste caso a Mini. Todas elas com carregamento usb. 
 
Como quase todas as Dahon tens compatibilidade para adaptadores de carga que não interferem na direcção (Dahon Valet Truss, Klickfix e Brompton) Neste caso foi pedido o adaptador klickfix da Tern, o Luggage Truss
  
Outro produto Tern, as malas frontais "Go-To bag" com bolsas traseiras acessíveis sem ter de se sair da bicicleta
 
Para quem gosta mais de cestos tanto a Basil como a Klickfix têm excelentes opções que aguentam até 7kg. Este da imagem é da Basil e enquadra-se muito bem no desenho final.
 
Ainda tens os suportes que permitem cargas mais volumosas. Em cima o Luggage rack da Vello feito pela marca para a sua bicicleta mas que é compatível com qualquer adaptador Klickfix. Há também o famoso Vario rack. 

Podes ver isto tudo aqui
Dahon Vigor - https://www.dahon.pt/bicicletas
Equipamento - https://www.dahon.pt/equipamento-dahon

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários